Galera de Cristo 02 - Deus, o Supremo criador

"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento anuncia a obra de suas mãos" - Salmo 19.1

Resultado de imagem para interpretação do salmo 19Salmo 19, um salmo de sabedoria, celebra a Palavra de Deus no contexto da criação. Assim, tanto é um salmo da criação quanto um salmo da Torá. Tanto os salmos da criação quanto os da Torá são vistos como subgrupos dos salmos de sabedoria. O poema se inicia nos céus, depois fala da Palavra, e culmina no coração do servo de Deus. O poema possui três partes: (1) celebração da grandeza da criação de Deus (v. 1-6); (2) celebração da pureza da Palavra de Deus (v. 7-11); (3) pedido de reconsideração da vida pessoal e de aceitação por Deus (v. 12-14).

19.1-6 Toda a criação, incluindo os céus, revela a glória e a majestade de Deus (Rm 1.18-20). Firmamento é outra palavra para os céus (Gn 1.6). A ampla extensão que vemos é um testemunho da perícia de Deus (Sl 8.3). Do ponto de vista da terra, nenhum corpo celeste é tão maravilhoso quanto o sol. No antigo Oriente Médio, o Sol era comumente visto como deus. Neste poema, nada mais é que um símbolo maravilhoso do Criador. Qual noivo. É assim representado como que nele se glorificasse seu Criador.

19.7-11 — A lei é a Torá, que significa instrução ou orientação. Este trecho (v. 7-9) apresenta seis palavras para falar da lei de Deus: lei; testemunho; preceito; mandamento; temor; e juízos; seis avaliações da lei: perfeita; fiel; reta; pura; limpa; e verdadeira; e seis resultados seus: refrigera a alma; dá sabedoria aos símplices; alegra o coração; alumia os olhos; permanece eternamente; e é justa. O valor das Escrituras não pode ser comparado a qualquer outra coisa desejável — nem mesmo ao ouro. A lei dá o segredo da sabedoria, da alegria e, o mais importante, da vida eterna.

19.12-14 — Os próprios erros. A discussão da natureza e da perfeição da lei de Deus leva o salmista a considerar a própria imperfeição. Ele sabe ter erros que são ocultos e pecados de soberba. Pede para ser purificado de ambos. Sua prece final corresponde a Salmos 139.23,24. Libertador meu representa Deus como Aquele que obtém nossa liberdade de quaisquer grilhões ou escravidão. O sentido principal da palavra é defensor dos direitos da família.

FONTE DE PESQUISA

https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/08/significado-de-salmos-19.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?