Lição 03 - A Ação de Deus e as Potencialidades Humanas

"Porque tu és grande, e operas maravilhas; só tu és Deus" - Salmo 86.10

Texto Bíblico Básico: Josué 1.1-3; 6-9
Moisés foi o poderoso profeta que conduziu os filhos de Israel para fora da terra do Egito, onde eles tinham sido escravos e foram influenciados pela adoração de deuses falsos. Após 40 anos de provação no deserto, estavam mais próximos do que nunca de seu novo lar, onde poderiam ser livres para adorar o Deus verdadeiro e vivo. Quando Moisés morreu, Josué foi chamado por Deus para ser o profeta que completaria aquela jornada milagrosa. Josué era um líder influente. Sua liderança inspirada era muito necessária, porque ainda havia muitos rios a cruzar e batalhas a vencer, antes que tudo aquilo que o Senhor havia prometido aos filhos de Israel pudesse ser realizado e obtido.O Senhor sabia que Josué e os filhos de Israel precisariam de muita coragem naquela época. No primeiro capítulo do livro de Josué, o Senhor disse várias vezes a ele: “Esforça-te, e tem bom ânimo”. A palavra “ânimo” ou coragem é definida como “força mental ou moral para perseverar e suportar o perigo, o medo ou as dificuldades”. Por meio de sua coragem e obediência, Josué e os filhos de Israel conseguiram entrar na terra prometida e encontrar alegria nas bênçãos do Senhor. Josué e os filhos de Israel viveram há muito e muito tempo, mas em nossos dias, também nos esforçamos para entrar numa “terra prometida”. Nossa maior meta é alcançar a vida eterna com nosso Pai Celestial. No primeiro capítulo do livro de Josué, encontramos quatro diretrizes seguras para ajudar-nos a vencer nossos obstáculos, completar nossa jornada e desfrutar as bênçãos do Senhor em nossa “terra prometida”.
O POTENCIAL HUMANO.

O homem sensato tem como grande objetivo ser vitorioso. É seu desejo ter conquistas na vida financeira, familiar, pessoal, etc. Esta busca para alcançar realizações tem levado o homem a tomar decisões fora da presença de Deus. Sem o agir de Deus é impossível o homem conquistar vitórias.
Muitos pensam que para alcançar as vitorias que necessitam na vida, dependem exclusivamente da ação de Deus. Quem pensa desta forma entende que o homem natural não tem nenhum potencial, e isso não é verdadeiro. Deus fez o homem com características diferenciadas de toda a sua criação.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gênesis 1: 26).
Este versículo afirma o potencial que o homem tem. Deus o colocou para dominar e não ser dominado. Independente da salvação, o homem é dotado de características especiais em relação a toda criatura de Deus.

CONDIÇÃO DE JOSUÉ, O ESCOLHIDO DE DEUS.

