Galera de Cristo 11 - Para Tudo Há Uma Ocasião Certa

"Para Tudo há uma ocasião certa; há um propósito debaixo do céu; tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar" - Eclesiastes 3.1,7
CALEBE, CONQUISTANDO UM SONHO AOS 85 ANOS
Imagem relacionadaQuando temos um espírito de fé, Deus pode nos ajudar a superar obstáculos aparentemente intransponíveis.Os doze espiões retornaram da exploração a terra de Canaã para relatar a Moisés e o povo de Israel. As pessoas estavam todas entusiasmados. Deus levou-os do Egito, e, finalmente, o momento da verdade tinha chegado. Quarenta dias atrás Moisés tinha enviado os espiões, com instruções para descobrir o máximo que podiam antes de os israelitas entrarem na terra para levá-la como sua própria. Suas palavras de despedida foram: “Tem bom ânimo. E trazer um pouco do fruto da terra.” (Números 13 e 14. Leia)E ali estavam eles, levando um cacho de uvas tão grande que dois homens tiveram que levá-lo entre eles! “Fomos à terra a que nos enviaste. É verdadeiramente derrama leite e mel, e este é o seu fruto.” Anciosos, as pessoas se reuniram ao redor para ver por si mesmos. Todo mundo queria ter uma parte do fruto.
A terra prometida
Na Nova Aliança, também foi dito para tomar uma Terra Prometida. Como cristãos temos as maiores e mais preciosas promessas, para ser terminado com o pecado e ser participantes da natureza divina (2 Pe 1: 3-4). Os frutos desta terra são as virtudes e bênçãos que recebemos: amor, alegria, paciência, bondade e paz. Quem não quer isso?
Mas a alegria dos israelitas não durou muito tempo. Os espiões também haviam encontrado os habitantes da terra: as pessoas fortes habitando em cidades fortificadas. Seu relatório foi trsite: “A terra, pela qual passamos como espiões é uma terra que devora os seus habitantes, e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. … Éramos como gafanhotos aos nossos próprios olhos, e assim também éramos aos seus olhos “.
O povo de Israel afundou em desespero e chorou a noite inteira. Tinha todos os seus sonhos levados a isso? Tivessem realmente sofrido tantas dificuldades, apenas para ser frustrado logo no limiar da Terra Prometida?

Você acredita?

Muitas vezes pode parecer que em nossa vida cristã também. Nós damos a nossa velha vida de seguir Jesus, com grandes esperanças de uma vida melhor. Mas, então, o nosso inimigo, o pecado em nossa natureza, assoma-se grande e ameaçador, aparentemente impossível de superar. Começamos a sentir que ser cristão custa muito caro; que é muito trabalho, depois de tudo. Por que Deus não nos ajuda?
Deus não pode ajudar aqueles que não querem acreditar. Ele tem muito respeito pelo livre arbítrio que Ele nos deu. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus. Por outro lado, Ele ricamente recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11: 6)
Josué e Calebe, dois dos espiões, falaram. “Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e nos dará … Só não se rebelam contra o Senhor, não temais o povo desta terra, pois eles são o nosso pão; a sua proteção se afastou deles, e o Senhor está conosco “.
Você teria pensado que o povo tomou coração, lembrando as promessas que Deus fizera e os milagres que tinham visto ele executar. Mas não. Por causa da incredulidade, quando eles vieram para cima contra a resistência, eles preferiram apedrejar estes homens de fé do que assumir uma batalha e lutar para a Terra Prometida.

Fé é uma escolha

Mas então Deus entrou em cena. Por não acreditar Nele, o povo de Israel estavam a negar o poder e a glória de Deus. Sua justa ira se acendeu contra eles e Ele jurou que ninguém sobre a idade de vinte jamais iria entrar na terra, mas todos eles iriam perecer no deserto.
Com duas exceções: “Meu servo Calebe, porque ele tem um espírito diferente nele e em seguir-me, eu o introduzirei na terra onde ele foi, e seus descendentes herdarão a terra. … Com exceção de Josué e Calebe, você deve, de modo a entrar na terra que eu jurei que faria habitar”.
Este espírito diferente era um espírito de fé. A fé não significa olhar para o que é visível, mas crer que Deus é Todo Poderoso. Fé significa ser obediente mesmo quando não podemos ver os resultados. Fé significa ação. A fé dá resultados.
Deus quer que nós escolhamos acreditar, e escolher obedecer. Ele quer que sacrificamos alguma coisa. Deus estava com Josué e os israelitas, mas eles tinham que mostrar que eles queriam. Na conquista de Canaã que se seguiu à queda de Jericó, nenhuma cidade foi tomada sem luta.

