Lição 01 - O Cenário Histórico da Reforma Protestante

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" - Hebreus 12.2
Texto Bíblico Básico - Lucas 1.1-4; Atos 1.1-3
CONTEXTO HISTÓRICO DA REFORMA PROTESTANTE
É importante para a compreensão da Reforma Protestante, entender o contexto histórico em que ela se deu, seus antecedentes e os conflitos de ideias que se acumulavam desde a Idade Média.
Resultado de imagem para reforma protestanteEsta reforma eclodiu no dia 31 de outubro de 1517, quando o monge agostiniano Martinho Lutero pregou 95 teses na porta do castelo e igreja de Wittembrg na Alemanha. Não se tratava de algo inusitado. Era comum, na época, escrever algumas ideias em pergaminho e pregar em portas de catedrais. Na verdade, estas portas eram os outdoors da época. Quem desejasse alguma comunicação, que a fizesse por lá. Lutero usou a comunicação disponível em sua época.
O choque das ideias ali expostas ocorreu por, se tratar de uma fustigada severa nas normas disciplinares da Igreja Católica, na autoridade do Papa e uma crítica muito forte às indulgências.
Esta questão das indulgências pode ser vista de vários ângulos e, por sua vez, tem seu contexto. No século XII a cristandade ainda sem perspectivas de uma divisão tão séria, vivia com a crença na dualidade da salvação/condenação ou, como queiram, entre céu e inferno. Os debates dentro da Igreja Católica levaram a uma busca de saída intermediária, com a invenção do purgatório, local onde permaneciam as almas dos pecadores que não mereciam a pena eterna do inferno, nem a imediata caminhada para a paz celestial. Uma das maneiras de se ajudar uma alma a sair do purgatório era pagando as indulgências. Este pagamento poderia ser com sacrifícios pessoais, orações, penitências ou contribuições pecuniárias. A pessoa que ganhava/comprava indulgências tinha o perdão de todos os seus pecados e o livramento das penas futuras, após a morte, no inferno.
Esta invenção rendeu tanto à Igreja Católica em contribuições que foi possível a construção na colina do vaticano, uma das sete que existem na cidade de Roma, da basílica de São Pedro, conhecida hoje, popularmente, como Vaticano.
Então, posicionar-se contra as indulgências era algo que atrapalhava muito a vida dentro da Igreja Católica.
Ressalta-se que nem todos os cristãos da época tinham dinheiro para conseguir indulgências, daí a busca de outros meios para compensar e, após o Concílio de Trento, a venda das indulgências foi proibida e estimulado um comportamento voltado para questões espirituais.
As propostas de Martinho Lutero atingiam outra questão muito importante que poderia ser comparada à segurança nacional do estado moderno. Três pilares sustentavam esta segurança: um rei, uma língua, uma religião. Portanto, ensinar outra língua, seria um fator de divisão, defender a derrubada de um rei, colocando outro em seu lugar, outro crime contra a segurança e, finalmente, pregar uma religião diferente daquela tida como oficial no reino, mais um crime grave. Nessa época, Lutero recebeu o apoio de diferentes governantes europeus e religiosos. Com isso, deu início uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha e que se estendeu por outros países, entre eles, Reino Unido (onde o movimento ganhou o nome de anglicanismo), França e Holanda (que foi liderado por Calvino), Suíça, Escandinávia e os Países Baixos. Parte do leste europeu, inclusive, a Hungria, e os Países Bálticos também participaram do movimento. Por sua vez, a igreja Católica Romana respondeu com um movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento. Entre as consequências da Reforma Protestante está a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os protestantes ou reformados – o que deu origem ao Protestantismo. O movimento também deu início a uma série de massacres e perseguições por parte da Igreja Católica Romana como, por exemplo, a noite de Massacre da noite de São Bartolomeu. De qualquer forma, foi responsável, portanto, pelo rompimento da unidade do cristianismo no Ocidente, mudando de modo radical a estrutura eclesiástica.
A REFORMA DE LUTERO
Lutero (1483-1546) era um monge agostiniano alemão e professor da Universidade de Wittenberg. Em 1517, ficou revoltado com a venda de indulgências realizada pelo dominicano João Tetzel, o que estimulou as suas 95 teses. Em 1520 o para Leão X escreveu uma bula reprovando Lutero, exigindo sua retratação. Lutero queimou o documento em público. Em 1521, o imperador Carlos V convocou uma assembleia Dieta de Worms para considerar Lutero herege. No entanto, ele foi acolhido por parte da nobreza, refugiando-se no castelo de Wartburg, onde se dedicou à tradução da Bíblia do latim para o alemão. Também começou a criar os princípios da nova religião. Em 1530, a Confissão de Augsburgo, escrita por Melanchthon, discípulo de Lutero, fundamentou a doutrina Luterana.
CONTRA REFORMA
Começou em 1534, quando o ex-soldado espanhol da religião basca Inácio de Loyola fundou a ordem religiosa Companhia de Jesus. Organizada com modelo militar, formou os seus membros jesuítas como “soldados de Cristo”, que combatiam o protestantismo pregando a fé católica. Nessa época, foi reativado o Santo Ofício, responsável pelo Tribunal da Inquisição, que condenou a torturou quem não seguia os seus dogmas.Em 1545 e 1563, realizou-se o Concílio de Trento, quando surgiu uma igreja reformada, e o Index, lista de livros  proibidos pela Igreja, incluindo livros científicos de Galileu, Giordano Bruno e muitos outros.