Josué havia recebido de Deus uma ordem para assumir o lugar de Moises. Era chegado o momento de Josué liderar aquele povo e marchar em busca da terra prometida. Deus lhe incumbiu desta missão, mas não o deixou sozinho, veio em seu auxilio. “porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Versículo 9).
LEVANTA-TE (Versículo 2). Quando Josué recebeu esta incumbência, certamente ficou pensativo diante daquele problema. Ele sabia dos problemas que teria que enfrentar, além de uma terra desconhecida, aquele era um lugar onde habitava gigantes. O povo de Israel, menos Josué e Calebe, haviam se rebelado por causa das noticias trazidas pelos espias. Havia um grande problema e precisava ser resolvido. Estava sob sua responsabilidade Homens, mulheres, crianças, e o principal tesouro: A ARCA.  Como fazer?
Os problemas existem e a primeira coisa que aparece junto com os problemas é o DESÂNIMO. Mas, se quisermos alcançar vitorias temos que agir. O que foi que Deus disse a Josué? LEVANTA-TE. Deus estava dizendo a Josué: Faça a tua parte, coloca em pratica aquilo que você aprendeu com Moises, não fique perdido em pensamentos, não olhe para as dificuldades, planeje, se organize, e deixa o resto comigo, porque eu estou contigo.
ESFORÇA-TE, E TEM BOM ÂNIMO (Versículo 6). Não adianta apenas levantar-se. Tem que agir. Por três vezes Deus ordenou a Josué para esforçar-se (Versículos 6, 7, 9). Esforçar-se significa agir no limite, é chegar ao limite. Tem muito crente que se faz de muito “santo” e vive parado dizendo que “esta esperando no Senhor”. Frequenta quase todas as reuniões, porém nada acontece, a vida do sujeito é sempre a mesma coisa. Continua desempregado, devendo, e com isso, muitos sofrem. Seguimos o exemplo de um verdadeiro líder, Josué. Josué orava, mas, agia. Esforçar e ter bom ânimo, é enfrentar com coragem para chegar até o final da jornada.
PORQUE TU FARÁS A ESTE POVO HERDAR A TERRA QUE JUREI A SEUS PAIS LHES DARIA (Versículo 6). Deus disse a Josué: Eu não estou mandando você e este povo a um lugar qualquer. Tem pessoas que só vive de sombras, fantasmas ou só enxergam gigantes, deste jeito nunca terá ânimo, porque o medo inibe e dai perde-se a coragem de agir. Foi o caso dos vigias que foram espionar a terra prometida, somente Josué e Calebe foram otimistas, os outros conseguiram ver os gigantes e não viram Deus.
TER OBJETIVO. O apóstolo Paulo não se detinha em coisas do passado. Certamente as lembrava, mas não mais servia de alimento para sua vida, e sim como aprendizado. A sua maior preocupação era o futuro. Ele dizia prosseguir para alcançá-lo. Não desanimava diante dos obstáculos. “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus” (Filipenses 3: 12).
NÃO PASMES E NEM TE ESPANTES. Não podemos de maneira nenhuma permitir que o problema crie em nós medo, e se o medo nos dominar poderá transformar em pavor, e ai perderemos totalmente o controle da situação. Não estamos falando do medo racional que é um mecanismo de defesa e até serve de autoproteção. Estamos falando do que Deus falou a Josué “NÃO PASMES NEM TE ESPANTES”. Deus estava prevenindo a Josué de que ele deveria passar por situações terríveis que, humanamente falando seria incapaz de vencê-las. Deus previne a Josué a nós, para não deixarmos o medo nos dominar.
NÃO SE APARTE DA TUA BOCA O LIVRO DESTA LEI (Versículo 8). Esta é uma recomendação primordial que Deus deu a Josué: “NÃO SE APARTE DA TUA BOCA”. Esta recomendação não significa somente guardar, mas, também fazer tudo conforme as escrituras. “antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito”. Meditar ou não, praticar ou não a Palavra de Deus é uma decisão de cada pessoa. Cabe ao homem decidir se quer andar ou não segundo a vontade de Deus. Deus não obriga a ninguém, mas pede.

 A AÇÃO DE DEUS PRESENTE.

