Lição 11 - A Busca Constante da Santidade


"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"  Hebreus 12.14
Texto Bíblico Básico - Gálatas 5.1,16-25

SANTIFICAÇÃO: RESULTADO DA JUSTIFICAÇÃO
Resultado de imagem para SANTIFICAÇÃOSe colocarmos no mesmo ambiente uma pessoa saudável e outra gripada, as chances da pessoa saudável ficar gripada é muito grande. É evidente que a pessoa saudável não vai conseguir “passar”, transmitir, saúde àquela que estava gripada. Podemos usar este exemplo para nossa vida em busca de santidade ao Senhor. Podemos dizer que todos os dias estamos em santificação, ou seja, lutamos contra o pecado, contra tudo o que nos afasta de Deus. Quando levamos uma vida longe das coisas santas, estamos nos afastando, do que Deus deseja para nós. Se não tivermos cuidado, aos poucos, os pensamentos e atitudes que não condizem com o cristianismo começam a entrar em nossa vida.
Quando decidimos seguir o cristianismo seriamente, devemos deixar o homem velho para traz e viver uma vida nova. Isso significa que devemos analisar nossas atitudes, para evitar aquilo que não traz santificação. Antigos costumes, como beber, fumar, mentir, falar mal ou enganar, por exemplo, devem ser deixados de lado, para que possamos seguir o exemplo de Cristo.  A busca de santidade ao Senhor envolve identificar hábitos que queremos eliminar.
Práticas antigas
Para este estudo sobre santidade ao Senhor vamos tomar como base o versículo de Êxodo 32:1 – Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós, pois quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe será sucedido.
Se você não conhece o contexto desta história, vamos explicar. O povo havia saído do Egito e Moisés estava no monte orando e buscando as leis santas para o povo, os conhecidos dez mandamentos. Como ele estava demorando muito, o povo resolveu fazer um deus para adorarem. O povo se afastou de Deus e caiu na idolatria. Depois, lendo Juízes, Reis, Crônicas, podemos ver que o povo sempre se voltava à idolatria. Até o fim do Antigo Testamentos há relatos do povo adorando outros deuses, ao invés de buscarem a santidade ao Senhor. Mesmo o povo escolhido por Deus, que saiu da escravidão para viver em sua própria terra, tinha dificuldade em buscar sua santificação. Sabem por que isso acontecia? Porque não guardavam no coração as bênçãos do Senhor e se afastavam de Deus.
Podemos dizer que não conseguimos santidade ao Senhor quando ficamos muito tempo sem ler a bíblia, sem louvar, sem ouvir e cantar músicas cristãs, sem ir à igreja, sem ouvir a palavra, sem jejuar. Quando deixamos de fazer essas coisas, estamos mais propícios a pecar – a esquecer de Deus. Temos que tomar cuidado para não nos afastarmos das coisas santas.
Novas práticas
Nosso relacionamento com Deus envolve a constante busca por santificação. Paulo escreve aos coríntios que, ao aceitarmos seguir Cristo nos afastar das práticas que não trazem comunhão com o Eterno. Recomendamos que você leia também, na sua bíblia, o texto que segue de 2 Coríntios 6:14 até 18. Aqui, vamos destacar o versículo seguinte.
2 Coríntios 7:1 – Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
Como podemos ver a vontade de Deus é que tenhamos comunhão constante com Ele; para isso a busca por santidade ao Senhor é inevitável. Devemos nos empenhar para manter nossa mente e coração afastado daquilo que traz condenação. No entanto, sabemos que estamos em um mundo corrupto e vencido pelo pecado, não há como uma pessoa se isolar totalmente deste mundo, o que dificulta a procura por santidade ao Senhor. Aliás, esta também não é a vontade do Altíssimo. Como podemos ler em João 17:15 – “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. Para compreender melhor este contexto, recomendamos a leitura desde do versículo 14 ao 21. Em 1 Timóteo 6:11 também podemos ver que a orientação para nossa vida cristã – “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”.
Como buscar santidade ao Senhor
Para buscar uma vida de santificação, não devemos nos afastar das coisas santas.
A oração é uma parte importante na vida do cristão, pois nos leva a uma comunhão direta com o Pai. Quando oramos estamos exercendo a fé e buscando comunhão com o Senhor. A oração é um ato de fé, pois estamos falando com quem não vemos, mas cremos. Crer em alguém que não podemos ver é um ato de fé, e sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Orar também é como mantemos comunhão com Deus, pois, de certa forma, estamos conversando com Deus, e quando conversamos com as pessoas estamos em comunhão. Por exercer a fé e a comunhão, podemos dizer que a oração é uma eficiente forma de buscar a santidade ao Senhor.
Outra maneira de buscar a santificação é através do jejum. O jejum é um ato que demonstra que estamos dispostos a vencer a vontade da carne. Hoje em dia é muito comum jejuns não só de alimentos, mas de televisão, internet e outras coisas que demandam esforço para abrir mão. O importante é fazer um jejum de algo que demonstre que estamos dispostos a abrir mão de nossas vontades carnais.
Também podemos indicar como busca de santificação ouvir louvores e canções de adoração, as chamadas músicas evangélicas. Os louvores também podem ser considerados uma fonte de aprendizado, uma ferramenta que nos leva à comunhão com o Pai. Por isso, embora não seja pecado, ouvir músicas seculares (não cristãs) em nada nos ajuda a manter uma comunhão com nosso Senhor.
Evidentemente, não podemos deixar de falar em ler a Bíblia. A principal fonte de informação de nossa fé. Leituras diárias, mesmo que curtas, nos levam a compreender melhor o propósito do Eterno para nossas vidas. A leitura bíblica é indispensável seja para os cristãos mais experientes, ou para os novatos. Não podemos nos acomodar porque já lemos a Bíblia duas, três, quatro vezes.
Por fim, podemos mencionar a comunhão com os irmãos como uma boa forma de buscar nossa santidade ao Senhor. Quando estamos com pessoas que exercem a mesma fé, falamos a mesma língua, temos os mesmos desafios e dificuldades. Manter amizades e relacionamentos com pessoas de fé diferentes não vai nos ajudar em nossa santificação. Os conceitos, a ética, os assuntos são diferentes.
Não se afaste das coisas santas
Podemos concluir esta devocional sobre santidade ao Senhor enfatizando que não podemos nos afastar das coisas santas; oração, igreja, leitura bíblica, louvores. Quando caímos no comodismo, somos influenciados por ideias que não estão de acordo com nossa fé. Como dito no começo do texto, uma pessoa sã e uma gripada na mesma sala fará a pessoa saudável ficar gripada, pois não há como transmitir saúde para alguém doente. Devemos tomar cuidado com nossas companhias e nossas ações. Não devemos nos afastar das coisas santas.
A essência do ensino e pregação na igreja apostólica sempre foi vol­tada à santidade. Para que haja san­tidade é preciso primeiro que haja arrependimento e conversão (At 3.19), daí vêm mudança de atitude, de pensar, de agir, de sentir, gerando uma vida diferente, que busca diariamen­te a santificação. É a Palavra que é Santa (Jo 17.17), poderosa para san­tificar, purificar e levar a igreja a tor­nar-se sem mácula, sem ruga, santa e irrepreensível (Ef 5.26,27).

