Galera de Cristo 02 - Três Histórias,um princípio


"Pois o Filho do Homem veio buscar a salvar o que estava perdido" 
Lucas 19.10

A OVELHA PERDIDA


Nessa parábola Jesus, para exemplificar o amor de Deus por aqueles que estão perdidos, usa como pano de fundo a história de um homem que cuidava de cem ovelhas, mas que acaba perdendo uma delas. Esse homem, sem hesitar, deixa as noventa e nove ovelhas que estão a salvo e empreende uma jornada em busca daquela que se desgarrou. Quando a encontra faz uma grande festa diante da sua comunidade pela conquista de achar a ovelha que estava perdida.

parabolas-de-jesus-a-ovelha-perdida
Cada ovelha é preciosa. 

Muitos poderão dizer que esse homem da parábola foi negligente por deixar suas noventa e nove ovelhas e ir atrás de apenas uma que estava perdida. Porém, o ensino bíblico é que cada ovelha é preciosa. Cada vida é muito preciosa aos olhos de Deus. Está ai o porquê Jesus ter dado Sua própria vida em resgate de Suas ovelhas que estavam perdidas e tê-las resgatado.

Ovelhas que não estão perdidas não precisam do mesmo cuidado que a que está perdida. 

Quando uma ovelha está perdida ela passa a necessitar mais de atenção. Ela precisa de mais cuidados, de correção, de amparo, de instrução. Nesse sentido, o homem da parábola age corretamente como alguém que deseja ver sua ovelha novamente “encontrada”. Assim também é com Deus, que busca as Suas ovelhas desgarradas a fim de vê-las em Sua presença novamente. E é evidente que elas precisam de mais cuidados que aquelas que não estão perdidas.

 A alegria de encontrar uma ovelha perdida é muito grande. 

O coração egoísta quer toda a atenção para si, mas aquele que vê a dor do “outro” se alegra sobremaneira pela recuperação de alguém que, antes, parecia irrecuperável. Foi o caso dos amigos e vizinhos do homem que recuperou a ovelha perdida e também do “céu” que se alegra quando um pecador se arrepende. Não há espaço para egoísmo, mas sim para festejar.

 Deus ama as ovelhas perdidas. De certa forma todos nós já fomos ovelhas perdidas. Já estivemos longe de Deus e, Ele, amorosamente, nos resgatou e nos trouxe de volta à Sua presença. Assim, devemos também, amorosamente, cooperar com Deus na busca das ovelhas perdidas que estão por esse mundo afora. Essa é uma mensagem muito forte que a 
parábola passa e que Jesus quis incutir na mente dos religiosos daquele tempo.


PERDENDO O BEM PRECIOSO

A intenção de Jesus Cristo nesta parábola é mostrar, através do empenho da mulher para encontrar a dracma perdida, a forma como Deus ama a humanidade, abordando o assunto com exemplos que enriquecem a nossa compreensão.

Um bom número dos habitantes da Palestina vivia em grande pobreza, sendo assim é possível que essas dez dracmas fossem as economias que essa mulher conseguiu juntar durante toda a sua vida. Sendo assim, uma dracma perdida representava 10% de todos os seus bens, ou seja, um prejuízo grave.A dracma era uma moeda grega que tinha valor muito semelhante ao denário romano. A dracma (denário) era considerado um bom pagamento por um dia de trabalho.
Na parábola, Jesus diz que ela acendeu uma candeia. As casas mais humildes da Palestina naqueles dias, não possuíam janelas, sendo assim não havia boa iluminação. Há única fonte de luz natural, a que entrava quando porta estava aberta.
Se a mulher queria encontrar a dracma perdida era imprescindível que ela ascendesse a candeia. Porque além da baixa luminosidade, havia a poeira. A região desértica, junto ao vento fazia com que as casas fossem bastante empoeiradas.
Na parábola da dracma perdida essa mulher precisou procurar cuidadosa e diligentemente o seu precioso bem. De joelhos, olhando embaixo dos móveis, passando a mão sobre o chão empoeirado. Afinal, ela estava a procura de algo que possuía grande valor.

