Lição 10 - Fidelidade Incondicional a Deus


"Sê fiel até a mortem e dar-te-ei a coroa da vida" - Apocalipse 2.10b

Texto Bíblico Básico: Daniel 3.16-20,23,25,27

A FIDELIDADE DEMONSTRADA

Resultado de imagem para fidelidade a deusPara você, o que significa ser fiel a Deus? Você talvez tenha respondido coisas como: obedecer ao pastor, não blasfemar, não ir contra os ensinamentos bíblicos, seguir a doutrina e os costumes de tal igreja, (até porque nossa primeira reação é pensar que ser fiel significa seguir os costumes da nossa igreja), não julgar o próximo, não cobiçar o alheio, praticar boas obras, ir à igreja todos os domingos, cantar em um grupo de louvor, orar ao menos uma vez ao dia, ler a Bíblia periodicamente, ir à Escola Dominical...entre outros. Porém, será que isso realmente significa ser fiel a Deus? Te digo: Não! Ser fiel vai mais além.

Ser fiel a Deus é:
• Reconhecer a Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador e Senhor da sua vida; “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (Atos 4.12)
• Reconhecer que somos Seus filhos; “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16)
• Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo; “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10.27)
• Colocar as suas esperanças em Deus; “Ponha a sua esperança em Deus.” (Salmos 42.11b)
• Fugir da aparência do mal; “Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (I Tessalonicenses 5.22)
• Ter a certeza de que podemos todas as coisas nEle; “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)
• Adorá-lo, obedecê-lo, louvá-lo; “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”. (Mateus 4.10b); “Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor”. (Salmos 18.3a)
• Colocar sua vida no centro da Sua vontade; “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” (Salmos 40.8)
• Confiar nEle e depender dEle; “Confia no Senhor de todo o teu coração”. (Provérbios 3.5a) "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. (Jeremias 17.7)
• Não prostrar-se ante deuses falsos; “Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20.3)
• Cumprir e praticar os ensinamentos contidos nos Evangelhos; “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. (João 8.31b)

E não se esqueça que: “Mas fiel é o Senhor, que os confirmará e guardará do maligno.” (II Tessalonicensses 3.3)


FIDELIDADE CRISTÃ

Texto: "Nisso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta." Dn 6:4

Fidelidade é caracterizada pela firmeza e pela certeza de propósitos, por uma atitude e conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa ou a uma causa, pela incorruptibilidade, pela sinceridade, pela confiabilidade, pelo cumprimento das promessas e votos feitos e pela lealdade sincera. Estas características devem fazer parte da vida cristã. Não estamos falando de uma possibilidade, mas, sim de uma qualidade inerente a vida do verdadeiro crente (Nm 12:7; 1 Sm 22:14). Infelizmente, muitos têm caído na tentação de separar a vida cristã de sua vida cotidiana e a consequência é uma vida sem influência e vazia e de aparência. É aqui que Daniel se destacou (Dn 6:4) foi um homem fiel. Sua fidelidade como servo de Deus trouxe bênçãos para sua vida. Além disso, ao não se contaminar com idolatria da Babilônia e nem com os seus manjares (Dn 1:8) o profeta deu-nos o exemplo de que é possível viver uma vida de fidelidade neste mundo.
O exemplo de Daniel como servo fiel nos dá os seguintes ensinamentos:

I – SER FIEL SIGNIFICA TER INTEGRIDADE

Integridade significa estado ou qualidade de íntegro, de intacto; inteireza moral, honestidade; retidão; imparcialidade; inocência. Daniel foi levado cativo a uma terra distante (Babilônia) e mesmo em terra estranha não deixou-se corromper pelos prazeres e ofertas da nova terra. Seu comportamento foi de fidelidade a Deus e isto foi determinante para seu sucesso. (ver Jo 12:26). Aqueles que são fiéis ao Senhor com certeza serão honrados por Ele.

a) Daniel possuía firmeza de propósitos - Daniel como servo de Deus, não abriu mão de sua fé por estar em um lugar diferente. Manteve-se o mesmo. O crente fiel deve ter consciência de que independente de onde esteja, ele precisa ter firmeza de propósitos. As escolhas que fazemos com certeza determinarão nosso sucesso ou fracasso. Daniel fez sua escolha: servir ao Senhor. Ele continuou firme nos caminhos do Senhor e deu testemunho desse Deus em todos os lugares e cargos e ocupou. Pela mesma forma Josué, falando a todo o povo de Israel, demonstrou qual foi sua escolha: “... eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Jos 24:15

b) Daniel não deixou-se corromper - Integridade fala de uma pessoa que continua intacta, que não se vende nem muda seu estado (condição). Daniel procurou manter-se reto e não contaminar-se (Dn 1.8). Sua atitude demonstra que é possível a um cristão não se envolver com coisas que vão contra sua fé e podem comprometer seu testemunho. Como cristãos devemos cuidar para não perdemos a inteireza moral. Muitos têm se envolvido em questões que mancham sua vida cristã. Não são bons pagadores, não possuem uma vida moral santa, e se deixam contaminar por condutas que não condizem com a verdade cristã. O texto de Dn 6.4 demonstra que o Daniel foi um homem em que não se achou falta alguma. Que Deus nos ajude a termos a mesma conduta .

