Galera de Cristo 09 - O General de Batalha

"O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhes servia como auxiliar, não se afastava da tenda" Êxodo 33.11
PAPO SÉRIO
O SUCESSOR DE MOISÉS
Josué foi o homem responsável por liderar o povo de Israel na conquista da terra prometida, sendo o sucessor de Moisés. Antes de estudarmos sobre quem foi Josué, precisamos saber que existem pelo menos três pessoas na Bíblia com certo destaque que levam o nome Josué.
Imagem relacionadaEm 1 Samuel 6:14, encontramos a menção sobre Josué, o bete-semita, o qual possuía um campo para onde a Arca da Aliança foi levada quando os filisteus a devolveram a Israel. No livro de Zacarias (cap. 6:11) outro Josué é citado, no caso, um sumo sacerdote filho de Jozadaque que viveu no período de restauração em 537 a.C.
Agora que conhecemos os outros dois personagens bíblicos que também se chamavam Josué, poderemos nos concentrar na história do Josué mais famoso, o sucessor de Moisés.

A História de Josué

Apesar da história de Josué ser contata com mais destaque no livro do Antigo Testamento que leva seu nome, Josué aparece na narrativa bíblica já no livro de Êxodo (Êx 17:8-16; 33:11). Ele era filho de Num, da tribo de Efraim (Nm 13:8).

O significado do nome Josué



Primeiramente, precisamos ressaltar que o nome original de Josué dado por sua família era Oséias, que significa “salvação” (Nm 13:8; Dt 32:44). Oséias é um nome que ocorre muitas vezes na tribo de Efraim (1Cr 27:20; 2Rs 17:1; Os 1:1).
Moisés adicionou o nome divino e o chamou de Yehoshua (Nm 13:16), que significa “Jeová é salvação”. Esse nome normalmente é transliterado para o português como “Josué” ou “Jesuá” (Ne 3:19; 13:8), e possui a mesma forma grega do nome de Jesus (At 7:45; Hb 4:8).

Josué, auxiliar de Moisés

Em Êxodo 33:11, Josué é descrito como um jovem escolhido por Moisés como seu assistente pessoal. Antes, em Êxodo 17, somos informados de que Moisés delegou a ele o comando das tropas israelitas que lutaram contra os saqueadores amalequitas em Refidim.
Quando Josué saiu do Egito ele já tinha mais de 40 anos de idade, o que faz com que alguns estudiosos considerem a possibilidade de ele ter sido treinado militarmente pelo exército de Faraó.
Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando este, perante Deus no monte Sinai, recebeu as Leis, e em todas as vezes que ia à tenda onde encontrava e ouvia o Senhor (Êx 24:13; 32:17; 33:11; Nm 21:28). Certamente esse foi um período de muito aprendizado para Josué, onde ele entendeu como esperar no Senhor e aprendeu ser um adorador fiel, além de poder adquirir traços do comportamento de Moisés e adicionar ao seu próprio valor pessoal, como a paciência, mansidão e liderança.

Josué, um dos doze espias em Canaã

Josué também foi designado como o representante da tribo de Efraim para ser um dos doze espias que foram averiguar a terra de Canaã e seus habitantes (Nm 13:8-14). Após a missão de reconhecimento, dentre todos os espiões, apenas Josué e Calebe defenderam a ideia de que os israelitas deveriam prosseguir com a invasão de Canaã, pois a terra “era muito boa” (Nm 14:7).
Na ocasião, Calebe era mais velho e exercia maior liderança, o que explica o fato de às vezes Calebe ser mencionado sozinho nessa conexão, porém o próprio contexto deixa claro a participação de Josué no reconhecimento, e seu apoio às recomendações de Calebe.
O comportamento de Calebe e Josué foi muito mais do que um relatório militar, na verdade, foi uma nítida demonstração de confiança na promessa de Deus acerca daquela terra. Os outros dez espias incrédulos morreram de praga perante o Senhor (Nm 14:36-38).

Josué, sucessor de Moisés

Josué foi oficialmente consagrado como sucessor de Moisés nas planícies próximas do Jordão. Quando Moisés entendeu que morreria antes de entrar em Canaã, ordenado pelo Senhor ele separou Josué para ser o novo líder do povo de Israel, uma liderança coordenada com o sacerdócio de Eleazar (Nm 27:12-23; Dt 3:21-29).
Além de Moisés solenemente investir honra e autoridade em Josué perante toda a congregação de Israel, também impôs as mãos sobre ele e compartilhou o espírito de sabedoria (Dt 3:21-29).
Moisés também publicamente advertiu Josué a ser corajoso e forte, para que pudesse cumprir a missão de levar Israel à terra que Deus havia prometido (Dt 31:3-8). No mesmo capítulo do livro de Deuteronômio, vemos que quando Moisés e Josué se dirigiram à tenda da congregação, Deus comissionou Josué de forma direta (Dt 31:14-23).
Mais tarde, já depois da morte de Moisés, Deus novamente repetiu a ordem dada particularmente a Josué, renovando Suas promessas e encorajando-o a na véspera da invasão de Canaã (Js 1:1-9).