A Dracma Perdida e a Plenitude de Alegria


Na parábola da ovelha perdida, a ovelha se perdeu por sua própria displicência, culpa. Na parábola da dracma perdida, não. A dracma foi perdida por um erro da mulher.Na parábola da dracma perdida o Senhor Jesus descreve como aquela mulher se alegrou ao encontrar seu bem precioso. 
O objetivo dele, é mostrar aos fariseus o quanto Deus ama e se importa com as pessoas sem importância, desprezadas pela sociedade hipócrita.
Dessa forma, na parábola da ovelha perdida a atenção é voltada para a condição da ovelha, no caso da dracma, a atenção é dada a tristeza da mulher que perdeu seu bem.
O valor era dado a dracma perdida pelo fato dela possuir a efígie do imperador em um de seus lados. Aqui, Jesus demonstra, mais uma vez o valor de uma alma para Deus. A alma do ser humano possui um valor inestimável. O apostolo Pedro diz:
Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito. (1 Pedro 1:18,19).
Assim como a dracma perdida possuí a imagem do imperador impressa, o Senhor Deus deseja imprimir em nós a sua imagem.

Há Alegria No Céu!

Neste trecho Jesus deixa mais uma vez claro, que até mesmo os seres celestiais se alegram quando um pecador se arrepende. Quando uma mina de diamantes ou de ouro é encontrada, não. Mas quando o perdido é resgatado sim!Na parábola do bom pastor, houve plenitude de alegria ao final, pela ovelha que estava perdida e foi achada. Da mesma forma aconteceu na parábola da dracma perdida. Ao encontrar a moeda, seu bem precioso, a mulher se alegrou. Entendemos com isso, que a Palavra final de Deus a nosso respeito é a alegria.
Nesta parábola fica evidente o valor do ser humano para Deus e o quanto Ele está disposto a ir ao encontro do perdido. É claro o desejo de Criador em salvar a humanidade perdida.
O esforço da mulher para encontrar seu bem precioso é um símbolo do esforço feito pelo Senhor Jesus na cruz. No Calvário entregou sua vida, recebeu nossa condenação e morreu a nossa morte. Por isso hoje temos acesso a sua vida.
O FILHO PRÓDIGO
Muitas pessoas não sabem bem o que significa a palavra pródigo, que aparece normalmente no título que é dado a essa parábola. De acordo como o dicionário online Michaelis, significa: “Que despende com excessiva profusão; que desbarata os seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário” Essa parábola mostra Deus na figura do Pai. E mostra cada um de nós ou na figura do irmão mais velho, que rejeita a conversão de seu irmão, ou na figura do irmão mais novo, que vive uma vida cheia de pecados.

Lições da parábola do filho pródigo:

Talvez essa seja uma das parábolas capazes de nos dar o maior número de lições entre todas, pois é muito rica. Destaco algumas para nossa edificação:

Deus muitas vezes irá permitir que caiamos em nosso orgulho. 

Observe que o pai da parábola, mesmo estando vivo, deu a parte da herança ao filho mais novo. Ela não era obrigado a fazer isso, poderia inclusive proteger seu filho, negando-lhe e proibindo que ele fizesse aquela loucura, porém, ele permitiu, e sabia que seu filho iria sofrer por causa do seu orgulho e imprudência. Mas o pai tinha seus planos.

Deus na figura do pai tem paciência com seus filhos pecadores. 

O pai descrito na parábola do filho pródigo é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. Ele não estava preocupado com os bens materiais que se perderam, mas com o crescimento do filho. Esse pai soube esperar o filho crescer e se arrepender de seus pecados. A paciência de Deus visa dar tempo para cairmos em si e nos arrependermos dos nossos erros.

Deus nos recebe de braços abertos quando somos humildes e nos arrependemos. 

Quando o pai vê a volta de seu filho arrependido, manda preparar uma festa e declara ao irmão mais velho: “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” (Lucas15.32). Como o filho mais velho, muitas vezes focamos no menos importante ao invés do mais importante. Observe que o filho mais velho fica extremamente preocupado com sua própria justiça e zelo e com os bens materiais que seu irmão desperdiçou, achando-se superior. Estava tão cego que não conseguia enxergar a conversão de seu irmão, pelo contrário, dá a entender que preferia que seu irmão permanecesse no mundo. “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” (Lucas 15.29-30)

Deus ama tanto os seus filhos que já O servem, quando aqueles que ainda agem contrários à Sua vontade. 

A parábola do filho pródigo mostra a grandeza do amor de Deus. Ao filho mais velho, que sempre estava servindo o pai e buscando fazer a sua vontade, ele diz: “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lucas 15.31). Ao filho mais novo, diante de uma atitude de arrependimento, o pai age amorosamente: “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.” (Lucas 15.20)

FONTES DE PESQUISA

https://www.esbocandoideias.com/2013/02/explicando-as-parabolas-de-jesus-a-ovelha-perdida.html

https://www.jesuseabiblia.com/parabolas-de-jesus/parabola-da-dracma-perdida/

https://www.esbocandoideias.com/2012/10/parabolas-de-jesus-o-filho-prodigo.html





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?