Galera de Cristo 10 - Aliste-se Já

"Suporte comigo meus sofrimentos, como bom soldado de Jesus Cristo" - II Timóteo 2.3
Hora da Verdade: II Corintios 10.2-5; Efésios 6.10-13

PAPO SÉRIO
 O EXÉRCITO DE DEUS
Deus quer encontrar tropa de elite, soldados que estejam prontos e qualificados para a guerra. Ele fará uma revista para saber como estão os seus soldados. A igreja de Jesus é qualificada como o exército de Deus sobre a terra, e sem dúvida o é, porque tem lutado a quase dois mil anos contra o mal, contra o pecado e contra satanás; que também tem seu exército, e que luta contra a igreja de Jesus Cristo. É a maior guerra. Mas como está o exército de Deus? Creio que tem perdido um pouco de seu entusiasmo, tem esmorecido diante de lutas importantes. Este exército às vezes tem se mostrado fraco na luta contra o pecado e satanás e às vezes tem sido vencido. O que está faltando no exército é a visão do reino de Deus, pois às vezes é confundido com o reino deste mundo, que é tão banal. Se torna necessário e urgente que o exército de Deus se coloque em forma para a revista, pois Deus deseja saber quantos são os soldados que de fato estão prontos e que desejam continuar na luta contra o pecado e contra satanás. 
Deus que encontrar homens e mulheres corajosos. No velho testamento, Deus passou em revista o seu exército comandado por Gideão, seu servo. E disse Deus a Gideão que tirasse de entre o povo ou melhor, de entre os soldados, todos aqueles que fossem covardes. O Senhor não queria de forma alguma qualquer soldado que não tivesse como característica a coragem. Passando em revista aquele exército, ele percebeu que a maioria daqueles soldados eram covardes. Quando lemos o livro de Juízes, percebemos que o próprio Deus lançou um desafio para os 32.000 soldados de Israel. Jz. 7:3 “Agora apregoa aos ouvidos do povo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então voltaram 22000 e 10000 ficaram”. Vinte e dois mil daqueles soldados eram covardes e Deus não queria contar com eles, seria um prejuízo para o seu reino. Na obra do Senhor não há lugar para medrosos, e Deus não está interessado em números, mas na qualidade dos homens e mulheres que querem fazer parte de seu exército. Um dos grandes problemas na Igreja de Jesus Cristo são os medrosos; aqueles que não se engajam na luta, que não enfrentam o pecado, quem não lutam contra satanás, mas que vivem derrotados e vencidos. Qualquer coisa é motivo para não estar em forma! Creio ser hora de tomarmos definições sérias para nossa vida religiosa, precisamos definir o que queremos como crentes! Qual é o nosso objetivo? O que nos faz estar aqui? Sabemos o que estamos fazendo na igreja? O que nos faz estar aqui? Conhecemos nós a seriedade de ser um soldado? E principalmente por se tratar do exército de Deus? Sabemos nós o que significa pertencer a um exército que vive em constante guerra? “Esforçai-vos, diz o Senhor, pois não será aqui o vosso descanso”. Estamos em guerra, e Deus procura homens e mulheres corajosos, que tenham a mesma atitude que Neemias tive, que disse: Ne. 6:11 “Eu porém, respondi: Um homem como eu fugiria?…” Você pertence ao exército de Deus? Você quer pertencer? Então você precisa ter coragem para lutar, para trabalhar, pois no reino de Deus não há lugar para medrosos, para covardes, que não querem assumir compromisso, que não querem ter responsabilidades. O crente tem que ser por natureza corajoso, disposto a lutar até o último instante de sua vida. 
Deus deseja encontrar homens e mulheres preparados. O soldado precisa estar com a armadura completa, e Paulo apresenta a armadura do crente. Ef. 6:10-17 “No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto tomais a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e havendo feito tudo, ficar firmes”. É a partir daqui que nos é apresentado a armadura de Deus para lutar contra satanás. Estar preparados é o que Deus quer de cada um de nós. E só podemos estar preparados quando gastamos tempo na meditação da palavra, quando oramos, quando vivemos em comunhão fraternal e com isso uma vida frutífera e de testemunho. Precisamos estar preparados para a guerra. Não adianta coragem sem preparo, é derrota certa. A parábola das 10 virgens é um desafio que Jesus apresenta. O desafio de estar preparados. 
Deus quer encontrar homens e mulheres olhando para o alvo. Uma tropa corajosa e preparada precisa ter alvos, e se não tiver, tudo está perdido. O alvo do crente é Jesus, e todos que tiram os olhos de Jesus fracassam; o crente precisa atentar para a recomendação bíblica “Correr com perseverança a carreira que lhe está proposta olhando para Jesus, autor e consumador da fé” (Hb. 12:1, 2). Muitos tem naufragado na fé pelo fato de tirar os olhos de Jesus. Se você quer ser um vencedor, não olhe nem para a direita e nem para a esquerda e muito menos para baixo, olhe para cima, olhe para Jesus. Quando o rei Josafá recebeu o aviso de guerra dos Amonitas, ele orou: “… não sabemos o que faremos, porém os nossos olhos estão postos no Senhor”. Jesus disse: “Aquele que lança mão do arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus” 
Deus quer encontrar homens e mulheres com a certeza da vitória. Soldado de Cristo viver derrotado? NÃO! O que fazer? O apóstolo Paulo diz que a vitória é certa. Rm. 8:35-37 “Quem poderá nos separar do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues a morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Deus quer encontrar homens e mulheres que tenham fé e certeza da vitória. Venha o que vier, custe o que custar, a vitória é nossa, pois Deus a garantiu. É portanto necessário viver esta vitória! Eliseu foi um profeta que viveu todos os dias na certeza de que Deus lhe daria a vitória. Um dos fatos em sua vida que comprova isso é a ocasião que estava na cidade de Dota e que o exército da Síria veio de noite e cercou a cidade e então lemos a narrativa em II Reis 6:15-17 “Quando o moço do homem de Deus se levantou muito cedo, saiu e viu que um exército com cavalos e carros tinha coroado a cidade. Então o moço (caiu em desespero) e lhe perguntou: Ai meu Senhor, o que faremos? Ele respondeu: Não temos. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu: Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. “Em seguida o profeta orou para que todo o exército Sírio ficasse cego e isso aconteceu, e ele sozinho conduziu o exército para Samaria. Quando estavam no meio da cidade, cercados pelos judeus, orou e seus olhos foram abertos e envergonhados voltaram para sua terra e nunca mais fizeram guerra com Israel. Eliseu era um homem de fé, e por isso um homem de vitória. Deus quer encontrar crentes de fé…O Senhor dos exércitos passa em revista o exército para a guerra. E deseja encontrar em sua igreja homens e mulheres corajosos; preparados; que tenham alvos, objetivos; e que tenham fé suficiente para viver uma vida de vitória. “Ninguém que milita (luta) se embaraça, com negócios desta vida…” (II Tim. 2:4).
 COMO SE ALISTAR?
O que nos ensina a epístola de II Tm. 2.3 “Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus”.

