Lição 04 - Sabedoria nas Adversidades da Vida

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo  tereis aflições. mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" João 16.33
Texto Bíblico Básico: Romanos 5.1-6; I Pedro 5.6-10
Resultado de imagem para o crente e a adversidade - estudoA adversidade atinge a todos mais cedo ou mais tarde. Alguns crentes se desintegram sob a pressão dos tempos difíceis. Tornam-se tão amargos e ressentidos em relação a Deus que se afastam do proposito em suas vidas. Podem até recorrer a comportamentos de dependência, na tentativa de escapar da dor. Outros enfrentam desafios semelhantes, mas tem uma reação totalmente diferente. Em vez de enfraquecê-los, a provação torna-os mais forte porque eles aprendem a depender mais plenamente no poder do Espírito Santo. A adversidade pode ser um fardo esmagador ou uma ponte para um relacionamento mais profundo com Deus.

I. Um fardo ou uma ponte?
A. Podemos ver os tempos difíceis como um fardo ou como uma ponte.
1. O fardo, espiritualmente falando, é um peso que pesa sobre nós. Podemos nos sentir cansados ou desanimados, sem alegria e paz.
2. Uma ponte, em contraste, é uma forma de superar a dificuldade e desenvolver um relacionamento mais profundo, mais íntimo com Deus.

B. Dois versos são a base da ponte a uma maior intimidade com o Senhor.
1. Salmo 103:19: “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo”
2. Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que são chamados por seu decreto”

II. A adversidade como uma ponte na vida de Paulo
A vida de Paulo é um dos melhores exemplos de como a adversidade pode atuar como uma ponte para uma relação mais próxima com Deus. Sem as revelações sobrenaturais que o Senhor deu a ele, teríamos uma visão muito menor sobre como viver dia-a-dia a vida cristã. Mas a sua intimidade com o Pai veio como o resultado da perda pessoal grave e dificuldades (Filipenses 3:8,10). Através das dificuldades, ele aprendeu:
A. O contentamento é possível no meio da adversidade. O apóstolo explicou: “Aprendi a viver contente em qualquer circunstância” (Fp 4:11).
B. Deus provê força sobrenatural em nossa fraqueza. As limitações de Paulo permitiu o poder do Espírito Santo trabalhar através de sua vida (2 Coríntios 12:9-10).
C. O Senhor é a fonte de todas as nossas necessidades. Quando confiamos plenamente no Pai, podemos contar com Sua provisão (Filipenses 4:19).
D. Podemos confiar na fidelidade do Senhor. Paulo tinha aprendido a depender do Senhor para conduzi-lo através de qualquer adversidade (1 Coríntios 10:13).
E. O Pai valoriza o servir mais do que os nossos desejos. Em vez de satisfazer a inclinação natural de Paulo ao conforto e a facilidade, Deus enviou a adversidade para prepará-lo para um serviço maior (2 Coríntios 12:7). O Senhor prioriza o desenvolvimento do caráter acima do conforto.
F. Em tempos difíceis, Deus nos dará força para proclamar a verdade. Porque Paulo foi preso, toda a guarda pretoriana ouviu o evangelho (Filipenses 1:13-15). Quanto mais adversidades nós enfrentamos, mais eficaz será a nossa mensagem aos outros.
G. Nós podemos tratar tudo como se vem de Deus. O Senhor usa tudo o que nós experimentamos até mesmo os erros dos outros, para seus objetivos em nossas vidas. Se formos capazes de aceitar as circunstâncias que vêm ao nosso caminho como uma oportunidade para crescer, impedirá que as adversidades nos tornem ressentidos.
H. Temos de aprender mais sobre o Senhor através das adversidades. O sofrimento muitas vezes é o estímulo a uma maior proximidade com Deus.
I. A adversidade nos prepara para confortar os outros de forma mais eficaz. Do ponto de vista de Deus, o sofrimento nos prepara para ministrar aos outros (2 Coríntios 1:3-8).
J. Deus tem um propósito específico para permitir a adversidade. O espinho de Paulo foi projetado para mantê-lo humilde e dependente de Deus, apesar das revelações surpreendentes espirituais que a ele tinha sido dado (2 Coríntios 12:7).
K. Temos que conhecer a alegria no meio da adversidade. Em Filipenses 4:4, o apóstolo escreveu: “Regozijai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, regozijai-vos”.