Provando o fruto

Nesse mesmo espírito de fé nós lutamos nossa própria batalha contra o pecado em nossa natureza. Devemos dar-se nossa própria vontade e desejos pecaminosos. Ele nos dá força quando o buscamos na fé, e quando superamos, toda a glória vai para Ele.
Nada é tomado sem uma luta, mas quando se luta, não há nada que não podemos tomar. Um por um, os inimigos vão cair diante de nós. Então, vamos fazer mais do que ver o “fruto da terra” de uma distância. Amor, alegria, paz e todas as virtudes, vamos mantê-los no nosso alcance e prová-los. A Terra Prometida será nossa.

CALEBE, CONQUISTANDO SEU SONHO AOS 85 ANOS

Calebe aparece na Bíblia quando Moisés envia de Cades-Barnéia 12 representantes das tribos de Israel para espiar a terra de Canaã, e Calebe era um deles, representando a tribo de Judá, conf. (Nm 13.1-6). 
Era um jovem corajoso, e ao retornar com o grupo de espias, não concordou com o relato dado pelos mesmos a Moisés a respeito da terra de Canaã, levando todos os filhos de Israel ao desânimo e à murmuração, quando disseram que as cidades eram grandes e fortes, o povo poderoso e diante dos gigantes, filhos de Anaque, se sentiram como gafanhotos e assim também aos olhos deles (Js 14.6-14).
Mas Calebe não se conformou em ser chamado de ‘gafanhoto’, sabia do valor que ele tinha diante de um Deus que havia demonstrado o seu cuidado e poder para com eles, e lhe ajudaria a conquistar aquela Josué foi um dos espias e seu companheiro de fé, e quase foram apedrejados não fosse a intervenção divina  naquele momento(Nm 14.6-10). Pelo erro dos outros, Calebe foi penalizado a perambular 40 anos pelo deserto até que todos que murmuraram contra o Senhor morressem, para então herdar a terra prometida (Nm 14.29-38).
1. EM MEIO AO CASTIGO DO POVO, DEUS FAZ PROMESSAS A CALEBE
“Porem o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança” (Nm 14.24).Calebe conservou-se firme e constante, sem mudar de intento, a sua fé e confiança em Deus lhe ajudaria a conquistar aquela terra, e isto muito agradou ao Senhor.
2. MUITO TEMPO PASSOU E CALEBE AGORA ESTAVA COM 85 ANOS – DARIA TEMPO?
Muita coisa aconteceu no deserto durante esses 40 anos, mas estava ali Calebe perseverando, guardando no coração a realização do sonho que tinha base na promessa recebida do Senhor.Josué assume a liderança após a morte de Moisés, e toda Canaã é conquistada pelo povo israelita e chegou o momento da distribuição da terra com as tribos de Israel.
3.  O DIA TÃO ESPERADO POR CALEBE CHEGOU E ELE APRESENTA-SE A JOSUÉ
Dá o seu relatório: “Da idade de 40 anos era eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. Mas meus irmãos que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porem, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus. Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor, meu Deus...quarenta e cinco anos, há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos. E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair e para entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão alí, grandes e fortes cidades há ali; porventura o Senhor será comigo para os expelir, como o Senhor disse. E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança” (Js 14.7-13).Calebe recebe de Josué a sua herança no meio dos filhos de Judá (Js 15.13,14).“E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã e Talmai, gerados de Anaque” (Js 15. 14). (Os anaquins constituíam uma raça de gigantes que habitavam partes da terra de Canaã).
EIS O SEGREDO DE CALEBE PARA REALIZAR GRANDES CONQUISTAS:
1. Perseverança em esperar o dia de realizar o seu sonho.
2. Fé e confiança que Deus iria ajudá-lo a realizar o sonho.
3. Não perdeu o ânimo de querer realizar o seu sonho.
A atitude de Calebe mostra que a perseverança na fé e a confiança em Deus e nas suas promessas produzem ânimo, vigor e jovialidade na vida do idoso, fazendo-o caminhar de cabeça erguida, sentindo no coração a alegria do Espírito Santo. Existem muitos jovens desanimados, que se acham sem forças para realizar qualquer tarefa. E muita gente idosa que é ativa e dinâmica. Seja essa pessoa, exemplo para os nossos jovens! Mantenha sua mente jovem, mesmo que ela esteja dentro de um corpo velho e cansado, porque no fim das contas, é ela (sua mente), quem comanda, claro, guiada pelo Espírito Santo.
Siga o exemplo de Calebe e conquiste sua terra prometida. Dê uma rejuvenescida em sua mente e resgate os sonhos perdidos. Você vai conseguir, creia!“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10). “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is 40.31). Perseverar é conservar-se firme e constante em um propósito, sem variar ou mudar de intento. Continuar. Fé “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêm” (Hb 11.1). Confiança - segurança íntima ou esperança em alguém. Ânimo - disposição resoluta em face da adversidade. Coragem. Motivação, disposição num dado momento. 

FONTES DE PESQUISA

https://www.ieadpe.org.br/index.php/departamentos/proati/658-calebe-conquistando-seu-sonho-aos-85-anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?