Galera de Cristo 10 - Felizes os que Sofrem Perseguição

"Bem Aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus" - Mateus 5.10

PAPO SÉRIO

PORQUE TEMOS QUE SOFRER PERSEGUIÇÕES?

A responsabilidade dos que aderem totalmente a Jesus Cristo é muito grande. A responsabilidade do cristão autêntico pesa-lhe nos ombros porque, por onde quer que ele viva, esteja ou ande, existem sempre centenas de olhos a observar as suas ações e atitudes e a verificar se, o que ele faz, está em conformidade com aquilo que ele fala e prega.

Resultado de imagem para bullyingSomente com a sua presença, o cristão autêntico incomoda os que não agem direito; somente a presença do cristão verdadeiro incomoda os que não andam de acordo com o modo de agir e pensar do Senhor Jesus, pois com age de maneira pecaminosa e dúbia não pode se sentir bem na presença de quem irradia luz e verdade, a exemplo do Mestre. O cristão consciente reprova as transgressões que os ímpios fazem contra a lei, a normas de boa conduta e o respeito aos irmãos, e, a voz do cristão, é sempre uma condenação e acusação contra a imoralidade reinante na sociedade e em todos os lugares onde os maus se fazem presentes; e é por isso que o cristão autêntico está sendo sempre observados por aqueles que não observam as leis do Senhor, porque os maus não toleram os bons que, com o seu modo de vida de conformidade com os ensinamentos do Mestre, condenam o modo de vida e de procedimento dos maus. 

A responsabilidade dos cristãos autênticos e fieis aos ensinamentos, aos mandamentos e às leis do Senhor, promulgadas através das Sagradas Escrituras e ratificadas pelo Divino Mestre, é muito grande, porque o mundo e os maus estão sempre observando os seus atos, e os maus fazem festas quando o cristão comete falhas, caem, porque assim os maus se sentem mais aliviados e dirão que os cristãos, seguidores do Mestre, não são coerentes com o que falam e pregam. Isso não é coisa nova: centenas de anos antes do nascimento de Jesus Cristo, as Sagradas Escrituras já alertavam os fieis a se cuidarem, colocando estas palavras na boca dos maus: “Armemos, pois, laços ao justo, porque nos é molesto, é contrário às nossas obras, lança-nos em rosto as transgressões da lei, desonram-nos, publicando as faltas do nosso procedimento. Afirma que tem a ciência de Deus, e chama-se a si filho de Deus. Censura os nossos pensamentos. Só o vê-lo nos é insuportável; porque a sua vida não é semelhante  à dos outros, e o seu proceder é muito diferente. Considera-nos como pessoas  vãs, abstém-se do nosso modo de viver como duma coisa imunda, prefere o fim dos justos, gloria-se de que tem a Deus por pai. Vejamos, pois, se os seus discursos são verdadeiros, experimentemos o que lhe sucederá, e veremos que será o seu fim... ...Condenemo-lo à morte mais infame, e ver-se-á o resultado das suas palavras” (Sb 2,12-17 e 20).
          
O profeta Jeremias sentiu na carne o problema da perseguição dos ímpios aos fieis às leis do Senhor, quando escreveu: “Eu era como um manso cordeiro, que é levado a ser vítima. Não soube  que eles formaram desígnios contra mim, dizendo: “Ponhamos lenho no seu pão, exterminemo-lo da terra dos vivos, não haja mais memória do seu nome.” (Jr 11,19), e ainda mais: “Todos os homens que viviam em paz comigo e que estavam ao meu lado, diziam: “Vejamos se comete alguma falha, e prevaleçamos contra ele e vinguemo-nos dele.” (Jr 20,10). O rei e profeta Davi, assim se pronunciou em um de seus salmos: “Porque ouvi as injúrias de muitos, no meio dos quais eu estava. Quando deliberavam conta mim, resolveram tirar-me a vida”. (Sl 31 (30),14).

