Galera de Cristo 05 - A Oposição Faz Parte da Vida

"O Deus do céu fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não tem parte nem direito legal sobre Jerusalém. e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês" - Neemias 2.20

SEMPRE HAVERÁ OPOSIÇÃO

Resultado de imagem para oposiçãoDesde que satanás foi expulso do céu que ele se levanta contra todo projeto de Deus. Podemos afirmar que desde que existe satanás, Deus sempre teve oposição. Se você tomar uma decisão de servir o Senhor com toda intensidade do ser, haverá oposição também. A vida cristã genuína é luta, é guerra, é batalha, não podemos baixar a guarda em nenhum momento…A palavra para você é simples e contundente: Não desista por causa da oposição. Deus promete estar com você e todo inimigo cairá por terra.

 PREVINA-SE CONTRA OS OPOSITORES

Nossa principal tarefa é fechar a boca dos inimigos que se encontram dentro, no meio do grupo… Mordedura de alguns que se dizem amigos ou até irmãos são mais venenosas do que mordida de cachorro com raiva. Infecta, envenena…
Neemias preveniu-se com Espada e Colher de Pedreiro. Esses instrumentos ilustram o Defender e o atacar. Vigiar e orar. Tem de haver defesa e tem ataque. Você já ouviu comentários de futebol? Os comentaristas falam da defesa menos vazada, mas o time não vai bem porque não tem ataque, ou vice-versa… Você tá escalado no time de Deus, não está na torcida e nem no banco de reservas, precisa entender isso…
Alguém pode argumentar dizendo que igreja é um hospital onde todos podem entrar para serem curados, concordo, mas na sala de cirurgia só os preparados e especializados podem entrar. Só quem é bom e preparado para manusear os instrumentos… Neemias arrumou um exército para previnir-se contra Sambalate e Tobias… Nossa maior tarefa é nos prevenir contra nosso grande inimigo. Estamos numa guerra espiritual…
Vencer é prosseguir a despeito de Sambalate e Tobias…
Ferramenta e Espada… Construir e defender…
Outra coisa que Neemias tinha e nos ensina… Precisamos de estratégias… Confundir o inimigo… Vamos confudir o diabo… VINDO O INIMIGO CONTRA NÓS O SENHOR LEVANTARÁ CONTRA ELE A SUA BANDEIRA…

Neemias nos dá seis instruções vitais para aplicação de nossa vitória pré-determinada sobre o inimigo, a fim de derrotá-lo.
  

1. Compreenda sempre a nossa autoridade doutrinária. Cada   fase da vitória de Neemias é destacada pela sua compreensão da autoridade que recebeu de Deus. Um fundamento doutrinário sólido é essencial para aplicação da vitória na guerra espiritual. Neemias sabia que o seu plano de reconstruir os muros, repor as portas e estabelecer o governo em Jerusalém estava apoiado nas promessas de Deus. Ele tinha as promessas feitas a Abraão e os escritos de profetas como Isaías e Jeremias para reivindicar. Os detratores, sob o controle de Satanás, não tinham nenhum direito dado por Deus nem nenhum direito bíblico e histórico a Jerusalém. Toda vitória sobre as trevas deve apoiar-se nas promessas seguras de Deus expressas na sua Palavra (Ne 2.20)

2. Sempre dependa completamente de Deus e expresse isso em oração. “Ó nosso Deus, escuta como eles caçoam de nós; faze que a zombaria caia sobre a cabeça deles mesmos; que tudo que eles têm seja roubado; e que eles sejam levados prisioneiros para uma terra estrangeira; não perdoes o mal que eles fazem e não te esqueças dos seus pecados, pois insultaram a nós que estamos construindo” (Ne 4.4,5BLH).

3. Estejas sempre alerta e disposto a lutar. A oração era apoiada por grande ênfase na vigilância e prontidão para o combate. “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite por causa deles” (Ne.4.10) Neemias e o povo puseram em prática o que Efésios 6 relata aos crentes a respeito da armadura e vigilância: “Fiquem alertas e orem sempre”. Nosso inimigo não é fácil. A batalha é real e exige um alto grau de atenção com o armamento usado e muita vigilância ao utilizarmos nossas almas de guerra (2Co 10.4). 

4. Fique certo da vitória. Quando o povo de Deus usa a sua autoridade bíblica, dependendo de Deus em oração, a vitória é certa. Talvez não a vejamos em “cinqüenta e dois dias”, ou mesmo no tempo que desejamos, mas a vitória prometida por Deus sempre vem. É bom ver como os inimigos de Neemias que nos seis primeiros capítulos parecia uma ameaça tão grande a todo projeto, perderam gradualmente a importância. Depois de completado o muro, eles mal são mencionados nos sete capítulos restantes. O uso adequado da autoridade conquista a vitória (Ne 4.15; 6.15).

5. Seja sempre corajoso. Alguém disse: “Quando estiver com problemas e seus joelhos tremerem, ajoelhe-se sobre eles”. Esse é o segredo da coragem valorosa dos crentes. Coragem não significa ausência de medo, mas o domínio dele. Neemias e seu povo dominaram o medo pelo uso bíblico dos seus recursos (Ne 6.11,12).
         
6. Sempre espere a provisão soberana de Deus. Na guerra espiritual, é sempre a provisão divina de Deus que derrota o inimigo e conquista a vitória. A passagem em 2Co 10.3-5, nos lembra de que as armas de guerra dos cristãos são suficientes para “destruir fortalezas”. Satanás organizou suas fortalezas sobrenaturais, invisíveis e poderosas na forma de tronos, domínios, principados, potestades, poderes deste mundo tenebroso e forças espirituais do mal.  Todavia, o Salmista lembra: “O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27.1). Neemias conhecia e vivia essa verdade.  Os poderosos não são realmente poderosos quando confrontados com o Todo Poderoso. Todas as fortalezas de Satanás estão sujeitas a Deus que é a nossa fortaleza (Sl 9.9)

A primeira rebelião aconteceu na vida angélica, quando um anjo criado por Deus (Luz-Bel), com grande saber, poder, formosura e sabedoria usurpou para si o direito de ser igual a Deus. Deus o precipitou dos céus e ele se tornou Satanás – arqui-inimigo de Deus (Is 14.12-15). Daí em diante, este ser maligno que Paulo chama em 2Co 4.4, de deus deste século, e Cristo o chama de príncipe das trevas deste século, colocou no coração do homem este mesmo desejo: ser igual a Deus. Aqui está a gênese de toda rebeldia e oposição contra a obra de Deus. (1Tm 3.6).

FONTES DE PESQUISA

http://nasendadacruz.blogspot.com.br/2011/10/como-enfrentar-oposicao-obra-de-deus.html
http://icec.org.br/mensagens/sempre-havera-oposicao-mas-isso-nao-e-desculpa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?