Galera de Cristo 05 - Quem Você é Depende de Quem Você Segue

"Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor Bispo de almas"  - I Pedro 2.25
O BOM PASTOR
A missão de um pastor é zelar pelo seu rebanho. O bom pastor cuida de suas ovelhas e tem muito carinho por elas, a ponto de arriscar a própria vida para protegê-las de qualquer perigo. Jesus afirma que Ele é o nosso bom Pastor, Aquele que cuida de nós e nos guia pelo caminho certo:
Resultado de imagem para reflexão da parábola do bom pastor"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la” (João 10:14-17).
Jesus conhece cada ovelha de seu rebanho. Não importa se são milhões de pessoas, Ele conhece individualmente cada uma delas; sabe de seus gostos, sentimentos, necessidades, sonhos e desejos... Ninguém nos conhece tão bem quanto Jesus! Quando sabemos que somos reconhecidos por Ele, não precisamos sentir medo ou vergonha de alguma coisa. Temos liberdade para sermos nós mesmos, com a certeza de que Ele nunca irá nos abandonar, por mais que estejamos muito longe de sermos perfeitos.
Jesus ainda disse que as Suas ovelhas O conhecem. A grandeza do nosso Senhor não permite que O conheçamos em tudo, mas há muitas coisas que podemos e devemos saber sobre Ele. Para isso, precisamos deixar que Ele governe a nossa vida diariamente, através de nossas atitudes e escolhas. Então veremos seus livramentos, sua provisão e o seu cajado nos consolando e corrigindo quando precisamos.
Quando estamos conhecendo alguém, é normal passarmos horas e horas conversando com ela. Certo? Com Jesus é a mesma coisa! Para termos mais intimidade com nosso bom Pastor, precisamos criar um relacionamento pessoal com Ele, através da oração e leitura da Bíblia. E mesmo assim, muita coisa que aprenderemos sobre Ele, virá através de situações que acontecerão em nossas vidas. O importante é continuarmos obedecendo Suas palavras e assim Ele nos guiará sempre no caminho certo. "Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o" (Isaías 30:21).
Mas talvez você se pergunte: Como posso ter certeza de que sou uma ovelha de Jesus? Veja o que Ele disse:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai" (João 10:27-29).
Jesus disse que suas ovelhas são as pessoas que ouvem as Suas palavras e obedecem, com isso elas têm a segurança da vida eterna. Elas não dão ouvidos a um estranho (João 10.5), mas exclusivamente a Ele. Há muitas pessoas que dizem ser cristãs, mas buscam a palavra em outros lugares, fora da Bíblia. Não existe salvação fora do Evangelho, pois é somente nele que Deus revela o seu plano de salvação, ao enviar Jesus para morrer pelos nossos pecados.
Jesus confirmou que a Bíblia é o único livro que nos leva ao Pai - "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17). Por isso, quando alguém busca a solução em outro lugar, ela irá receber a palavra de um outro deus, ou seja, o deus deste século - Satanás (2 Co 4.4). O apóstolo Paulo nos alerta sobre esse perigo: "O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios" (1 Timóteo 4:1).
Por isso, a melhor forma de você e eu estarmos seguros, é entendermos que somos miseráveis pecadores e totalmente incapacitados de andar nos caminhos de Deus. Somos como a ovelha, que é um animal frágil, indefeso, míope e incapaz de cuidar de si mesmo, e quando nos vermos dessa forma, percebemos a grande necessidade de sermos guiados por Jesus - o nosso bom Pastor.
JESUS, O BOM PASTOR E A BÊNÇÃO DA PAZ
AO CAIR DA TARDE DAQUELE PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ESTANDO OS DISCÍPULOS REUNIDOS A PORTAS TRANCADAS, POR MEDO DOS JUDEUS, JESUS ENTROU, PÔS-SE NO MEIO DELES E DISSE: “PAZ SEJA COM VOCÊS! ” (JOÃO 20:19)
 Jesus o Bom Pastor é o que nos dá paz! Mesmo em meio aos piores momentos de nossas vidas. O medo aprisiona, paralisa. Mas assim que Jesus começa a fazer parte do problema, Ele ministra paz.
Não importa quão difícil esteja. Quão turbulento pareça. Não importa nem mesmo se você está em meios aos confrontos no Oriente Médio, África.
O Bom Pastor tem muita paz para você!
TENDO SIDO, POIS, JUSTIFICADOS PELA FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS, POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO… (ROMANOS 5:1)
Ele providenciou ainda um outro tipo muito importante de paz: a paz com Deus. Estávamos em uma guerra com o Senhor sem previsão de acabar. Todos nós.
Agora, os que creem, foram justificados, remidos pela fé. E essa justificação produziu nova capacidade de relacionamento com o Criador.