Paulo ao escrever para Timóteo exorta-o dizendo como deve ser o comportamento do bom soldado que se alistou no exercito de Deus. É esperado desse soldado firmeza para combater as falsas doutrinas, perseverar nas verdades contidas na Palavra de Deus através da pregação do Evangelho. O nosso alistamento no exército de Deus acontece quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador. Ao fazer essa decisão por Cristo, o nosso nome é colocado no livro da Vida, isto significa que fomos incluídos no exército de Deus. Todo cristão que realmente deseja levar a sua carreira a sério precisa deixar o seu coração ser transformado em uma cisterna, ou seja, um poço, reservatório que retenha as verdades contidas na Palavra de Deus. Pois o soldado que não retém a Palavra em seu coração, é como uma cisterna rota, que não conserva a doutrina do Senhor e nos tempos de batalhas não consegue perseverar. Todo soldado quando se alista para servir a sua nação, ele passa por um período de treinamento para saber como deve se defender e também quais as estratégias que deve usar para defender sua nação. Pertencermos ao exército de Deus significa que fazemos parte da nação celestial, sendo assim, devemos ser treinados como soldados dessa nação, pois a nossa batalha não é enfrentada com as armas desse mundo, mas sim com as verdades contidas na Palavra de Deus. Paulo exorta Timóteo, a ser firme em sua decisão e também a orientar aqueles que estão sobre sua responsabilidade para serem bons soldados de Cristo. Ele deixa claro que o importante não é começar uma boa carreira como soldado, mas ser fiel até a morte. Sabendo, pois que a nossa recompensa não é deste mundo. Portanto, como soldados de Cristo é Ele quem nos recompensará. Na segunda epístola a Timóteo, que é regra de conduta para os soldados de Cristo, encontramos orientações necessárias para desempenhar bem a carreira, e ser mais que vencedor nas batalhas:

· Que a Palavra seja confiada a homens fiéis, para que possam ensinar a outros.
· Despertar o Dom de Deus.
· Não se envergonhar do Evangelho.
· Conservar o modelo da sã Doutrina.
· Guardar e permanecer na verdade.
· Fortificar-se na graça.
· Passar adiante a mensagem
· Sofrer as aflições pelo Evangelho como bom soldado.
· Ser diligente na Palavra.
· Acautelar-se da apostasia.
· Preguar a Palavra.
· Fazer a obra de um evangelista.



Se você ainda não faz parte desse exército, não perca tempo, pois há mais de dois mil anos que o Senhor Jesus está esperando pelo seu alistamento.


FONTES DE PESQUISA

http://www.santovivo.net/gpage69.aspx
http://sermoesonline.pibja.org/2008/10/28/quem-pode-alistar-se-para-a-guerra/

Acessados em 29/11/2015


Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?