Lição 11 - Os Dramas Humanos e a Graça Divina

"(...) Ana, porque choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração?" I Samuel 1.8b

Texto Bíblico Básico I Samuel 1.9-11,17, 18,20,22,26-28

ANA, ELCANA E SAMUEL

Ana era mulher de Elcana da tribo de Levi. Elcana significa “Deus tem criado”. Ele era casado com duas mulheres: Ana, que significa “graciosa, graça, favor” e Penina, que significa “pérola”.
 
Se a primeira mulher, a amada, fosse estéril, o homem poderia casar-se com uma segunda. A lei judaica faz menção desses casos em Deuteronômio 21:15. A esterilidade era considerada um castigo de Deus – era desonra para a mulher não ter filhos.

Temos neste evento no inicio de I Samuel capitulo 1, alguns personagens que nos chamam atenção, a começar pelo significados de seus nomes. ELCANA , que no Hebraico sig  POSSESSÃO DE DEUS ( Êx 6.24; 1 Sm 1.1.;I Cr 6:23-26;12.6. Temos ANA que no Hebraico Sig GRAÇA (I Sm 1:10; Lc 2:36), PENINA que no Hebraico Sig CORAL(I Sm 1.2) e ELI que no Hebraico sig ENGRANDECIDO.  

  Antes de chegarmos na passagem que dá tema ao evento (v 27) "Por este menino orava eu e o Senhor atendeu á minha petição, que lhe tinha feito" vamos percorrer alguns detalhes que nos tem chamado a atenção.

A FAMILIA DE ANA ( ISm 1. 1-2 )

   Temos logo no primeiro versículo do capitulo primeiro de I Samuel, a figura de Elcana, logo de cara nos deparamos com um homem de prestigio em seu tempo. Elcana um Pai de mais de um filho, viveu no tempo do Sumo Sacerdote ELI ( que também era Juiz de Israel, pai de Hofni e Fineas que foi duramente castigados , atingidos por Deus...não vamos entrar em detalhes nessa ocasião). Elcana casado com Ana e Penina com quem tinha filhos. Elcana era um Levita (I Cr 6.23, logo um homem que conhecia muito bem o significado de sacrificar e adorar a Deus. Encontramos este homem na listagem dos valentes de DAVI (I Cr 12.6) um CORAÍTA ( descende de CORÁ); que se juntou a Davi em ZIGLAGUE. Podemos entender que estamos tratando de um homem de caráter justo e fiel..

       Penina porém tinha filhos, e isto a colocava em uma posição satisfatória era uma honra para os Hebreus o constituir descendência, até porque tinham a promessa de grande nação e possessão de terras.


 NÃO ESTAMOS TRATANDO DE UMA FAMILIA QUALQUER.  MESMO NAS MELHORES FAMILIAS APARECEM CONFLITOS E INCOMPREENSOES.

     O texto sagrado relata que Penina (v6) irritava a Ana constantemente quando a família subia a Siló para adorar a Deus e prestar sacrifício (v3). 

    O que dizer de Ana? A estéril( com pouco valor na cultura machista de sua época, muitos atribuíam e esterilidade a maldição...maldita sem a benção de Deus.

    Oprimida, vivia sob a opressão de sua competidora (v 6) Rival...

    Amargurada, a amargura na alma leva uma pessoa a perder a sua alto estima , alma amargurada leva o ser humano  a perder a razão de viver.

    Vivia humilhada, a ponto de não se alimentar, ou seja, SOB FORTE CRISE EMOCIONAL... sofrendo a propria incompreensão  de seu “ombro amigo” a saber Elcana (v 8)...
“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”...a voz da incompreensão, mesmo sabendo que o coração de Ana estava mal, o diagnostico de um coração plenamente ferido, ou seja, era patente aos olhos de todos o sofrimento e humilhação de Ana.

   Ana uma adoradora de Deus sendo humilhada dentro de sua própria casa. O QUE ESTÀ ACONTECENDO COM VOCÊ E EM SEU LAR?
   
   O que Ana fez para merecer tudo isso? Onde estava o erro? Não havia erros, Deus mesmo cerrou a madre de Ana (v 5,6).

QUE PASSOS SEGUIR EM SITUAÇÕES DE CRISE E APARENTE DESESPERANÇA?