Principais causas da Reforma Luterana

- Lutero era contrário à venda de indulgência praticada pela Igreja Católica. De acordo com esta prática, bastava pagar à Igreja para se livrar dos pecados. A venda de indulgências foi um recurso usado para angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro.

- Centralização do poder nas mãos do papa, assim como a concentração de terras.

- Descontentamento da nobreza alemã com o poder político da Igreja Católica.

- Crise institucional e moral pela qual passava a Igreja Católica naquele momento.

As 95 teses de Lutero

Em 1517, Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Estas teses criticavam a venda de indulgências, questionava o poder papal e algumas práticas católicas, além de propor uma ampla reforma religiosa. Estas teses circularam pela Alemanha conquistando, principalmente, a simpatia de nobres (principes e senhores feudais).
=

Princípios religiosos da Doutrina Luterana

Em 1530, Lutero divulgou os principais princípios da doutrina Luterana:

- Salvação pela fé;
- Presença da verdade somente na Bíblia;
- Extinção do clero regular (ordens religiosas);
- Livre interpretação da Bíblia, sem a necessidade de pregadores, padres ou outros intermediários;
- Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos;
- Fim do celibato (proibição do casamento de padres, por exemplo);
- Proibição do uso de imagens nas igrejas;
- Uso do alemão nos cultos religiosos (não mais o latim como única língua);
- Eucaristia e batismo como únicos sacramentos válidos.

OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE

Os cinco solas são princípios fundamentais da Reforma protestante: Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os verdadeiros crentes, que procuravam pautar suas vidas nos ensinos das Escrituras Sagradas.

Homens como Jerônimo Savanarola, João Huss e tantos outros foram mortos por defenderem seus ideais de conduta e fé. No cárcere, sentenciado pelo papa para ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem matar o ganso (em alemão, sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar".

Com o desenvolvimento dos estudos de Lutero e suas teses surgem os cinco pilares da reforma protestante que são também conhecidos como os cinco solas da reforma, são princípios fundamentais da reforma protestante sintetizando o credo dos teólogos protestantes.