II – SER FIEL SIGNIFICA SER CONFIÁVEL

As pessoas podem confiar em você? Estamos vivendo em um mundo onde a palavra de uma pessoa muda a todo instante. As empresas estão em busca de funcionários confiáveis. Tudo isso, porque estamos vivendo uma crise de confiança. Há um caos em relação a questão da confiança. Empregados roubam seus patrões, famílias são destruídas pela traição, pessoas mentem e enganam e acham este comportamento aceitável. O verdadeiro cristão deve ser uma pessoa em que os outros podem confiar. Não é uma pessoa dúbia. Não tem duas palavras. Não engana os outros. Vejamos o que diz o Salmo 15: “Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.”
De acordo com este Salmo pode concluir que a vida cristã deve ser de retidão. Este texto nos chama atenção para algumas características:

a) O Cristão deve andar de forma irrepreensível - Ser irrepreensível é um desafio para a vida do cristão. No entanto, isto não significa perfeição ou que não teremos falhas. Significa sim um cristão que anda nos caminhos do Senhor. No linguajar joanino “andar como Ele andou” (1 Jo 2.6). Sua vida no cotidiano e a sua vida na igreja devem ser complementares. O que é fora, também é na igreja e vice-versa. O que Daniel era como servo de Deus também continuou na corte Babilônica. Este deve ser o exemplo a ser seguido. Há muitos que possuem uma vida dupla. Escondem o que são no cotidiano e se apresentam como os bons na igreja. O exemplo desse comportamento era o dos fariseus na época de Jesus. Falavam uma coisa, porém, seu procedimento era de outro (Mt 23). O andar do cristão deve agradar a Deus (1 Tm 4.1; Cl 1.10).

b) O Cristão deve falar a verdade - Sua palavra é verdadeira? Em Daniel não foi encontrada nada que viesse a depor contra sua conduta. Ele era verdadeiro. Você é uma pessoa que fala a verdade? É alguém que professa ter o Deus da verdade em sua vida e anda conforme esta verdade? Muitos se acostumaram com uma vida de mentira e de aparência. Porém, não podem enganar a Deus. Deus conhece os seus corações (Sl 139). Veja o que o apostolo João diz: Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; (1 Jo 2:4). João fala claramente que conhecer a Deus é estar na verdade. Um verdadeiro conhecimento de Deus muda a vida da pessoa (Jo 8.32), portanto, somente os que fazem sua vontade permanecerão (1 Jo 2.17)

c) O Cristão é aquele que se pode confiar – Observe que o perfil apresentado neste salmo ressalta que mesmo quando o crente jura com dano seu, ele não muda. Ele é caracterizando como alguém que não desrespeita o próximo nem tira proveito dele. Em outras palavras: ele é digino de confiança. Falando acerca de Silvano, o apóstolo Pedro, o caracteriza como sendo: o fiel irmão, ou seja, um homem digno de confiança. Que possamos também ter esta qualidade em nossas vidas.


III- SER FIEL SIGNIFICA SER A UM SENHOR

A quem somos fieis? Não se pode servir a dois senhores (Mt 7:14). Daniel demonstrou sua fidelidade a Deus. Há promessa para aqueles que são fiéis (Ap 2:10). Deus não aceita que seus servos vivam uma vida dupla. A adoração deve ser apenas a Ele. Aqueles que professam seu nome devem viver conforme sua Palavra e isto implica em uma vida de fidelidade. Lembremo-nos da Palavra do Senhor ao povo de Israel: Deu 32:20 “e disse: Esconderei deles o meu rosto, verei qual será o seu fim, porque geração perversa são eles, filhos em quem não hà fidelidade”.

a) Deus é fiel Lm 3.22,23; Sl 85.10 - Deus é fiel. Não há nele sombra de variação (Tg 1.17). A fidelidade do Senhor é que nos dá esperança de prosseguir em frente. Somente um Deus que não muda e que mantêm sua Palavra pode ser confiável. Suas promessas são verdadeiras e sua misericórdia está presente cotidianamente em nossas vidas.

b) Deus exige fidelidade - A fidelidade cristã é derivada do próprio Deus (Hb 2.4; Gl 5.22). Deus nos dá a força necessária para que andemos nos seus caminhos. Ninguém pode gabar-se de ser auto suficiente. É Deus quem nos da de sua graça para permanecermos firmes em sua presença. Conforme Deut 32.20 podemos afirmar que o povo de Israel estava sendo infiel a Deus e isto trouxe destruição a eles. Pela mesma forma aqueles que forem infiéis receberão como retribuição a ira de Deus, que é a aplicação da sua justiça devido ao pecado do homem. Façamos da Palavra do Salmista as nossas palavras: Escolhi o caminho da Fidelidade; diante de mim pus as tuas ordenanças Sl 119.30.

Conclusão:

 A fidelidade cristã é preciosa. Cada crente deve procurar ser fiel pois Deus procurar homens e mulheres fiéis (1 Co 4.1-3). Estas pessoas devem saber guardar o que há de mais precioso. Podem roubar nossos bens, podem até intentar contra nossa vida, porém, até os nosso inimigos terão que reconhecer que somos fieis ao nosso Deus. Façamos como Daniel. Uma vida de fidelidade custa um alto preço, todavia, vale a pena. Pois haverá o dia em que o mestre então dirá: Veja esta ilustração:Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

FONTE DE PESQUISA

https://adaliahelena.blogspot.com/2018/06/licao-10-fidelidade-incondicional-deus.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?