   Na ocasião de Ana, nem seu companheiro pôde entender a real necessidade que preencheria satisfatoriamente o seu interior ...um filho. Há momentos que nem o conjugue pode nos compreender...

 a – Tomar uma atitude

     Ana SE LEVANTOU (v.9) mesmo com amargura de alma...é sua vez ,,levante-se mesmo se a alma está amargurada o coração ferido, ainda que estej sangrando ainda há uma esperança, o SONHO NÃO ACABOU, Ana tinha um sonho, o de conceber um filho.
Qual a sua situação?...não se entregue. SE LEVANTE.
    Nas horas de crises, ATITUDE é o caminho para que as crises sejam mudadas.
Ana tomou uma ATITUDE.

b – Orar ao Senhor

     Ana orou ao Senhor(v10) “Ela pois com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente”...o segredo da vitória ainda está naquele que tudo pode fazer... “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”.
    Quanto tempo tens chorado? Creia que de Deus vem a resposta de quem o busca.

 c – Votar ao Senhor

    Ana agora mostra outro segredo, o do voto ao Senhor (Um Segredo para quem é FIEL). (v 11). Em (Ec 5.1-5) nos diz : “Não te precipites  com a tua boca...quando a Deus fizeres um voto, não tardes em cumpri-lo...”  Ana votou e se Deus se agradou do voto era porque sabia Ele que ela era capaz de cumpri-lo.

d – Perseverança na busca ao Senhor

   Ana buscou perseverante ao Senhor (v 12)” E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli fez atenção à sua boca”.  Devido ao fato de Ana sussurrar , não tinha nem mais a condição de citar palavras audíveis e compreensíveis, Eli o Sumo Sacerdote a interpretou mal a ponto de a julgar como embriagada(v.14). “ aparta de ti o teu vinho”
   Já não bastava a incompreensão de Elcana, agora seu líder religioso, que a representava diante de Deus nos sacrifícios a questiona em sua dor...Não importa se todos ao seu redor te julgam mal, continue firme em seu propósito e a resposta de Deus será uma realidade. O tempo dedicado a Deus, é outro segredo que encontramos na busca pela vitória deixado por Ana...O SONHO NÃO ACABOU... Estamos dedicando tempo ao Senhor em nosso dia a a dia? A todo instante Ele peleja por nós, cuida de ti, nos abençoa, e quando nos prova é para aprovar-nos  e colocar um cântico de vitória em nossos lábios.


 A VITÓRIA FOI(É) CERTA

    A partir do versículo 17, vemos a mudança na vida de Ana, o Sumo Sacerdote agora libera a palavra de vitória a Ana “ Então respondeu Eli e disse: Vai em paz e o Deus  de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste”... antes Ana tinha dito a Eli: “ ...eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho DERRAMADO A MINHA ALMA PERANTE O SENHOR”.
    O derramar a alma perante ao Senhor, é reconhecer que do senhor vem o socorro bem presente na tribulação, é aceitar sem reservas o senhorio deste Deus maravilhoso como o Deus do impossível.
    Agora Ana no versículo 18, já profere palavra de vitória “ ache a tua serva graça em teus olhos. Assim a mulher se foi seu caminho  e COMEU e o seu SEMBLANTE JÁ NÃO ERA TRISTE”.
    Creia vai chegar a sua vez, seu semblante vai mudar, é o resultado da reposta de Deus chegando a tua vida...
    Agora no versículo 19, Deus se lembra de Ana, após ela e Elcana se levantarem de madrugada e terem adorado ao Senhor e em sua casa em Ramá , Deus se lembra de Ana...
   Na sua casa, é na presença de seus inimigos que o Senhor se lembrará de ti, Ele prepara mesa na presença de teus opressores...
   A partir do versículo 20 vemos o nascimento de Samuel(sig: Nome de Deus ou, Ouvir de Deus)... O SONHO NÃO ACABOU, como Ana creia, aja e veja o sobrenatural de Deus em sua vida, a partir do versículo 21 vemos o casal cumprindo na integra com o voto que fez ao Senhor, consagrando Samuel exclusivamente a Deus, perante Eli em Siló Ana exclamou: “ por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu  a minha petição que eu lhe tinha pedido” (v 27).
O SONHO NÃO ACABOU, Deus ainda continua LEMBRANDO,ATENTANDO para aqueles que o buscam sem reserva com toda a sua vida.

