Galera de Cristo 12 - Bênção Para a Família

"Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor"- Salmo 128.4

Hora da Verdade: Salmo 107.41-43; 127.1-5

PAPO SÉRIO

PAZ E SEGURANÇA EM DEUS

A família é o grande projeto de Deus para o ser humano. É nela que o homem e a mulher, na condição de macho e fêmea, conforme foram criados por Deus - tem suas necessidades físicas e psicológicas de amor e companheirismo satisfeitas. É nela que eles se realizam ao desenvolverem suas aptidões e desempenharem os papéis que lhes foram atribuídos por Deus. Na família, homem e mulher podem interagir como um casal, contribuindo para os suporte emocional e crescimento um do outro, bem como gerar filhos e proporcionar-lhes a a oportunidade de aprender a amar e a relacionar-se com outras pessoas.

A família é o privilegiado lugar escolhido por Deus, para aí derramar a sua benção. Família é lugar de acolher essa benção e multiplicá-la. É o lugar onde Deus se revela; é lugar onde se revela Deus. Nela o ser humano aprende a crescer segundo o projeto de Deus. Família deve ser o lugar onde a gente aprende a amar. O mundo de hoje prega que a família é uma instituição falida, em extinção, que não serve para os moldes da vida moderna. E para nos convencer disto, a cada dia quer nos tornar mais individualistas, nos levando a pensar cada vez mais em nós mesmos, no nosso prazer, na nossa carreira profissional, no nosso bem estar e a esquecer das pessoas, inclusive aquelas que estão mais próximas de nós, nossos familiares. Nos fazem pensar que podemos viver isolados e desta forma seremos felizes. Isto é uma grande mentira.
Deus garante proteção à família daqueles que confiam plenamente Nele. Lembro-me do testemunho de uma anciã da nossa igreja, mulher de oração e aluna frequente da Escola Bíblica Dominical. Sua filha sofreu um assalto recentemente, e os bandidos, não satisfeitos, atiraram para matá-la. Só que as armas falharam. Sim, as duas armas que estavam em poder dos ladrões falharam. Mesmo sua filha não sendo cristã, suas orações alcançaram a vida dela e lhe garantiram proteção divina. O Salmo 91 proporciona segurança aos filhos de Deus, aqueles que se colocam sob a vontade e a proteção do Onipresente e que diariamente busquem habitar na sua presença. Quanto mais arraigados estivermos em Cristo e na Sua Palavra, fazendo Dele a nossa vida e nossa habitação, tanto maior será a nossa paz e o nosso livramento.

Nada poderá suceder a um crente fiel, e à sua família, a não ser com a permissão divina. Isso não significa que ele nunca terá contratempos, nem dificuldades. Mas enquanto fizermos de Deus o nosso Senhor e o nosso refúgio, tudo o que acontecer será para o nosso bem e de nossa família.

A PROSPERIDADE DA FAMÍLIA

A prosperidade do ponto de vista bíblico, não está relacionado à bens materiais. Ser rico materialmente não é garantia de paz e felicidade. Somente o que provêm de Deus e tem a sua bênção é realmente valioso na vida, e não há dinheiro que compre a felicidade de ter uma família bem estruturada. Por outro lado, se Deus não operar na nossa vida, atividades, objetivos e familiares, nada resolverá e tudo acabará em frustração e desilusão.

No antigo concerto, uma família numerosa era tida como bênção, ao passo que não ter filhos era considerado maldição. No novo concerto, ter muitos filhos não é precisamente uma evidência do favor divino, e não poder tê-los não deve ser considerado maldição. Uma família grande pode tornar-de um pesadelo se os filhos não forem devidamente bem criados, e não ter filhos pode ser uma bênção se a pessoa dedicar sua vida e seu tempo à causa do Senhor. Os filhos são dádivas do Senhor e requerem dos pais uma criação sábia e cristã. Só quando os pais e seus filhos aceitam, ensinam e seguem os caminhos e mandamentos do Senhor é que desfrutarão a plena bênção de Deus.

REFLEXÃO

VOCÊ É A PORTA DA BÊNÇÃO PARA SUA FAMÍLIA


"Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa, e Davi voltou para casa para abençoar sua família"  (I Cr 16.43)



O texto bíblico acima nos descreve a atitude do rei Davi ao final do dia quando a arca da aliança foi trazida para Jerusalém, durante uma enorme festa em honra ao nosso Deus.  Houve muito regozijo por parte do rei e do povo israelita por poderem trazer nos ombros dos sacerdotes a arca que simbolizava a presença de Deus em meio ao Seu povo.  Davi teve o zelo de ir à sua casa para abençoara sua família. O Deus Altíssimo quer abençoar sua casa e você é a porta.  Pois então, trate de ser uma porta aberta às manifestações do Senhor sobre sua vida e sua casa. O Diabo quer levar a maldição para dentro da sua casa.  O apóstolo Paulo advertiu os cristãos de Éfeso: Não dêem lugar ao Diabo! (Ef 4.27).  Feche a porta para o Diabo.  Conserve a porta aberta para Deus. A Bíblia tem exemplos de homens que foram porta para que a maldição adentrasse a suas casas. Dotã, Coré e Abirão, Acã, Saul... São vários os exemplos de pessoas que atraíram maldição sobre seus lares por conta de sua desobediência.  Por outro lado, há diversos exemplos de pessoas que atraíram a bênção para sua família: Abraão, José, Josué... Davi orou para que a bênção estivesse em sua família.  A oração que ele fez em I Cr 17.27: Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre.  Note o entendimento que Davi tinha acerca da bênção de Deus: a) a bênção é a via pela qual desfrutamos da bondade de Deus; b) uma vida abençoada significa uma vida na presença do Senhor; c) a bênção é uma herança que passamos para nossos descendentes. Você pode garantir a bênção do Senhor tanto para sua família como para sua descendência! O texto em Êxodo nos ajuda a entender isto, quando Deus promete: Faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (Ex 20.6).  Observe a condição para a bênção se estender a até mil gerações adiante de você: amar a Ele e guardar Seus mandamentos.  Isto é o mesmo que abrir a porta para Deus. O Salmo 128 inicia-se com uma confirmação do que temos exposto até aqui: Abençoado é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Hoje é o dia de você fechar a porta para o Diabo.  Hoje é o dia de você garantir a bênção do Altíssimo sobre sua casa e sobre sua descendência.  Você é a porta! 


FONTES DE PESQUISA

http://www.misericordia.com.br
www.pregaapalavra.com.br
Bíblia de Estudo Pentecostal - Ed. CPAD
Revista: Lições da Palavra de Deus   - Ed. Central Gospel - Ano 08 n.31

IMAGENS ILUSTRATIVAS

Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 02 - Aliança Edênica e Aliança Adâmica

Lição 03 - Os Dois Ícones da Igreja Primitiva

Lição 12 - Ciúme, o Cabo da Tormenta