Josué, líder do povo de Israel

Após a morte de Moisés, Josué foi o responsável por liderar o povo de Israel na conquista da terra prometida por Deus. De todos os israelitas que partiram do Egito com Moisés, somente Josué, Calebe e aqueles que tinham menos de vinte anos de idade, receberam a permissão de Deus para entrar em Canaã (Nm 26:65; 32:12; Dt 1:34-40).
Logo no início de sua liderança, Josué precisou enfrentar dois grandes problemas. Primeiro ele precisava fazer com que o povo conseguisse passar pelo rio Jordão. Depois, ele também precisava vencer o exército dos cananeus que estaria logo a sua frente.
Josué enviou dois espias para fazerem um relatório de reconhecimento da fortaleza de Jericó, os quais receberam a cooperação de Raabe, uma habitante de Jericó. Josué também pediu para que eles mantivessem a missão em segredo para que não se repetisse o que ocorreu anteriormente na missão com doze espias enviados por Moisés, onde os dez espias incrédulos desencorajaram o povo.
O agir de Deus a favor do povo de Israel fez com que os moradores daquelas terras ficassem apavorados (Js 2:9-11). No capítulo 3 do livro de Josué, temos a descrição de como, sobrenaturalmente, Deus interrompeu as águas do Jordão quando os sacerdotes que levavam a Arca da Aliança pisaram nas águas, e o povo de Israel a seco marchando em direção a Jericó.
Josué demonstrou toda sua confiança em Deus, obedecendo a cada uma das táticas que Deus lhe dava para ser vitorioso na terra de Canaã, sendo que muitas delas, aos olhos humanos, eram completamente inusitadas. Foi assim na tomada de Jericó, onde os sacerdotes e o povo foram ordenados a marcharem em volta da cidade, e no sétimo dia, quando os sacerdotes tocaram as buzinas e o povo gritou com grande brado, as muralhas de Jericó caíram.
Com exceção de Acã, o exército israelita seguiu a ordem de não saquear as ruínas da cidade buscando despojos de guerra em benefício próprio. A atitude de Acã trouxe duras consequências, não só para ele, mas para o próprio povo de Israel que acabou sendo derrotado em sua primeira investida contra os homens de Ai (Js 7).
Já no segundo ataque a Ai descrito no capítulo 8 do livro de Josué, podemos ver a tamanha habilidade e estratégia que era comum nas campanhas militares de Josué. Na ocasião, eles fizeram uma emboscada onde simularam uma fuga e enganaram o exército de Ai, fazendo com que saíssem de sua cidade fortificada, sendo fatalmente derrotados.
Por todo o livro de Josué encontramos exemplos das incríveis ações militares lideradas por ele, como a marcha noturna de Gilgal para aliviar o cerco de Gibeão. Durante a batalha descrita no capítulo 10, vemos como a providência divina acompanhava aquele povo, como por exemplo, na saraiva enviada pelo Senhor que matou mais inimigos do que o próprio exército de Israel pela espada, e pelo episódio tão conhecido em que o sol parou e a lua se deteve, até que os filhos de Israel se vingaram de seus inimigos, num dia que jamais se repetiu em toda a História (Js 10:12-14).
Muitas pessoas tentam encontrar nesse texto um possível erro bíblico, no fato do texto descrever que o sol e a lua pararam ao invés da rotação da terra. Ora, penso que essa discussão é completamente descabida, pois precisamos entender que a Bíblia usa a linguagem do observador, ou seja, mesmo em nossos dias, em pleno século 21, caso a rotação da terra parasse, do ponto de vista do observador, isto é, de quem está na terra, o sol é que estaria parado no céu.
Josué conseguiu subjulgar toda a terra de Canaã e fez a distribuição das terras entre as tribos de Israel. Depois, gradualmente os israelitas foram se instalando nas terras e construindo seus edifícios. Isso ocorreu no período que compreende desde a época dos juízes até o reinado de Davi.

A morte de Josué

Quando chegou o tempo de Josué dissolver seu comando, Josué reuniu todas as tribos de Israel. Em seu discurso de despedida, Josué pediu que os filhos de Israel renovassem o compromisso de sua aliança com Deus, advertindo-os a guardar os Seus mandamentos e a serem sempre fieis ao Senhor (Js 23:6).
Josué morreu com 110 anos de idade, e foi sepultado sem suas terras, perto de Timnate-Sera, que está no monte Efraim, ao norte do monte Gaás (Js 24:30).

O exemplo de Josué

Josué pode ver o poder de Deus desde o Egito, passando pelo período no deserto, até chegar, finalmente, na terra prometida por Deus. A história de Josué e o seu exemplo como homem temente a Deus, certamente nos ensinam muitas lições. Alguns pontos que podemos destacar sobre Josué são:
  1. Josué soube ser um excelente liderado quando esteve sob o comando de Moisés.
  2. Josué possuía todas as qualidades de um verdadeiro líder.
  3. Coragem era uma marca constante em sua vida, podendo ser vista desde sua juventude ainda no início da peregrinação de Israel pelo deserto, até as grandes batalhas lideradas por ele em Canaã.
  4. Ele estava sempre atento às ordens de seu divino Comandante.
  5. Ele tinha consigo a nítida certeza de que seu sucesso na liderança daquele povo dependia completamente de sua obediência ao Senhor.
  6. Por mais inusitada que parecesse, Josué nunca questionou as ordens dadas por Deus.
  7. Suas estratégias sempre eram planejadas sob a direção da Palavra de Deus.
  8. Josué era um homem de palavra e que preservava a sua honra. Essa característica de seu caráter pode ser notada no cumprimento do acordo feito com Raabe.
  9. Josué foi um homem completamente devotado à Lei de Deus, de forma que a Palavra do Senhor era o que preenchia sua mente e coração.
  10. Era um líder respeitado pela nação de Israel e o povo confiava em suas decisões, pois podiam notar em sua vida a presença e a aprovação de Deus.
  11. O exemplo de sua conduta irrepreensível de temor e obediência a Deus não se acabou com sua morte, mas continuou a influenciar o povo de Israel durante o período dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois dele.
FONTES DE PESQUISA
https://estiloadoracao.com/quem-foi-josue-na-biblia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?