Lição 08 - O Fruto Espiritual

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes, ao Pai, Ele vos conceda" - João 15.16
Texto Bíblico Básico: Mateus 7.16-20; Salmo 1.1-6

REQUISITOS PARA PRODUZIR FRUTOS
“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” João 15.8.
Imagem relacionada“”… toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus”/ “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons” Mt. 7.17,18.
As árvores enfeitam a natureza, mantém o ar limpo, fresco, além de dar seus frutos na estação própria. Cada árvore dá seu  fruto próprio, de sua própria espécie. Suas flores enfeitam e perfumam o ar, vindo em seguida o precioso fruto. As árvores oferecem também preciosa sombra. É muito bom quando a pessoa está cansada, acalorada, suada, encontra uma sombra pequenina que seja, ou uma grande sombra de uma frondosa árvore,  é o suficiente para um breve ou demorado descanso. As árvores são também abrigo e alimento para os pássaros.
Assim, também acontece com as árvores espirituais. Todo servo de Deus tem obrigação de ser uma árvore. Quanto mais conhecimento da Palavra de Deus, mais comunhão com Deus, maior será a sua árvore. Repleta de folhas, para oferecer sombra aos cansados, acalorados, suados, necessitados de descanso espiritual. Como faz bem uma árvore espiritual frondosa! Quanta sombra, descanso, orientação, segurança ao necessitado espiritualmente!
Flores espirituais com os verdadeiros perfume  e beleza de Cristo, que oferecidos a essas pessoas necessitadas, encontram um alento para o coração, e o início de uma nova caminhada. Caminhada segura e com a certeza de sua salvação em Cristo Jesus, e no fim dela a vida eterna;  Frutos espirituais são ganhos pela transmissão da Palavra de Deus. Todo servo do Deus Altíssimo tem obrigação de ser uma grande árvore, para oferecer descanso ao cansado e sobrecarregado (Mt 11.28), alimento ao faminto(João 6.51), água ao sedento (João 7.38), Todo aquele que crê na Palavra de Deus, o seu fruto é levar outra pessoa a aceitar e se tornar filho de Deus (João 1.12). Abrigo para os pássaros (seres que voam de um lado para outro, sem se fixar num lugar determinado; seres instáveis, que necessitam crescer e se fortalecer espiritualmente, que ainda são crianças na fé, mas precisam se fixar na Palavra de Deus).
A árvore está muito bem arraigada no chão, tem suas raízes fixas no solo, dificilmente um vento ou uma tempestade a derruba, pode até quebrar alguns galhos, mas o tronco fica, e brota rapidamente. Assim, também com a árvore espiritual, quem tem suas raízes fixas na Palavra de Deus e a certeza de que esta Palavra nunca falha, e que em Deus não há mudança, que Ele é fiel e justo para com todo aquele que nele crê e confia. Esta árvore não será derrubada ou desarraigada da Palavra de Deus, muito pelo contrário, ela será fortalecida cada dia mais, ela dará ainda mais frutos, e suas folhas oferecerão deliciosa sombra e abrigo a todos aqueles que a procuram..
A árvore mais admirável quanto aos seus frutos é a videira, que dá seus frutos aos cachos, e os cachos são compostos de numerosas uvas. Dificilmente são contados os grãos de um cacho de uvas. Além de ser uma árvore muito citada na Palavra de Deus. (Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor… João 15.1).
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei”. Gl 5.22,23.
O FRUTO DO ESPÍRITO
O que é o fruto do Espírito? É o caráter cristão de um seguidor verdadeiro de Jesus Cristo, que é desenvolvido no cristão pelo Espírito Santo que nele habita.
Embora o Fruto do Espírito compõem-se de várias qualidades de caráter, essas qualidades juntas formam um único fruto. O Fruto do Espírito não pode ser separado, é um único produto.
Paulo escreveu a cerca dos dons do Espírito nos capítulos 12 e 14 de 1 Coríntios. Mas, você pode se perguntar: Por que ele interrompeu sua discussão sobre os dons com o capítulo 13.
O que Paulo está nos dizendo é: “Se você remover tudo quanto eu tenha dito ou tudo quanto eu tenha feito, restará ainda o que sou realmente.”
Ou seja, mais importante do que eu tenha dito ou do que eu tenha feito, é o que sou.
Em nossa caminhada aprendemos que o Espírito santo vem nos ajudar a servir a Deus. Porém o mais importante para mim como pessoa, é que Ele me ajude a ser o que Deus quer que eu seja.
