Lição 13- Dois Destinos Finais

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feito por mãos, eterna nos céus" 
II Coríntios 5.1

Texto Bíblico Básico: Apocalipse 4.1,2; Mateus 6.19-21; Salmo 9.17; Oseias 13.14


NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

O céu, onde os crentes viverão, é um novo e perfeito planeta no qual habitaremos. O novo céu será livre de pecado, mal enfermidade, sofrimento e morte. Será provavelmente muito parecido com a nossa terra atual, ou talvez até uma recriação da nossa terra atual, mas sem a maldição do pecado. (II Pe 3.7-14; Is 66.22; Is 65.17).

Resultado de imagem para céu e infernoA Bíblia não dá detalhes se o novo céu e a nova terra serão reaproveitamento dos atuais. Só há uma certeza: os novos céus e nova terra são uma realidade. Segundo vemos em Apocalipse 21.2, os novos céus estarão interligados à nova terra, formando um todo harmonioso e sem igual. Será uma realidade jamais sonhada pelo ser humano. Uma realidade muito superior a esta dimensão. A nova terra será apropriada para a presença de Deus (I Co 2.9). Na consumação de todas as coisas, Deus consumará céus e terra, fundindo um céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita qual será nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação. Tudo será transformado em um lugar perfeito e adequado á glória do céu. O Senhor promete que este novo céu e nova terra permanecerão para sempre. juntamento com todos os santos de Deus. A nova terra não terá mar; essa ausência simboliza que não haverá separação entre povos, raças e nações.

 A NOVA JERUSALÉM

O Significado de Jerusalém para o israelitas:

(1) Quando Deus lembrou a sua lei diante do israelitas na fronteira de Canaã, profetizou através de Moisés, que a determinada altura do futuro, ele escolheria um lugar para ali por o seu nome (Dt 12.15,11,21). Esse lugar seria a cidade de Jerusalém

(2) Cidade onde o Templo de Deus foi erguido, por isso recebeu o nome de "Santa Cidade", "Cidade de Deus". 

(3) Jerusalém era a cidade onde Deus revelava a sua Palavra ao seu povo, era também o lugar onde Deus reinava sobre seu povo, Israel. Logo, quando os israelitas adoravam. oravam para a banda de Jerusalém (I Rs 8.44; Dn 6.10) As montanhas que cercam Jerusalém simbolizam o Senhor rodeando seu povo com eterna proteção (Sl 125.1,2)

(4) Quando veio o juízo, o cativeiro, Deus permitiu que o exército babilônico destruíssem Jerusalém juntamente com o Templo. Quando Deus permitiu a destruição desse símbolo da sua presença, estava dando a entender que estava pessoalmente se retirando do meio do Seu povo.

O Significado de Jerusalém para a Igreja

(1) Jerusalém foi o lugar onde nasceu o Cristianismo. Ali Jesus foi crucificado e ressuscitou. Foi em Jerusalém que o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos e a partir de Jerusalém que a mensagem de Cristo se espalhou "até os confins da terra". A igreja de Jerusalém foi a igreja mãe de todas as Igrejas.

(2) Os livros do Novo Testamento reiteram uma boa parte do significado da Jerusalém do Antigo Testamento. mas com uma aplicação: uma cidade terrena para uma cidade celestial. Paulo fala da Jerusalém "que é de cima"; Hebreus fala da cidade do Deus vivo, Jerusalém celestial.

(3) Quando Jesus estabelecer Seu reino milenial aqui na terra, Ele porá Seu trono na cidade de Jerusalém. Depois do Juízo Final, Jerusalém celestial descerá á nova terra como sede do governo eterno de Deus.

A JERUSALÉM CELESTIAL

Como será o perfeito estado eterno

(1) A comunhão será perfeita (Ap 14.13; 19.1; 21.2,11)

(2) O conhecimento será perfeito (I Co 13.10,12), não precisaremos de teologia

(3) O serviço será perfeito, o céu não será um lugar de ociosidade

(4) A vida será perfeita e abundante (I Tm 4.8), sem tristeza, dor, morte ou sofrimento

(5) Não haverá mais pecado, pecadores e maldição (Ap 21.17; 22.3), nada que contamine e ninguém que cometa pecado entrará.

(6) Terá um governo e habitantes perfeitos (Ap 21.24-26). O governante é o próprio Deus na Pessoa do Seu Filho.

Como Será a Nova Jerusalém

(1) A Nova Jerusalém é santa (Ap 21.2,10). Nesta cidade não há pecado, lugar de comunhão com Deus, alí haverá uma praça, no meio da qual atravessa o rio da vida, com a árvore da vida em suas margens

(2) A nova Jerusalém tem a glória de Deus, a palavra "glória" no grego "doxa" que é aplicada para descrever a natureza de Deus em sua auto- manifestação

(3) A Nova Jerusalém tem uma arquitetura própria. A cidade possui um grande e alto muro com doze portas, sendo três de cada lado e nos fundamentos do muro, estão o nome dos 12 apóstolos. Na Antiga Jerusalém, havia doze portas também.