Até o capítulo cinco de Atos dos Apóstolos, está registrado que a Igre­ja gozava da ação gloriosa do Espíri­to Santo, de um profundo sentimento de amor, de fraternidade, de união e, principalmente, de sinceridade entre seus membros, até que o casal Ananias e Safira tentaram macular a vida de santidade e lealdade da igreja e, por essa razão, foram castigados.

1. O PRINCIPIO DE SANTI­DADE

Deus é santo. Santidade é, pois, um dos atributos do Todo-Poderoso. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, para que fosse santo como Ele é.

Justamente o que separa o homem de Deus é o estado pecaminoso, isto é, a falta de santidade. O Senhor ama o pecador, mas não tolera o pecado (Rm 3.23). Ele exige que Seu povo seja santo, assim como Ele é (Lv 11.44; 19.2; 20.7,26).

1.1 O que se entende por santidade

Ser santo significa ser separado, ser irrepreensível (l Ts 3.13); viver segun­do a vontade divina, não se contaminar com o pecado (Ef 1.4); não se confor­mar com o mundo (Rm 12.2); isto é, não tomar a forma do mundo porque não pratica as obras da carne, mas produz o fruto do Espírito (Gl 5.22).

1.2 O padrão de santidade do crente

O Espírito Santo trabalha na vida do crente para o santificar, tornan­do-o puro para Deus. É Ele quem dá as condições para se ter uma vida espiritual equilibrada. Sem fanatis­mo, porque esse leva à prática de doutrinas heréticas, e sem modernis­mo, porque esse dá lugar aos exage­ros e à carnalidade.

O modelo de santidade do cristão é o próprio Jesus, como o apóstolo Pedro escreveu (1 Pe 1.15); e também o após­tolo repetiu aquilo que o próprio Deus já havia determinado desde os tempos antigos: "Sede santos porque eu sou santo" (Lv 11.44).

1.2.1. A santificação pela Palavra

A Palavra de Deus é santificadora porque é verdadeira. Na oração feita por Jesus ao Pai, Ele intercedeu pela santificação dos discípulos (Jo 17.17). Com certeza, a Sua Igreja também já estava incluída naquela oração. A Palavra limpa, purifica e guarda (Jo 15.3; Sl 119.11).