AS LIÇÕES DE ANA

1 – Ana Significa Graciosa
 
Numa ocasião especial em que as famílias subiam ao templo para adorar uma vez no ano, Ana, em submissão, acompanhava o seu marido. Ela estava triste e deprimida por causa de uma dor que não a deixava.
 
O amor do marido não aliviava sua dor. Os bens materiais e os atos religiosos também não.
 
Penina se encarregava de tornar maior a dor de Ana. Penina se vingava ao ver as lágrimas de Ana. Ela era uma mulher amargurada por não ser amada. Era semeadora de contendas (Pv 6:14). Qual o nosso modelo de mulher? Ana ou Penina?
 
2 – Ana Preferia Sofrer o Dano
 
Ana não batia de frente com Penina, mas procurava o caminho da presença de Deus. Ela não procurou fazer justiça com suas mãos, mas esperou no Senhor e não liberou ofensas.
 
3 – Ana Procurou a Presença de Deus em Oração – Era Intercessora
 
A alegria se guarda no coração e a tristeza na oração. Ana vai ao templo orar. O pedido específico era: “Dá me um filho, para que eu o dê a ti”.
 
4 - Ana Pede um Milagre
 
Mesmo na situação de amargura ela cria no milagre
 
5 – Ana Era Uma Mulher Guerreira
 
Ana foi a primeira pessoa a conhecer o Senhor como Javé Sebaot – Senhor dos Exércitos – depois o título começa a ser usado pelos profetas e outros homens de Deus.
 
6 – Reconhece e Se Submete à Autoridade Espiritual
 
Eli a chama de bêbada, ela se explica e o sacerdote libera uma palavra de bênção a ela. Ela não fica magoada com Eli, porque sabia os princípios da autoridade espiritual. Depois da oração, Ana é curada. Recebe a alegria, se alimenta e vive na sua fé.
 
7 – Ana Uma Mulher de Pacto
 
Um ano depois nasce Samuel, que significa “Deus ouviu”. Samuel é o filho da oração.
 
Desmamado, ainda bem criança, Ana cumpre a sua promessa e devolve o filho a Deus, entregando-o para o sacerdócio na casa do Senhor. Samuel herda a fé e a vida de oração da sua mãe.
 
Ana teve que viver por fé dia a dia. Quem protegeu a integridade de Samuel no templo, no meio da corrupção da família de Eli?
 
8 – Ana Uma Mãe Zelosa
 
Ana o visitava uma vez por ano, trazendo-lhe uma túnica sacerdotal de linho (II Sm 2:18-21). Vestes novas nos fala de proteção e santificação (Êx 29:29). As vestes do sacerdote deveriam ser santas e consagradas.
 
Samuel ouve a Deus desde pequeno e muda a história da nação de Israel (I Sm 3:20-21). Uma mulher de excelência com uma missão excelente, que teve um filho excelente, para uma obra excelente de transformação e restauração de uma nação. Veja as obras de Samuel durante seu governo:
 
- O povo abandona os ídolos
- A arca tomada e desonrada pelos filisteus, volta à Israel
- Houve paz
- Cidades foram reconquistadas
- Ungiu os dois primeiros reis de Israel
- Seu nome foi registrado entre os heróis da fé – Heb.11:32 e 33.
- Samuel foi restaurador e transformador de Israel
 
9 – Ana: Um Exemplo Para as Mulheres do Século XXI
 
Ana foi um exemplo para as mulheres de Israel e para nós até hoje. Maria entoou um cântico de louvor parecido com o de Ana (Lc 1:46-55). Ana, que deu tudo a Deus recebeu muito mais em troca, teve mais cinco filhos. No entanto ela não esperou ter outros filhos, para cumprir a sua promessa de devolver Samuel para Deus (I Sm 2:18-21).
 
10 – Ana Uma Mulher Radical
 
- Ana fez uma oração radical
- Fez uma dedicação radical
- Viveu uma fé radical
 
Nossa vida só é transformada, quando tomamos posições radicais.

FONTES DE PESQUISA

http://www.luzparaospovos.org.br/pagina.asp?pagina=5422

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 02 - Aliança Edênica e Aliança Adâmica

Lição 08 - Culpa, a Prisão da Mente

Lição 12 - Ciúme, o Cabo da Tormenta