                (a) Apóstolos: O nome deles no fundamento da cidade representam a Igreja de Cristo como "coluna da firmeza da verdade", representa o fundamento da mensagem de Cristo, a doutrina que foi entregue á Igreja por meio do apóstolos;
                (b) Portas: Cada porta é uma pérola. O nome das tribos nas portas representam a fidelidade de Deus com Abraão, Isaque e Jacó; as pérolas nas portas remetem à perfeição de Deus. A pérola é a única "pedra" preciosa que não precisa de lapidação pelas mãos humanas; já nasce pronta, é perfeita em sua lapidação, cor e tamanho.
              (c) Fundamentos de Pedras preciosas: são as mesmas pedras encontradas no peitoral do  Sumo sacerdote no Antigo Testamento: Jaspe, Safira, Esmeralda, Calcedônia, Sardônica, Sárdio, Crisoleto, Berilo, Topázio, Crisópaso, Jacinto, ametista.

(4) A Nova Jerusalém tem iluminação própria. Aluz desta cidade é semelhante a ima pedra preciosa. Iluminada pela glória de Deus, sua luz tem a resplandecência do jaspe. Não haverá mais templo, sol, lua e noite. A existência dos astros não fará sentido, pois a glória de Deus iluminará a Santa cidade.

(5) A Nova Jerusalém tem uma dimensão própria (Ap 21.16). O arquiteto e construtor é Deus (Hb 11.10). A cidade é quadrangular, perfazendo um total de doze mil estádios de comprimento (metade do continente americano). A cidade será um  perfeito cubo. São 2.223 km em todos os sentidos (altura. largura e comprimento)

(6) A Nova Jerusalém tem um tipo de material próprio (Ap. 21.18). O ouro descrito nos leva a crer que se trata de um material desconhecido aqui na terra.

(7) A Nova Jerusalém tem um reino próprio. O Reino de Cristo não está limitado a mil anos, mas ele reinará para sempre!

O INFERNO COMO DESTINO DOS ÍMPIOS

Sobre o inferno, C.S. Lewis uma vez escreveu: "Não há nenhum doutrina que eu removeria de mais bom grado do cristianismo do que isto, seu eu tivesse esse poder. Mas essa doutrina tem pleno apoio das Escrituras e sobretudo das próprias palavras do nosso Senhor. No Evangelho de Cristo, o conceito do inferno é inevitável". 

Das onze vezes que o inferno aparece no Novo Testamento, todas, exceto uma, vem da boca de Jesus. É Jesus que em todo o Novo Testamento pinta a figura mais gráfica do inferno. Ele pinta o inferno como uma fornalha de fogo eterno e um processo interminável de corrupção (Mt 25.41; Mc 9.48). São trevas enchidos de um choro angustiante, um lugar de castigo eterno (Mt 8.12; 25.46).

"E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga". Essa expressão tem a sua origem no Vale de Hinom, ao sudoeste de Jerusalém, crianças era sacrificadas a Moloque. O rei Josias acabou com este costume (II Rs 23.20), o lugar acabou virando um lixão, onde eram queimados cadáveres de animais. Havia um  combustão constante e por conta dos cadáveres, haviam muitos vermes. Não havia local mais chocante para descrever o inferno.

Algumas expressões são usadas para descrever o inferno no Novo Testamento:

- Fogo eterno (Mt 25.41)
- Trevas Exteriores (Mt 8.12)
- Tormento (Ap 14.10-11)
- Castigo Eterno (Mt 25.46)
- Ira de Deus (Rm 2.5)
- Segunda Morte (AP 21.8)
- Eterna destuição (II Ts 1.9)
- Eterno juízo (Mc 3.29)
- Cadeia da escravidão (II Pe 2.4)
- Prisões eternas (Jd v.6)
- Lago de Fogo (Ap 20.14)
- Fogo que nunca se apagará (Mt 3.12)
- Vergonha e desprezo eterno (Dn 12.2)
- Lugar de tormenta e chamas (Lc 16.23-24)
- Eterna Perdição (II Ts 1.9)
- Lugar de tormento com fogo e enxofre, onde a fumaça do seu tormento sobe para sempre

Como Será o Castigo no Inferno?

O castigo no inferno é a imposição da ira de Deus (Ap 14.10); o castigo no inferno resulta em terrível dor: somente no Evangelho de Mateus, Jesus descreve pelo menos seis vezes os ímpios chorando e rangendo os dentes sob o castigo do inferno. Obviamente eles choram, se lamentam profundamente e rangem os dentes pela terrível dor que sentem. O castigo no inferno é consciente. Nossos corpos atuais, geralmente, submetidos a um situação terrível de dor e trauma, acabam desmaiando. Isso não acontecerá no inferno. Quando a Bíblia diz: "destruição", não está querendo dizer aniquilação, que deixarão de existir, o que a Bíblia ensina, é que os ímpios sofrerão uma "destruição eterna", ou seja, ele estará perdido eternamente em horror e desesperança, não terá mais oportunidade.

Todos receberão o mesmo castigo no inferno?

Assim como haverá diferentes graus de glória no novo céu e na nova terra (I Co 15.41,42), também haverá diferentes graus de castigo no inferno. Aqueles que estão eternamente perdidos sofrerão diferentes graus de castigos, conforme os privilégios e responsabilidades que aqui tiveram - Lc 12.48 - Nota - Bíblia de Estudo Pentecostal 

Paulo também diz a respeito em Romanos 2.5,6.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?