A palavra sola é uma palavra latina que significa "somente", esses pontos surgem com o propósito de se oporem ao pensamento, conduta e ensino da igreja romana da época. Os Cinco Solas são:

1-Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus)
A igreja romana ensinava e exigia uma devoção ao clero e aos homens santos que poderiam interferir diante de Deus para perdão de pecados e obtenção de bênçãos para os homens.
Quando se estava na presença do papa e dos cardeais a reverência deveria ser tamanha, beirando as raias de adoração, onde se demonstraria uma total submissão a estes. Fundamentado nas Escrituras Ef 2. 1-10; Jo 4.24; Sl 90.2; Tg 1.17 e tantos outros textos, os Reformadores concluem que somente a Deus devemos dar glória. Não podemos dispensar glórias a homens, pois não passam de míseros pecadores e são como trapos imundos e carecem da misericórdia e da gloria de Deus.

2- Sola Fide (Somente a Fé)
O homem só pode ser salvo mediante a fé (a exclusividade da ação pela fé), sua alma só poderá ser liberta das chamas do inferno e das garras de Satanás mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Não são penitências, sacrifícios ou compra de indulgências, que livrarão o homem da condenação eterna, mas a salvação é através da fé (Ef 2.8). Após meditar no texto que diz: "O justo viverá da fé", Martinho Lutero percebeu que a justiça de Deus nessa passagem, é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus, pela fé como dádiva.

3-Sola Gratia (Somente a Graça)
A única causa eficiente da salvação é a graça de Deus. Ninguém pode ser salvo por mérito próprio, por obras, sacrifícios penitências ou compra de indulgências. A única causa eficaz da salvação é a graça de Deus sobre o pecador, (Ef 2.8). Pela graça somos salvos mediante a fé, e isso não vem do homem é dom de Deus. Nenhuma obra por mais justa e santa que possa parecer poderá dar ao homem livre acesso a salvação e ao reino dos céus, ocorrerá isso somente pela graça de Deus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria". Ef 2.8 e 9

4- Sola Christus (Somente Cristo)
Esse "somente" mostra a suficiência e exclusividade de Cristo no processo de salvação. Desde a eternidade Deus promove a aliança da redenção, onde o beneficiário seria o homem e o executor dessa aliança seria seu Filho unigênito "Jesus Cristo, o Messias prometido", portanto somente Cristo é o instrumento de nossa salvação. O homem nada poderá fazer para sua salvação, pois Jesus Cristo realizou a obra da redenção ao ser sacrificado na cruz do calvário, vertendo o seu sangue como sacrifício por nossos pecados. "E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" At 4.12.

5- Sola Scriptura (Somente as Escrituras)
Somente as Escrituras são regra de fé e prática para o crente. As tradições as bulas e os escritos papais mão têm, não podem ser ou mesmo servirem de instrumento de fé e prática para o rebanho de Cristo, somente as Escrituras Sagradas. Elas foram escritas por homens inspirados por Deus, são instrumentos de revelação da vontade de Deus para nossa vida. Ao lê-la somos iluminados pelo Espírito Santo para entendê-la. Martinho Lutero escreve: "Então, achei-me recém-nascido e no paraíso, toda as Escrituras tinham para mim outro aspecto, perscrutava-as para ver tudo quanto ensinam sobre a justiça de Deus" Podemos ler em 2Tm 3. 16-17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".


Concluímos através desse breve estudo que os Cinco Solas, serviram de base para a teologia dos reformadores, foram e são de grande importância para a estruturação de uma teologia fundamentada exclusivamente na palavra de Deus, servindo como instrumento de orientação às igrejas, no retorno para os verdadeiros ensinamentos das Escrituras, livrando o homem do senhorio do clero e voltando para o senhorio de Cristo. (SOLI DEO GLORIA) 

FONTES DE PESQUISA

https://www.suapesquisa.com/protestante/reforma_luterana.htm
http://avozdaserra.com.br/colunas/hamilton-werneck/500-anos-da-reforma-protestante-o-contexto-historico-parte-1
http://www.mistersabido.com/reforma-protestante/
http://oscincosolas.blogspot.com.br/2012/09/os-cinco-solas-da-reforma-protestante.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?