JESUS, O BOM PASTOR E A BÊNÇÃO DA CURA

COMO DEUS UNGIU A JESUS DE NAZARÉ COM O ESPÍRITO SANTO E PODER, E COMO ELE ANDOU POR TODA PARTE FAZENDO O BEM E CURANDO TODOS OS OPRIMIDOS PELO DIABO, PORQUE DEUS ESTAVA COM ELE. (ATOS 10:38)
Jesus foi ungido pelo Espírito Santo para ministrar cura sobre as nossas vidas. Nele se cumpriu a palavra do profeta Isaías:
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4,5)
Jesus o Bom Pastor nos abençoa com cura espiritual, restaurando a nossa comunhão com o Pai e com o Espírito Santo. Além disso, ele nos abençoa com cura física. Inúmeras pessoas foram e são curadas pelo seu maravilhoso poder ainda hoje.
Jesus o Bom Pastor é o que nos liberta da opressão do diabo. Milhares de pessoas são atormentadas por ele. Por meio das drogas, bebidas, prostituição, doenças, mentira, traição, etc.
O Senhor Jesus tem poder para libertar-nos disso tudo: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)

JESUS O BOM PASTOR E A LIBERDADE

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, PORQUE ELE ME UNGIU PARA PREGAR BOAS NOVAS AOS POBRES. ELE ME ENVIOU PARA PROCLAMAR LIBERDADE AOS PRESOS E RECUPERAÇÃO DA VISTA AOS CEGOS, PARA LIBERTAR OS OPRIMIDOS…” (LUCAS 4:18)
 Jesus o Bom Pastor também nos abençoa com liberdade. A palavra evangelho tem sua raiz no grego evangelion que significa: boa notícia, boa nova, boa mensagem.
A Bíblia Viva, no evangelho segundo Marcos traz exatamente essa tradução: “Aqui começa a boa notícia de Jesus Cristo, o Filho de Deus.” (Marcos 1.1). O livro de provérbios diz que a boa notícia alegra a alma (Provérbios 25:25)
As boas notícias anunciadas por Jesus o Bom Pastor nos liberta da escravidão. Dos vícios desse mundo. Das cadeias de consumo, bem-estar, da opinião dos outros, relacionamentos e de tudo o que vier em forma de prisão.
Essa liberdade nos ajuda a enxergar as coisas de uma forma diferente. Antes cegos, agora vemos com clareza.Veja que declaração poderosa: “Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” (2 Coríntios 3:17)
Ao receber o Espírito Santo por meio de Jesus o Bom Pastor, somos abençoados com liberdade. O Espírito quebra todas as cadeias que nos prendem. Perceba que antes de recebê-lo, Saulo era um assassino religioso. Após o selo do Espírito Santo, ele passou a anunciar a paz. A liberdade!
Não permita que pessoas ou sistemas tirem sua liberdade de pensar, questionar e duvidar. Não importa quem seja. Autoridade profissional, religiosa, enfim. Não permita que ninguém roube a liberdade que lhe foi dada por Jesus Cristo.
“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.”
“Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.”(Colossenses 2:13-16)
Em Cristo nós somos livres!

JESUS O BOM PASTOR E A BENÇÃO DA COMUNHÃO

NÓS LHES PROCLAMAMOS O QUE VIMOS E OUVIMOS PARA QUE VOCÊS TAMBÉM TENHAM COMUNHÃO CONOSCO. NOSSA COMUNHÃO É COM O PAI E COM SEU FILHO JESUS CRISTO. (1 JOÃO 1:3)
O evangelho é a única mensagem capaz de produzir paz com Deus. O apóstolo João, diz em sua primeira carta que as palavras de Jesus o Bom Pastor tem o poder de produzir comunhão.

Comunhão com as pessoas

Há famílias que são uma verdadeira confusão. Discórdias, brigas, intrigas, agressões, etc.
As palavras de Jesus acabam com essa guerra e produzem comunhão plena com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.
Veja o que o Senhor Jesus diz em Mateus 6.9: Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Agora podemos chamar Deus de Pai!
Antes Deus só era conhecido por ser Senhor. Jesus o Bom Pastor nos apresenta Deus como Pai. Podemos não apenas chamá-lo de pai, mas senti-lo dessa forma.
Isso é maravilhoso!

