Lição 06 - Guarde o Seu Coração

"Sobre tudo o que se deve guardar; guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" - Provérbios 4.23

Texto Bíblico Básico: Salmo 55.4; Salmo 73.21,26; Salmo 84.5; Salmo 112.7,8; Provérbios 3.1,3,5

O QUE É O CORAÇÃO E COMO GUARDÁ-LO

A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostra-o como o âmago do nosso ser. Nossos atos vêm sempre do coração, é o que determina as atitudes e o comportamento. Sim, e é do nosso coração que procedem fontes do bem e do mal. “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6.45

O coração humano é o órgão que necessita de cuidados especiais. Ele é o responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo.Deus atribui grande valor ao nosso coração, tanto que nos instrui a GUARDA-LO! Ele orienta que acima de todas as coisas que se devem guardar, devemos guardar o nosso coração.E, só guardamos aquilo que é valioso, não é mesmo?
 A palavra coração é encontrada 963 vezes na Bíblia. O coração pode significar a mente, as emoções, a vontade, ou o homem interior. Pode ainda referir à pessoa como um todo. 
O significado de GUARDAR é defender; olhar; velar por; acautelar; conservar; reservar; observar; livrar; evitar a. Assim, guardar o coração é mantê-lo sob constante cuidado e observação!
O coração é enganoso, traiçoeiro e frágil, precisamos manter constantemente a nossa atenção voltada para ele: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17: 9
O coração controla: 

I. O que Falamos 

Mateus 12:34, "...como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca" 
Mateus 15:18-19: "Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias". 

II. O que nós vemos 

2 Pedro 2:14, "tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição" 
1 João 2:16, "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo" 

III. O que nós servimos 

 Provérbios 23:7, "Como um homem pensa em seu coração, assim ele é" 
 Mateus 6:21: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração" 
  
Como é que podemos "Guardar nosso coração"?   

"Retira" o pé do mal - "arrebatar, arrancar" 
  
2 Timóteo 2:22 "Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, a caridade, a paz com os que invocam o Senhor com um coração puro"

Guardar o coração de que? De um mundo que tem perdido seus fundamentos, que jaz o maligno! Guardar o coração da maldade, do ressentimento, avareza, mágoa, tristeza, depressão, ilusão, ira, inveja, impureza, da fofoca, da idolatria, do engano, da soberba, da ganância, da ofensa, das palavras torpes, da imoralidade. Há uma infinidade de coisas das quais devemos proteger os nossos corações, e resumindo… Devemos guardar o coração de tudo aquilo que desagrada ao coração de DEUS!
A Bíblia diz que nosso coração é cego (2co4.4), duro (Ez11.19;36.26), morto (Ef2:1,5) e incapaz de submeter-se à Lei de Deus (Rm8:7,8). Somos por natureza tendenciosos para o mal; porém, quando aceitamos a Jesus como nosso único Senhor e Salvador, ELE faz um transplante em nossas vidas. Exatamente! Ele nos dá um novo coração. Senão vejamos:
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” — Ezequiel 36:26. Nesse quadrante, quando o coração foi purificado, é dever nosso, como cristãos guardá-lo sem mancha.

Noé manteve seu coração guardado no altar de Deus porque ELE andava com DEUS. Ele conhecia a Deus na intimidade, Ele ouvia constantemente a voz de DEUS e obedecia, pois seu coração estava bem guardado.
Andar com Deus é muito mais que simplesmente frequentar uma igreja, prestar culto,fazer boas ações, cantarolar louvores. Da mesma forma que ter um violão em casa não faz de você um violonista, ir à igreja não faz de você um cristão.
Tem muitos cristãos abrindo o coração para as coisas passageiras desse mundo, e assim, pisando em territórios onde DEUS NÃO ESTÁ PRESENTE! Pensam que se “desviar” um pouco dos passos de JESUS não fará mal. É nesse engano que mora o perigo! A misericórdia de Deus se estende para sempre aos que O TEMEM e não para os que BUSCAM uma oportunidade e uma justificativa para pecar!
Só é possível manter o coração em total proteção, guardado das contaminações desse mundo e de nossa própria natureza pecaminosa andando dia a dia com Deus, abrindo nosso coração a Jesus e observando o nosso caminho segundo a Palavra de Deus. Aqueles que guardam seu coração verão a Glória do Coração de Deus! Para estar com o coração seguro é necessário fazer do Esconderijo do Altíssimo a nossa morada! Não existe lugar seguro fora da presença de Deus! Não busque orientação em seus sentimentos e sim nas verdades da Escrituras, só assim, somos capacitados a manter o nosso coração bem guardado. A guarda diligente do coração é essencial para o nosso crescimento na graça de nosso Senhor Jesus.

Nesse processo de guardar o coração precisamos ser insistentes na oração, incansáveis nas súplicas e persistentes na tribulação. Isso será paz e alegria para a nossa vida! “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração” Salmos 119: 2.
Temos que pedir a Deus um coração puro Sl 51:10 
(Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.)

Davi soube diante de uma confissão onde seu coração que maquinou o mal, encontrou arrependimento e pediu a Deus um coração puro, sendo mais tarde chamado por Deus de um homem segundo seu coração.

Peça um coração a Deus:
  • Preparado para busca-lo
  • Reto
  • Limpo
  • Terno
  • Sincero
  • Quebrantado e contrito
  • Obediente
  • Temente a Palavra de Deus
  • Fiel a Deus
  • Dedicado à oração
  • Sábio

FONTES DE PESQUISA

http://estudosbiblico.no.comunidades.net/guardando-o-coracao
http://www.opregadorfiel.com.br/2015/05/guarda-o-seu-coracao.html
http://www.opregadorfiel.com.br/2015/05/guarda-o-seu-coracao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 02 - Aliança Edênica e Aliança Adâmica

Lição 08 - Culpa, a Prisão da Mente

Lição 12 - Ciúme, o Cabo da Tormenta