Galera de Cristo 10 - Vida Próspera com Deus

"Já fui jovem, e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão" - Salmo 37.25

CONCEITO DE PROSPERIDADE
Falar sobre prosperidade dá-se a entender que é como falar em riquezas. Contudo, ser próspero não significa ser rico. Ser próspero aos olhos de Deus é ser como alguém que produz bons frutos e os colhe em abundância. Segundo o contexto da Palavra de Deus, o recebimento da verdadeira prosperidade material e espiritual vem de um resultado de obediência, reverência e temor a Deus. O ser humano que deseja ser próspero na vida deve se submeter a uma vida regrada segundo os princípios e a vontade do Senhor, pois é Ele quem governa todas as coisas e é dEle que vem toda sorte de bênçãos.
Imagem relacionadaO desejo do nosso Deus é que Seus filhos sejam prósperos. O Seu interesse é que possamos possuir as boas coisas da vida. Por isso, Sua palavra diz: “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra” (Isaías 1.19).
Infelizmente, muitos têm um entendimento bastante distorcido do significado de prosperidade. Pensam que os ricos e abastados é que são prósperos, já os pobres são culpados pela sua própria decadência. Claro que isso não é verdade, pois a verdadeira prosperidade não está em bens materiais e, sim, em bens espirituais. Como está escrito em Mateus 6.32, 33: “... pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas“.
Deus sabe exatamente tudo o que necessitamos, é Ele quem conhece nossos sonhos e até nossas ambições. Contudo, também é Ele quem pode nos dar todas essas coisas e muitas outras que nem podemos imaginar. Por outro lado, Deus conhece profundamente o íntimo do nosso coração e sabe perfeitamente nossas intenções. Por isso, os bens materiais só serão concedidos segundo a nossa fé e compromisso com Ele, e, é claro, na proporção que o Senhor achar necessário para cada um de nós.
A realidade vivenciada pelo ser humano é a sua constante luta para alcançar uma vida próspera. O motivo principal de não alcançá-la é porque sempre está colocando seus problemas acima de todas as coisas e, por incrível que pareça, até mesmo acima do poder de Deus. É por isso que pessoas assim vivem suas vidas em constantes reclamações e murmurações, e é claro que nada dá certo, e quando as coisas começam a ficar difíceis, os problemas parecem surgir um atrás do outro.
É a velha e chamada independência, o maior mal que existe entre Deus e Seus filhos. Estar independente de Deus é viver tentando resolver, por si só e com suas próprias forças, os seus problemas em vez de cair aos pés do Senhor e se humilhar, demonstrando dependência total dEle.
O profeta Habacuque, em seu livro, demonstra várias de suas inquietações. As quais o importunavam e lhes deixavam indignado até com o próprio Deus. Suas perguntas confrontavam a Deus por não ouvir seus clamores e até seus gritos de socorro, isso fazia com que imaginasse que Deus o abandonara. Mas a grande realidade foi a falta de submissão ao Senhor, a falta de uma entrega total a Ele.
Foi no capítulo 2 de Habacuque que ele recebe a resposta do Senhor após uma entrega total a Ele, e assim diz as seguintes menções de Habacuque: “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que respostas eu terei à minha queixa. O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passe correndo. Pois a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará”.
Colocar-se na torre de vigia e lá orar e vigiar é a melhor forma para se obter respostas vindas de Deus a respeito de nossas queixas. Crer e ter fé acima dos obstáculos que a vida nos traz é garantir uma vida vitoriosa repleta de prosperidade e bênção sem fim.
O grande segredo para uma vida próspera nada mais é que colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida e não duvidar do Seu poder e nem daquilo que Ele possa nos dar!