JESUS O BOM PASTOR E  A BÊNÇÃO DA PROVISÃO

TOMANDO OS CINCO PÃES E OS DOIS PEIXES, E OLHANDO PARA O CÉU, DEU GRAÇAS E OS PARTIU. EM SEGUIDA, ENTREGOU-OS AOS DISCÍPULOS PARA QUE OS SERVISSEM AO POVO. (LUCAS 9:16)
“QUANTOS PÃES VOCÊS TÊM? “, PERGUNTOU JESUS. “SETE”, RESPONDERAM ELES, “E ALGUNS PEIXINHOS”. (MATEUS 15:34)
O Bom Pastor nos alimenta. Umas das coisas que mais tiram a nossa paz, hoje em dia, são os recursos. “Será que vou ter o suficiente?”, “Será que vai dar?”, “Quando será que vou comprar?”.
Jesus é aquele que provê para nós. Não importa qual seja a quantidade de recursos que você tenha, apresente-os a ao Senhor e ele multiplicará.
Um dos homens mais fantástico da história do cristianismo se chama George Müller. Mesmo sendo muito pobre fundou orfanatos, escolas e institutos bíblicos.
Alimentou mais de 10 mil crianças ao longo de sua vida, sem nunca receber ajuda do governo e sem nunca, nenhuma vez sequer pedir nada a ninguém, exceto ao Deus todo poderoso que o sustentou (Recomendo a leitura do livro a autobiografia de George Muller ).
Jesus o Bom Pastor, permanece sendo o mesmo provedor.
Não se permita ficar sem sono, ou extremamente preocupado com essas coisas. Ore a Deus e espere com confiança para ver o que Ele faz.
Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu”. (Mateus 17:27)
Jesus o Bom Pastor pode trabalhar das formas mais inusitadas. Nesse episódio Ele não tinha com o que pagar o imposto. Então, ordenou que Simão Pedro fosse pescar, com a instrução clara de que dentro do peixe estaria o dinheiro suficiente para eles dois.
O Bom Pastor não proveu apenas para si, Ele provê também para seus irmãos.

JESUS O BOM PASTOR E A BÊNÇÃO DA VIDA ETERNA

E ESTE É O TESTEMUNHO: DEUS NOS DEU A VIDA ETERNA, E ESSA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO. (1 JOÃO 5:11)
O Bom Pastor é o único capaz de nos dar vida eterna. Porque esta vida eterna é parte da essência dele. Essência que somente ele possui, como está escrito: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3)
O Princípio para ter acesso a essa vida é crer que Jesus Cristo é o Filho do único e verdadeiro Deus, criador do céu e da terra, do mar e de tudo que neles existe.
É preciso crer que Jesus é o único mediador dessa vida. “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus…” (1 Timóteo 2:5)
Jesus o Bom Pastor nos guia, nos protege, nos alimenta e nos salva. Isso produz para suas ovelhas uma vida extremamente plena. Abençoada!
Ao contrário dele o “ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. (João 10:10), isto é o diabo. Tudo o que ele puder fazer para causar dor, destruição e morte em sua vida e através dela, ele o fará.

Conclusão

Jesus é o bom pastor enviado por Deus para guiar a nossa alma. As sete benção apresentadas neste estudo não são todas as que Deus preparou para você.
Ele disponibiliza toda a plenitude da bênção de Deus sobre nossa vidas afim de que, nós possamos ter vida e vida com abundância. Para receber todas elas é preciso que você faça exatamente oque está escrito em Romanos 10.9:
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”
Se ainda não confessou Jesus como Senhor e salvador da sua vida, faça agora. Ele tem o melhor para você. Se você quiser repita essa oração comigo:
Senhor Jesus, eu confesso a Ti como Senhor e Salvador da minha vida. Perdoe os meu pecados. Lava-me com o teu sangue e escreve o meu nome no livro da vida.
Ponha em mim o selo do Espírito Santo, o Consolador amado. Que Ele me guie pelas veredas da justiça, por amor do teu Nome.
FONTES DE PESQUISA
https://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/jesus-o-bom-pastor
https://www.jesuseabiblia.com/jesus/jesus-o-bom-pastor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?