Galera de Cristo 07 - De Escravo a Governador

"Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egit0 e deu instruções acerca dos seus ossos" - Hebreus 11.22

PAPO SÉRIO
JOSÉ DO EGITO
José foi o décimo primeiro filho de Jacó, o primeiro com Raquel. Nasceu por volta de 1700 A.C. Aos 17 anos fora vendido pelos irmãos como escravo e com 30 anos de idade era o segundo homem mais poderoso do maior pais do mundo.
Resultado de imagem para josé do egito estudo bíblicoPenso que a vida de José ainda tem muito a ensinar-nos em nossos dias. Vamos refletir através de seu exemplo. Qual foi o seu segredo? Como tornou-se um vencedor? Vejamos três princípios encontrados na vida deste homem:
-Manteve-se sempre fiel a Deus – …”como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?” (Gn. 39:9)
O capítulo 39 de Gênesis nos relata que apesar de a mulher de Potifar “instar com Jose dia após dia” (v.10), ele resistiu. Dizia ele: “não posso pecar contra Deus”. Qual foi o preço imediato da opção de José por manter-se fiel a Deus? Foi preso inocentemente. Mesmo assim não murmurou e nem se lamentou, porém esperou no Senhor e na força de seu poder.
O próprio Senhor Jesus Cristo declarou: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). José é um exemplo de como isso funciona na prática, fugindo da imoralidade e não se deixando cair na tentação.
O primeiro passo para vencermos na vida é ser fiel a Deus, custe o que custar. Deus é fiel e ele busca os fiéis na terra.
-Contou sempre com a presença abençoadora de Deus – “O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio” (Gn 39:2); “Vendo o seu senhor que Deus era com ele e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em suas mãos…” (v.3); “ O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro…” (v.23)
Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que José era fiel a Deus, contava em tudo que fazia com a presença abençoadora do Senhor. Isso é possível a todo aquele que crê no Senhor e buscá-o de todo o coração.
No Evangelho de João 14:23 está escrito: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada”.
Eis aqui o segundo princípio para uma vida vitoriosa: Contar com a presença abençoadora de Deus. Você deseja que tudo lhe vá bem na vida? Busque nele a sua direção e Ele lhe direcionará no caminho certo, para que você não tropece em nenhuma pedra.
–Não murmurou, mas aproveitou cada oportunidade para trabalhar e testemunhar.
Em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indicio de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia, aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrario, quando o povo de Deus deu-se a murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre eles. Deus não move um dedo a nosso favor enquanto murmuramos.
A Bíblia relata o comportamento de José na casa de Potifar, serviçal e o mais digno de confiança; no cárcere, suas atitudes foram exemplares; como governador foi muito eficiente.
Recordemos as palavras de Deus a Josué, no livro de Josué 1:8 – “Seja fiel, não se desvie da lei, se esforce e tenha sempre bom ânimo”. Se você quer ter uma vida vitoriosa, trabalhe sem murmuração.
Em Gn 41:46 a Bíblia nos relata: “Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de faraó, rei do Egito”. Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para sua infelicidade, mas ele colocou princípios infalíveis e imutáveis.
Estes mesmos princípios funcionarão em sua vida. Assuma agora o propósito de ser fiel a Deus, de buscá-lo e servi-lo a qualquer custo. Deixe o Espírito de Deus encher sua vida. Ele quer fazer morada em você e abençoá-lo em tudo que fizer. Resolva nunca murmurar. Veja nas adversidades oportunidades de Deus agir ainda mais em sua vida. Desta forma, você também será vencedo
FONTES DE PESQUISA
http://www.ibca.org.br/jose-no-egito-um-homem-vencedor/
http://www.ibca.org.br/jose-no-egito-um-homem-vencedor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?