Muito provavelmente, você está tendo algum grau de adversidade hoje. Você pode tentar lidar com ela usando seus próprios recursos, ou você pode optar por vê-la como um caminho para uma relação mais profunda com Jesus Cristo. Se você é um crente, o incrível poder do Espírito Santo está disponível para equipar, transformar e guiá-lo através de qualquer sofrimento. A ponte da adversidade pode levá-lo para um lugar de proximidade indescritível com o Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

COMPREENDENDO OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A ADVERSIDADE

3.1. Chamar Nossa Atenção. A ti, Senhor, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio, não seja eu envergonhado, nem, exultem sobre mim os meus inimigos (Salmo 25.1-2).
3.2. Assegurar-nos Seu Amor. Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos): pois que filho há a quem o pai não corrige? (Hebreus 12.6-7).
3.3. Tornar-nos Humildes. E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte (2 Coríntios 12.7).
3.4. Refinar-nos. Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição (Isaías 48.10).
3.5. Aumentar Nossa Fé. Contudo, já em nós mesmos tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e, sim, no Deus que ressuscita os mortos (2 Coríntios 1.9).
3.6. Ensinar Obediência Bíblica. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos (Salmos 119.71).
3.7. Peneirar Nossas Amizades. Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão (Provérbios 17.17).
3.8. Aumentar Nosso Desejo de Conhecê-lo. Para o conhecer e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos… (Filipenses 3.10).
3.9. Lembrar-nos de Nossa Luta Espiritual. Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Efésios 6.12).
3.10. Aperfeiçoar, Fortalecer e Fundamentar. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificare fundamentar (1 Pedro 5.10).
3.11. Ensinar-nos Paciência. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança (Romanos 5.3).
É importante entender que há variedades infinitas de adversidades. Deus pode ter vários propósitos em mente quando permite que as tribulações entrem em nossa vida. Contudo, o assunto central que devemos compreender é como responder apropriada e biblicamente aos problemas e tratá-los do modo de Deus a fim de crescer na semelhança com Cristo e não permitir de maneira nenhuma que Satanás os utilize para desencorajar-nos e desqualificar-nos para o ministério efetivo.
Adote algumas atitudes para que as adversidades não se tornem uma pedra de tropeço:
1. DESABAFE COM DEUS. Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração: Deus é o nosso refúgio (Salmo 62.8).
2. REAFIRME A SOBERANIA DE DEUS. Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém, Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida (Gênesis 50.20).
3. LEIA A PALAVRA DE DEUS. Enviou-lhes a sua palavra e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal (Salmo 107.20).
4. REVEJA OS PROPÓSITOS DE DEUS NO SOFRIMENTO. Procure, com esclarecimento do Espírito, tentar discernir qual o propósito de Deus nesse problema específico. Mas tome cuidado. Talvez não consiga descobrir o motivo. O senhor quer que cheguemos ao ponto em que estejamos desejosos de confiar nEle e até agradecer-lhe por confiar a nós a experiência da adversidade, mesmo que nunca saibamos o porquê!
5. COMPARTILHE COM UM AMIGO DE CONFIANÇA. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo (Gálatas 6.2).

FONTES DE PESQUISA
https://pastorjosiasmoura.com/2012/05/05/estudo-como-lidar-com-a-adversidade-estudo-para-escola-dominical-da-igreja-do-betel-brasileiro-geisel/
https://estudos.gospelmais.com.br/adversidade-fardo-ou-ponte.html

Comentários

  1. Comentário!Sem palavras na expressão e revelação dos seus subsídios e esboços enviados . Que Deus as abençoem em o nome de Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?