Galera de Cristo 11 - O Homem que recebeu duas vezes mais poder

"Quando os discípulos dos profetas,m vindo de Jericó, viram isso, disseram: 'o Espírito profético de Elias repousa sobre Eliseu" - II Reis 2.15

QUEM FOI O PROFETA ELISEU
Eliseu foi um profeta em Israel, sucessor de Elias. Ele foi o assistente de Elias e o viu ser arrebatado ao Céu. Eliseu realizou muitos milagres ao longo de sua vida.

O chamado de Eliseu

Resultado de imagem para profeta eliseuEliseu estava arando o campo quando Elias o chamou para ser seu sucessor. Ele foi para casa, avisou seus pais e convidou o povo para uma refeição especial. Depois, ele deixou sua casa e seguiu Elias, trabalhando como seu assistente.
Quando Elias subiu ao Céu, Eliseu insistiu em ficar com ele até ao fim. Elias abriu o rio Jordão com um milagre e eles atravessaram. Elias perguntou a Eliseu se queria um favor e ele pediu para ser o herdeiro do seu espírito profético. Elias foi arrebatado, deixando seu manto. Eliseu pegou no manto de Elias e abriu o Jordão, da mesma maneira que Elias tinha feito. A partir de então, Eliseu assumiu o ministério de Elias como profeta.

Os milagres de Eliseu

  • A purificação da água de Jericó – 2 Reis 2:19-22
  • A morte de alguns meninos que caçoaram de Eliseu – 2 Reis 2:23-24
  • A derrota de Moabe – os reis de Israel, Judá e Edom estavam lutando contra Moabe mas ficaram sem água. Eliseu profetizou que água iria aparecer e eles iriam derrotar os moabitas. Deus trouxe água e confundiu os moabitas, que perderam a guerra – 2 Reis 3:425
  • A multiplicação do azeite – uma viúva não tinha como pagar suas dívidas e iria perder os filhos. Só tinha um pouco de azeite em casa. Eliseu mandou que ela juntasse muitas vasilhas. O azeite multiplicou e encheu todas as vasilhas. A viúva vendeu o azeite e pagou suas dívidas – 2 Reis 4:1-7
  • O filho da sunamita – Eliseu profetizou a uma mulher sunamita que foi bondosa com ele que ela teria um filho. Ela teve o filho mas alguns anos mais tarde ele ficou doente e morreu. A sunamita pediu ajuda a Eliseu, que orou a Deus e o menino ressuscitou – 2 Reis 4:8-37
  • A purificação de uma panela de comida envenenada – 2 Reis 4:38-41
  • A multiplicação de vinte pães, que alimentaram cem homens – Reis 4:42-44
  • A cura da lepra de Naamã – veja aqui a história de Naamã
  • O machado que tinha caído na água flutuou, com a ajuda de Eliseu – 2 Reis 6:1-7
  • A cegueira do exército arameu – quando os arameus estavam atacando Israel, Eliseu revelava sua posição ao rei de Israel. Então os arameus tentaram pegar Eliseu mas Deus os cegou e entregou ao rei de Israel – 2 Reis 6:8-23
  • A profecia do fim do cerco de Samaria e da vitória sobre o rei da Síria – 2 Reis 7:1-17
  • A profecia da morte de Ben-Hadade, o rei da Síria, e que Hazael seria seu sucessor – 2 Reis 8:7-15
  • A profecia que Jeú seria o próximo rei de Israel e mataria toda a família de Acabe, incluindo Jezabel – 2 Reis 9:1-13
  • A profecia das três vitórias de Jeoás sobre o rei da Síria – 2 Reis 13:14-19
  • A ressurreição de um homem quando tocou nos ossos de Eliseu (que já tinha morrido) – 2 Reis 13:20-21
Eliseu foi um grande profeta, que ficou conhecido por fazer muitos milagres. Deus usou Eliseu para ajudar muitas pessoas e nos ensinar lições muito valiosas. Podemos aprender muitas coisas lendo sobre a vida de Eliseu.
Estas são três lições importantes sobre Deus que aprendemos com Eliseu:

1. Deus sustenta

Vários milagres de Eliseu estavam relacionados com comida. Muitas pessoas com quem Eliseu se cruzou estavam passando dificuldade e não conseguiam se sustentar sozinhos. Por meio de Eliseu, Deus providenciou o que cada um precisava: água, comida, sustento para pagar as dívidas... Deus não os abandonou na dificuldade.
Quantas vezes você fica acordado de noite se perguntando: “será que vou ter sustento no futuro?” A ansiedade sobre o futuro tira a paz mas Deus está no controle. Confie em Deus! Ele vai lhe sustentar, mesmo na dificuldade. Se preocupe em fazer a vontade de Deus e ele vai cuidar de você (Mateus 6:31-33).

2. Deus se importa com as coisas pequenas

Certa vez, Eliseu estava com alguns homens que estavam cortando árvores para construir um lugar de reuniões. O ferro do machado de um dos homens se soltou e caiu na água. O homem ficou preocupado porque o machado não era dele e agora o tinha estragado. Então Eliseu fez o ferro do machado flutuar e o homem o conseguiu pegar (2 Reis 6:5-7).
Por vezes você pode pensar que seus problemas são muito pequenos para Deus. Eliseu fazia milagres diante de reis e exércitos; porque deveria se preocupar com um machado? Mas Deus se preocupa com cada detalhe de sua vida. Ele até conta todos os cabelos de sua cabeça! (Lucas 12:6-7) Você pode levar tudo para Deus que Ele está sempre atento.

3. Deus é mais forte

O rei da Síria decidiu capturar Eliseu, porque ele estava frustrando seus planos de conquistar Israel. O rei enviou seu exército, que cercou a cidade onde Eliseu estava. Quando o servo de Eliseu viu o exército ele ficou com medo mas Eliseu orou e ele viu um exército espiritual ainda maior do seu lado! Eliseu orou outra vez e o exército inimigo todo ficou cego (2 Reis 6:16-18).
Quando você se sente rodeado de problemas, sem forças para vencer todos, lembre-se que Deus é mais forte. Nenhum problema é grande demais para Deus! Peça a Deus para abrir seus olhos para a verdade. Ele tem a ajuda que você precisa.
FONTES DE PESQUISA
https://www.respostas.com.br/3-licoes-que-aprendemos-com-os-milagres-de-eliseu/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?