1.2.2. Santificação na pessoa de Jesus

Quem deixou o mundo e passou a pertencer a Jesus já é santificado por Ele. O apóstolo Paulo escre­veu que "as más conversações cor­rompem os bons costumes" (1 Co 15.33b). Certamente, acontece bem ao contrário com aquele que esco­lheu o próprio Jesus para ser seu amigo, seu constante companheiro, seu Senhor e Mestre (I Co 1.30).

1.2.3. Santificação pelo sangue redentor

Foi lá no Calvário que Jesus deu o passo decisivo de redenção da huma­nidade. Derramou o Seu precioso sangue para remir o pecador. Resga­tou o homem das trevas para a luz, da mentira para a verdade, da impureza para a santificação (Hb 13.12).

2. A BUSCA CONSTANTE DA SANTIDADE

Santidade é um estado de vida que se adquire gradativa e continuamente. É preciso a busca constante dessa qualidade, com a ajuda do Espírito Santo. É necessário constância da perfeita santidade (Ef 4.12,13).

O primeiro passo dado em direção a uma vida pura é a conver­são (2 Co 5.17).

Depois, o crescer na graça e no conhecimento de Jesus (2 Pe 3.18) vai dando ao crente a condição de ir se purificando em todas as di­mensões (1 Jo 3.3) em todos os sentidos:

• No olhar (Mt 6.22; 18.9);
• No falar (Mt 5.37; Ef 4.25);
• No andar (Gl 5.16);
• No portar-se diante dos des­crentes (Rm 14.16);
• Em todo o viver (Fp 1.21; Gl 2.20).

A recomendação de Jesus é para que o crente seja santo em toda a sua totalidade: Espírito, alma e corpo (l Ts 5.23).

2.1. Quando se deve exercitar a santidade

É verdade que, enquanto o cren­te estiver aqui neste mundo em sua peregrinação, ele não será perfeito em santidade. A perfeição, porém, é o alvo maior a que se propõe (Ef 4.13).

Mas a santidade deve ser buscada e exercitada em todas as situações de vida. Para alguns, a santidade só deve ser considerada em casos especiais. Pequenos deslizes não devem ser le­vados em consideração.

Porém, as grandes coisas iniciam como pequenas coisas. Se o crente se acostumar a não dar importância a elas, a sua mente ficará cauterizada e a expressão "não tem nada a ver" pas­sará a ter lugar no seu vocabulário. Certamente, os resultados serão de­sagradáveis, porque sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

2.2. Recomendações aos parti­cipantes da Ceia do Senhor

O apóstolo Paulo escrevendo aos corintos, em sua primeira car­ta, capítulo onze, versículos vinte e sete ao trinta, recomendou quan­to à necessidade de um preparo es­pecial para aqueles que pretendem participar da Ceia do Senhor. Ele advertiu que quem participa indignamente do ato torna-se culpado, isto é, está pecando (1 Co 11.27,28).

Em seguida, diz que na igreja exis­tem muitos fracos, doentes e ate mortos espirituais porque não se preparam, isto é, não se purificam de modo ade­quado, que agrade ao Senhor.

A maior bem-aventurança dos san­tos, para os limpos de coração, foi dita pelo próprio Jesus: "eles verão a Deus" (Mt 5.8b).

3. O PRINCIPIO DA VIDA DA IGREJA

No livro de Atos dos Apóstolos, está registrado o princípio da Igre­ja de Jesus aqui na terra. Sua inau­guração e os primeiros anos da Igreja são descritos como uma sé­rie de abençoados acontecimentos.

Todos os que aceitavam a fé par­ticipavam unânimes, com o mesmo espírito de colaboração. Era co­mum alguém vender sua proprieda­de ou parte dela para ajudar os mais necessitados (At 2.44-46).

Aconteceu, porém, um caso inédito que causou espanto e temor a toda co­munidade dos crentes em Jerusalém.

3.1. Colaboração de todos os crentes

Barnabé, um dos apóstolos, como muitos outros crentes, teve atitude louvável de vender uma propriedade e reverter todo o seu valor para um fundo de ajuda aos mais necessitados da igreja (At 4.34-37). Ananias e Safira também, como os demais, venderam uma propriedade, porém retiveram par­te do valor. Mas Deus conhece o profundo do coração do homem (At 5.1-4). Precisamos estar em alerta às ações que parecem corretas, cuja motivação é profundamente errada. Ananias e Safira foram mentirosos e hipócritas.

O apóstolo Pedro, por revelação do Espírito Santo, detectou onde se origi­nou todo o mal que pretendia atingir a igreja: o coração daquele casal. O que chama atenção no texto sagrado é a ex­pressão: "Ananias, por que encheu Sa­tanás o teu coração?" (At 5.3).