SETE DICAS PARA UMA VIDA PRÓSPERA

1º – Para ser próspero é necessário reconhecer a supremacia de Deus, seguir os seus ensinamentos e amá-lo com coração verdadeiro, alegre.
 Agora, pois, ó Israel que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e aos seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?(Deuteronômio 10:12-13)
 Deus recomenda na passagem acima que para que tudo vá bem conosco, devemos amá-lo, obedecê-lo guardando os seus mandamentos, seguir os seus ensinamentos levando uma vida correta, buscar sempre ser justo com todos e ter amor ao próximo, pois está escrito que aquilo que quiseres que façam a ti, faça você ao próximo, portanto, se queres ajuda para realizar teus planos, ajude outras pessoas a realizarem os planos delas.
 – Aprenda a obedecer, o que Deus diz.
Guardareis, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra a que estais passando para possuirdes e para que prolongueis os dias nessa terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.(Deuteronômio 11:8-9)
 Todo pai diz para seu filho se você obedecer papai compra o que você quer, isto é, todo pai condiciona a obediência do filho para poder recompensá-lo, e com Deus não é diferente. Se o pai aqui na terra não recompensa o filho rebelde, mas antes o corrige, por que nosso Pai que está no céu deveria recompensar? Você quer as bênçãos de Deus para a sua vida? Quer que os seus projetos sejam um sucesso? Obedeça ao nosso Pai celestial, obedeça a Deus.
 – Estude, compreenda e pratique o que está escrito na palavra de Deus, a bíblia.
 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.(Josué 1:8)
 A Bíblia trata de todo o tipo de assunto que alguém precisa saber pra ser bem sucedido, cita exemplos de pessoas que prosperaram por seguir a palavra de Deus, cita também os maus exemplos para que não venhamos a cometer os mesmos erros e sim aprender com os erros que já foram cometidos e descritos ali, a Bíblia é muito mais que um livro, se você tirar 15 minutos do seu dia que tem 24 horas para procurar entende-la, vai sentir Deus agir na sua vida, peça para o Espírito Santo de Deus lhe dar conhecimento suficiente para entender as escrituras sagradas. O sucesso, a prosperidade você vai obter assim que os escritos deste livro estiverem enraizados em seu coração e na sua boca.
4º – Procure ajuda com quem pode te ajudar.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto as correntes de águas, a qual da seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.(Salmo 1:1-3)
 A maior besteira que se pode fazer quando se precisa tomar uma decisão é procurar ouvir quem não tem condições de te ajudar, um engenheiro não vai pra sala de cirurgia por que não tem conhecimento suficiente para operar alguém; O contador não entra com uma ação perante um tribunal por que não tem autorização para advogar; Então como é que as pessoas costumam tomar decisões através de conselhos de quem não tem condição nenhuma para dar, O casal briga aí o marido vai no bar e pede conselho pro primeiro bêbado que se diz amigo dele que esteja por lá, a mulher vai na vizinha fofoqueira que está mais interessada em saber da confusão do que achar uma solução para a mesma. Aprenda uma coisa, as trevas não tem condições de dar conselhos para a luz, por que quem é das trevas não conhece a luz, então como poderia dar bons conselhos. Sempre que você precisar de ajuda procure com calma quem realmente pode te ajudar, geralmente quem nos ama de verdade e tenha um testemunho de vida real na área que se está passando a dificuldade pode ajudar.
5º – Seja generoso e liberalista no fazer o bem as pessoas e a obra de Deus.
   I – A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.(Provérbios 11:25)
   II – Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra.(IICoríntios 9:6-8)
A Bíblia compara muito o reino de Deus com as coisas da agricultura, e na passagem acima diz que se você quiser ter uma colheita abundante você tem que plantar mais sementes, ou seja, quanto mais sementes você plantar mais se vai colher. E que sementes são essas? Acredito que tudo o que fazemos nessa terra é uma semente, se eu estudo vou colher conhecimento, se eu ajudar alguém eu serei ajudado por alguém, se eu investir nas coisas de Deus ele abrirá portas para que esse investimento retorne multiplicado. Todos os nossos atos, na verdade são sementes que um dia serão colhidas por nós. A Bíblia diz que aquilo que plantamos nós vamos colher, por isso cuidado com o que você anda plantando por que isso é o que você irá colher.
6º – Seja fiel nos dízimos e ofertas.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.(Malaquias 3:10)
 Você pode ler toda a Bíblia e vai ver que a única hora em que o Senhor diz para fazer-mos prova dele é com relação aos dízimos e ofertas. Deus criou todo o universo, ele é dono de tudo o que existe aqui na terra, nós apenas somos administradores do que Deus coloca em nossas mãos e ele pede que de tudo o que ganhamos 10% seja devolvida na sua casa, para que a obra de Deus continue a crescer. Você pode pensar mais Deus não precisa de dinheiro, e não precisa mesmo, mas Jesus quando ainda era homem pagou os impostos com seu dinheiro e disse dê a Cezar o que é de Cezar e dê a Deus o que é de Deus, o dinheiro é necessário nesse mundo para que a obra de salvação seja mantida e cresça a cada dia mais. Se você tiver fé e crer nessa palavra as portas do Céu abrirão sobre a sua vida, não digo que nunca vai te faltar nada, pois está escrito, “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João 16:33).”, agora te digo que Deus é verdadeiro para cumprir a sua promessa e você vai sentir o mover de Deus na tua vida.
FONTES DE PESQUISA
http://portaldosal.com.br/2011/12/01/sete-dicas-para-uma-vida-prospera/
https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/o-segredo-de-uma-vida-prospera/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?