Naquilo que o homem pode fazer, no que a sua capacidade é capaz de realizar, Deus não intervém. No entanto, o homem é limitado e, por essa razão, necessita da ação divina em seu favor.
TODO O LUGAR QUE PISAR A PLANTA DO VOSSO PÉ VO-LO TENHO DADO (Versículo 3). Josué estava diante de uma grande benção. Abraão havia recebido do Senhor uma palavra profética, e agora Josué ira ter o privilegio de ver se cumprir. Muitas palavras de bênçãos, Deus tem pra nós, devemos crer, mesmo que haja gigantes a nossa frente. Se Deus disse que vai dar, então Ele esta somente aguardando que eu creia. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23: 19).
NENHUM SE SUSTERÁ DIANTE DE TI, TODOS OS DIAS DA TUA VIDA (versículo 5). Quando nos colocamos na dispensação de Deus, ele sabe que ninguém poderá resisti-lo. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). Quando Deus deseja conceder vitórias, Ele realiza transferências de poder, tornando o fraco em forte, transformando o frágil em fortaleza, e ainda o dota de entendimento.
ASSIM SEREI CONTIGO: NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI (Versículo 5). Podemos ter bons amigos, boa família, bom emprego, porém a Palavra de Deus diz que a melhor companhia é o próprio Deus. Josué havia presenciado a presença de Deus na vida de Moisés, viu seus feitos, porém, agora prova este privilégio de Deus ser presente em sua vida, e no seu ministério. Não é diferente em nossas vidas, o mesmo privilégio que Josué teve, nós também temos. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28: 19-20).
NÃO TE MANDEI EU? (Versículo 9). Este é o grande principio para se ter uma vida vitoriosa. Não é fazer a vontade de Deus, mas submeter-se à vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus muita vezes significa: O homem obedece por que tem medo. Submeter significa: Obedecer com alegria. Muitos crentes não querem submeter-se a Deus, e ainda usa uma expressão muito comum: ESTOU DESCANSANDO NO SENHOR. Não é momento de descansar. Deus mandou ir, então vamos. Josué não ficou de frente das muralhas de Jericó descansando, mas, buscou orientação e depois agiu. Deus habilitou e guiou Josué tornando-o vitorioso. Devemos compreender que sem a presença de Deus em nossas vidas nunca seremos vitoriosos. Há uma grande diferença entre ser vitorioso sem Deus e ser vencedor com Deus. Vencer com Deus é o resultado de um trabalho de equipe: Nós fazemos a nossa parte, o possível, usando sempre o nosso potencial. O difícil, o impossível, o irrealizável para o homem, deixe aos cuidados de Deus, além de fazer por nós, Deus vai nos ensinar também.

PORQUE JOSUÉ PRECISAVA DE CORAGEM?


O medo é uma emoção paralisante. O Senhor nunca pretendeu que os seus seguidores temessem o futuro. Embora possamos sentir medo, às vezes, nunca devemos deixar o medo nos controlar.
Uma das minhas passagens favoritas sobre superar o medo é encontrada na história de Josué. Deus disse: "Seja forte e corajoso! Não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo onde quer que andares" (Josué 1:9). A promessa que Deus deu a Josué não é menos verdade para nós hoje. Não há necessidade de ter medo quando que se apoia na presença poderosa do Senhor.

 Josué tinha visto como o povo se rebelou contra Moisés. Agora, ele era encarregado de levá-los para tomar a Terra Prometida dos guerreiros qualificados.  Era um desafia para Josué ser corajoso, Deus assegurou-lhe de sua presença (Josué 1:5-6). O Senhor também prometeu ao líder Josué que ele iria encontrar o sucesso se ele fielmente meditasse e obedecesse as Escrituras (Josué 1:8-9).

O Senhor alerta a Josué sobre o medo!! Quando Deus deu essa “missão” para Josué, Ele já sabia quais seriam as lutas, as dificuldades que estariam no caminho de Josué, porém, olha o que Deus fala pra Josué (contextualizando) “Não foi eu que te coloquei nessa batalha!? Não foi eu quem te deu esse povo pra você levar até a Terra Prometida?! Essa missão é minha, então, pra que ter medo?! Eu estou contigo, só se esforça e não desanima que vai dar tudo certo!!”.


E Deus continua dizendo isso a cada um de nós. Se os seus planos, suas vontades estiverem alinhados com os planos e com a vontade dAquele cuja a vontade é boa, perfeita e agradável (Rm12:2), e nenhum dos Seus planos podem ser frustrados (Jó 42:2), não há porque temer. Isso não quer dizer que será fácil, muito pelo contrário, haverá lutas, provações, só que nada além que nós conseguimos suportar (I Cor 10:13).

O QUE DEUS ORDENOU A JOSUÉ SOBRE SER CORAJOSO?