Ananias deixou que seu coração fos­se o centro da vontade de Satanás e por ele fosse controlado. Ananias agiu se­gundo projetou o seu coração. As Es­crituras nos alertam para guardar nosso coração (Pv 4.23).

3.1.1. A impureza prejudica até a família

É triste, mas o mal cresceu rapi­damente, atingindo não só o coração de Ananias, como também de Safira, sua esposa. Ananias e Safira planejaram tudo em oculto e, talvez, para alguns, o ato de trazer aos pés dos apóstolos a importância cujo va­lor real era desconhecido por todos, fosse motivo até de elogios. Mas, quando os crentes estão unidos em um só Espírito e em santidade, todo o pecado é descoberto. "Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade" Jo 17.17

3.1.2. A impureza mancha a igreja

O alvo do adversário foi de macular a veste da noiva do Cordei­ro, porém Deus não permitiu que uma situação de mentira ficasse encober­ta na Sua casa. Ananias e Safira tam­bém tentaram a Deus permitindo a ação de Satanás em suas vidas, mas Deus conhece o mais oculto dos sentimentos do homem e é capaz de, na hora certa, revelá-los. Precisamos vigiar com as nossas ati­tudes ao entrar na Casa do Senhor.

3.1.3. A ação do Espírito Santo inibe a ação do pecado

O diabo, nessa passagem em apre­ço, agiu sutilmente para tentar manchar a igreja, mas a ação poderosa e reveladora do Espírito Santo o impe­diu. O apóstolo Pedro enfatizou o nome desta gloriosa pessoa que é o Espírito Santo, cuja atividade na igreja é santificá-la. Para termos uma igre­ja santa, o Espírito Santo deve ter li­berdade de ação.

Pedro é um grande exemplo de líder sensível ao Espírito Santo. Em meio a toda aquela farsa, mentira e engano, foi revelado o que se passava no coração do casal.

Não se deixou levar pelos valores ali depositados pelo casal. Essa deve ser a atitude dos homens de Deus que são responsáveis pela pureza e integridade da igreja.

3.2. Resultado da disciplina

Para muitos, parece que a disciplina foi dura, pois o casal pagou com suas vidas. Não é dado a nenhum homem o direito de questionar os atos de Deus. Ele sabe porquê usa esse ou aquele meio para disciplinar os errados. "Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Gl 6.7b

Todos os que estavam naquela reu­nião se encheram de temor pela ação divina (At 5.5,11). O mesmo temor deve continuar existindo nos nossos cultos. Precisamos compreender que cultuamos a Deus em um lugar que é santo e também é nosso dever servi-lo em santidade. Deus não espera que Seus filhos O sirvam com medo, mas que O respeitem e O reverenci­em, pois Ele é digno.

Muitos, até hoje, ouvem e leem sobre o que ocorreu com o casal e entendem que essa obra não é de ho­mem, mas de Deus. Para Deus derra­mar do Seu óleo na Igreja, primeiro, Ele a purifica de toda imundícia.

Muitos que moravam em outras cidades foram para Jerusalém, capi­tal do avivamento (At 5.16). Após o episódio com o casal Ananias e Safi­ra, a igreja continuou a crescer, não de expectadores, mas de crentes convertidos, que temiam ao Senhor.

O mundo tem que ser atraído pelas maravilhas que Deus faz: salva, liberta, cura, batiza com o Espírito Santo e dá vida eterna. A igreja não vive de movi­mentos passageiros que envolvem o emocional e não mudam o coração.

Muitos liberais acham que falar sobre santidade vai afastar o povo da igreja. Não é verda­de. O mundo nos observa. É pre­ciso fazer a diferença nessa terra corrompida pelo pecado. A igreja é um lugar diferente, onde Deus se revela e se rela­ciona com o homem.

Quando a igreja faz a diferen­ça, alguma coisa acontece: "E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais" (At 5.14).

Deus tem disponibilizado meios para que a Sua Igreja al­cance esse objetivo: o sangue de Jesus (Hb 13.12; 1 Jo 1.7; Ap 7.14), a Sua Palavra (Jo 15.3; 17.17; Sl 119.9), a ação do Es­pírito Santo (Rm 8.2; Gl 5.16). A igreja deve ser santa porque serve a um Deus santo, logo deve buscar a santidade como condição indispensável para adorá-lo e, no futuro, morar com Ele no céu (Sl 15). Porque Deus é a essência da santidade!

FONTES DE PESQUISA
http://www.ebdareiabranca.com/2011/1trimestre/licao05ajuda02.htm
http://www.materialgospel.com.br/esteja-proximo-do-que-te-oferece-santidade-ao-senhor/

Comentários

  1. Parabéns Daniele... Todos os teus posts são de muita relevância. Que Deus continue abençoando tua vida. Amamos vc e tua família. 😍😘😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Deus abençõe! Continue sempre divulgando nosso trabalho!!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?