 E a vida e o destino de Jesus, foi diferente? Os que se julgavam serem donos da verdade não se conformaram com o modo de vida e os ensinamentos do Divino Mestre e, “Então se reuniram  os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo no átrio do sumo pontífice, que se chamava Caifás, e tiveram conselho acerca dos meios de prenderem a Jesus por astúcia, e de o matarem.. Mas diziam eles: ‘Não no dia da festa, não suceda levantar-se algum tumulto entre o povo’”.  (Mt 26,3-5).       Preocupado com a perseguição que sofreriam os seus seguidores como ele mesmo foi o tempo todo perseguido, Jesus prevenia: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurado sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” (Mt 5, 10,11), e, Pedro Apóstolo, assimilando com perfeição esse ensinamento do Mestre, escreve aos fieis: “Bem-aventurados sois, se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós. Mas ninguém dentre vós queira sofrer como assassino ou ladrão, ou malfeitor ou como delator, mas se sofre como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus por esse nome. (1a. carta de Pedro, 4,14-16), e complementa: “Assim, aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus, confiam as suas almas ao fiel Criador, dedicando-se à pratica do bem. (1a. carta de Pedro, 4, 19).   

A vida do Senhor Jesus, no que diz respeito a sua mansidão, a sua coerência de vida, aos insultos, perseguições e sofrimentos por que passou, o modo de morte que morreu, e a maneira como venceu os maus através de sua ressurreição, dá incentivo ao cristão de compreender e aceitar as incompreensões e perseguições que sofre pelos maus; a vida do cristão autêntico, que segue de perto as pegadas do Divino Mestre, é de muita responsabilidade, porque o objetivo dos maus não é se tornarem bons para deixarem de ser maus, mas é fazer com que os bons se tornem, como eles, maus, para que ninguém mais possa condenar as suas atitudes e transgressões, as suas omissões, imoralidades e injustiças. A responsabilidade do cristão autêntico é muito grande...

A perseguição está intimamente relacionada com a fé cristã – na edição falaremos mais especificamente sobre isto – e com aqueles que procuram a justiça para si e para os outros. O justo terá sempre oposição do injusto nas suas obras e na sua vida. Esta bem-aventurança só pode ser verdadeiramente compreendida com a análise à próxima bem-aventurança, pelo que nos centraremos em perceber aqui o que é a justiça que Jesus nos convida a amar.
Biblicamente, a justiça é ser “justo” com Deus. Quando uma pessoa é “justa,” ele ou ela é “inocente, “sem problema” ou “não culpado” diante de Deus. Uma pessoa justa é “justa” com Deus. Por aqui percebemos que se todos somos pecadores, então nenhum de nós será verdadeiramente “justo” com Deus, capaz de O igualar e estar a Seu lado. É por isso que Jesus nos convida a sofrer “por amor da justiça” e não a ser “justos”.
Em Romanos, S. Paulo diz-nos que a morte veio pelo Adão, mas temos o dom da justiça de Deus através Jesus Cristo:
“De fato, se pela falta de um só e por meio de um só reinou a morte, com muito mais razão, por meio de um só, Jesus Cristo, hão-de reinar na vida aqueles que recebem em abundância a graça e o dom da justiça. Portanto, como pela falta de um só veio a condenação para todos os homens, assim também pela obra de justiça de um só veio para todos os homens a justificação que dá a vida.” Romanos 5, 17-18
Percebemos agora que esta bem-aventurança é um convite a seguir e a amar Jesus, pois só por Ele, e através dele, seremos justos. A justiça que não poderíamos ganhar, é-nos dada por Deus através do Seu filho. Ele é “o caminho, a verdade e a vida”. E se é Jesus que nos dá o dom da Justiça… Percebes agora porque é que esta bem-aventurança está profundamente ligada à que iremos analisar na próxima Godzine: “Bem-aventurados sereis quando, por Minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós! Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa!”.

FONTES DE PESQUISA

http://www.cristojovem.com/godzine/arquivo/3343-bem-aventurados-os-que-sofrem-perseguicao-por-amor-da-justica-porque-deles-e-o-reino-dos-ceus
http://caminhossenhor.blogspot.com.br/2014/07/bem-aventurados-os-que-sofrem.html

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?