A. Coragem é uma qualidade da mente ou espírito que nos permite enfrentar o perigo, a oposição, ou os desafios da vida com coragem, firmeza e calma. Alguém que tem coragem ainda pode sentir medo, mas - através do poder de Deus - pode agir com confiança.
B. O Senhor queria que a sabedoria divina, não a lógica humana, guiasse a nação. Por exemplo, se a confiança de Josué fosse em si mesmo e sua experiência militar, ele pode ter resistido o plano não ortodoxo, mas altamente bem sucedido de Deus para derrotar Jericó.
C. Deus também disse a Josué que se ele obedecesse à lei de Moisés, ele teria sucesso (Josué 1:7). Em essência, esta é a chave para o nosso sucesso também. Nós não temos que obedecer as leis dadas aos judeus em Êxodo e Deuteronômio sobre rituais de sacrifício e práticas alimentares. No entanto, devemos seguir os mandamentos morais dadas a Moisés e aos outros escritores bíblicos.
D. O Senhor fez uma promessa maravilhosa a Josué: Ele estaria com ele, não importa o que acontecesse (Josué 1: 5). Se você já aceitou o presente do Pai; a salvação, você tem a mesma garantia (João 14:16-20 - Hebreus 13:5).

Mas não basta somente nos esforçarmos, é preciso termos bom ânimo, entusiasmo durante as batalhas. O bom ânimo nos leva a enfrentarmos a vida sem murmurações, conseguindo ter um coração disposto a aprender mesmo em momentos onde a dor, as lutas quase nos sufocam. É com esse animo que conseguimos nos manter maleáveis nas mãos do Oleiro, independente das circunstâncias. É com bom animo em meio às lutas que alcançamos o coração do Pai!! Josué manteve seu bom animo em todas as situações, sem murmurações, cumpriu as leis, cumpriu a vontade de Deus e assim, alcançou a Terra Prometida!

 O QUE PODEMOS FAZER PARA DESENVOLVER A CORAGEM?

A. Medite na Palavra de Deus: em vez de uma rápida leitura de uma grande parte da Bíblia a cada dia, escolha um curto trecho e realmente pense sobre a sua mensagem. Peça ajuda a Deus para interpretar e aplicar a sua vida.
1. Meditando sobre a Palavra de Deus:
a. Acalme seu espírito.
b. Afie sua percepção (Salmo 119:105).
c. Purifique seu coração (Hebreus 4:12).
d. Clarifique a sua direção (Provérbios 3:5-6).
B. Lembre-se das experiências passadas de fidelidade de Deus: Lembre-se da maneira que você confiou no Senhor em crises anteriores e como a Sua bondade te sustentou através das dificuldades.
C. Observe a coragem dos outros: Como crente compartilhe seu testemunho da fidelidade do Senhor; deixe suas histórias reforçarem sua fé Nele.
D. Faça a pergunta crítica: Se eu não obedecer a Deus, o que vai acontecer? Cada ação, seja boa ou ruim, tem uma consequência. Rebelar-se contra o Senhor pode parecer um caminho mais fácil, mas vai ser finalmente doloroso. Confiar e obedecê-lo sempre traz bênçãos espirituais.
E. Lembre sua promessa de estar conosco em todos os momentos: O Senhor disse a Josué que Ele nunca o abandonaria. Através das Escrituras, você e eu temos a mesma garantia hoje. Nosso Deus onipotente tem todo o poder para nos guiar e trazer sucesso em nossas vidas.

Você está enfrentando uma situação assustadora? O segredo para superar o medo é se concentrar em Deus, e não nas suas circunstâncias. À medida que você medita no Senhor e observa seu mover em torno de você, os problemas parecem menores e mais gerenciáveis. Cada desafio é superável na presença do nosso Deus santo, todo-poderoso, e impressionante. Tire os olhos das circunstâncias e mova-os em direção ao seu grande defensor e Libertador. O Pai celeste tem todas as coisas sob controle - não há necessidade de ter medo.

FONTES DE PESQUISA



http://www.opregadorfiel.com.br/2012/09/forte-e-corajoso-como-josue.html
http://quartoestacoes.blogspot.com.br/2013/01/esforca-te-e-tende-bom-animo.html
http://batistaebenezercps.com.br/serm-es/a-ac-o-de-deus-e-o-potencial-do-homem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?