Não há dúvida quanto a isso: o caráter cristão é vital. Mas o que é, e como poderei saber se o possuo?
Os versículos que começamos a discussão nos oferecem a resposta. O caráter cristão verdadeiro expressa-se no fruto do Espírito.
1 - A Necessidade do Cristão Produzir Fruto Espiritual
Em Mateus 7:15-23 encontramos algumas notáveis declarações saídas dos lábios de nosso Salvador, Jesus, sobre a grande necessidade de reproduzirmos o caráter cristão em nossas vidas.
Conforme Ele disse, os falsos profetas seriam reconhecidos pelo tipo de fruto que produzissem: “Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produzir bom fruto é cortada e lançada ao fogo”. (vv. 17-19)
Jesus prosseguiu, dizendo que surgiriam até mesmo quem expulsasse demônios em Seu nome, mas quem Ele jamais conheceu (vv 22-23). Como tal coisa é possível? A resposta nos é dada em 2 Ts 2:9: “....segundo eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios da mentira ....”
Essa passagem bíblica nos ensina que é possível milagres e dons do Espírito Santo serem imitados por Satanás. Porém, não se pode imitar o verdadeiro caráter cristão, que é produzido em nós através do Espírito Santo, e que depende de uma vida dedicada a Cristo.
Com que propósito você existe? Deus o salvou simplesmente para que você freqüente a igreja durante algumas poucas horas cada semana? NÃO! Você existe para viver ou externar os ensinamentos que receber, revelando Cristo a este mundo perdido e carente.
As pessoas precisam ver a Cristo através da vida do cristão. Talvez sejamos a única Bíblia que muitos deles conseguirão ler.
2 - A Produção de Fruto é uma Prova do Discipulado Cristão
Jesus declarou que deveríamos produzir muito fruto, porque isso demonstraria que somos Seus discípulos (ver Jo 15:8).
Isto significa que não basta aceitar a Cristo, para dizermos: “Eu sou um cristão!”. Ele quer que produzamos muito fruto. Que tipo de fruto? O fruto do Espírito.
A produção de fruto glorifica a Deus .
Disse Jesus: “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto...” (Jo 15:8). Quando alguém permite que a vida de Cristo seja expressa por meio de sua vida, as pessoas perceberão os efeitos que isso produz e glorificarão a Deus. (Mt 5:16)
3 - Condições para Produzir Fruto
Quando estudamos os ensinamentos dados por João no capítulo 15, vemos que existem pelo menos três condições para uma abundante colheita de fruto espiritual: ser podado pelo pai, permanecer em Cristo, Cristo permanecer em nós.
1) Ser podado pelo Pai. Uma vez salvos, o Espírito Santo continua a nos convencer a respeito daqueles aspectos da nossa vida que são diferentes da vida de Cristo, nos purificando e nos santificando. Em uma vida cristã, a disciplina da poda é feita pelo Pai, mediante circunstâncias e influências que produzem em nós uma crescente maturidade e dependência do Senhor. (1 Ts 5:23; Hb 12:10-14; Hb 12:5-6; Rm 5:3-4; Tg 1:2-4; 1 Pe 1:6-8)
2) Permanecer em Cristo. Refere-se à nossa posição em Cristo, nossa unidade e comunhão com Ele. Precisamos estar em Cristo, da mesma maneira que o ramo está ligado na árvore. (Jo 15:4, 2 Co 5:17; Ef 2:6)
3) Cristo permanecer em nós. Diz respeito a nossa semelhança com Cristo. Ou seja, através da nossa vida diária manifestar o caráter de Cristo, por meio do poder do Espírito Santo. (1 Jo 2:6; Jo 17:26)
Precisamos dar lugar ao Espírito Santo em nossas vidas, para sermos capazes de resistir aos desejos da nossa natureza pecaminosa. Somente pelo poder do Espírito Santo é que podemos viver de modo a ter uma vida frutífera e de abundância espiritual.
E aí sim se cumprirá em nossas vidas o que Pedro disse:
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Vós que em outro tempo não era povo, mas agora são povo de Deus; que não tinha alcançado misericórdia, mas agora alcançou misericórdia”. 1Pe 2,9-10
Deus nos chamou para produzirmos frutos! Ele nos escolheu, fez de nós sacerdócio real, povo escolhido para refletirmos seu caráter e revelarmos Cristo ao mundo. Para testemunharmos a respeito do poder do evangelho com a transformação do nosso ser, do nosso caráter.
Mãos a obra e Boa Colheita !!
Texto base: João 15,1-6

FONTES DE PESQUISA
http://www.toquecristao.com.br/tag/frutos-espirituais/
http://www.comunidaderochaviva.com.br/portal/vida-crista/130-deus-nos-chamou-para-produzirmos-frutos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?