Galera de Cristo 12 - Bênçãos Para a Família


"Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor" - Salmo 128.4

Resultado de imagem para familia



FAMÍLIA, UMA IDEIA DE DEUS

Este é um tema que nos incita a pensar se, nos tempos atuais e diante das exigências da vida moderna, ainda é possível falar.
Família: Ideia de Deus. Como essa verdade é consoladora e esperançosa e como precisamos acreditar nela, embora saibamos que, muitas vezes, a questionamos: Se Família é Ideia de Deus, por que eu não dou certo com a minha? Se Deus criou a família, por que Ele não intervém na minha? E são muitos questionamentos que fazemos a nós mesmos, a Deus e aos outros.

A verdade é que toda família é um mistério. Se pararmos para pensar, veremos que, ao mesmo tempo, ela tem tudo para dar certo e tudo para dar errado. Como pessoas tão diferentes, criadas em contextos diversos, podem se unir e formar uma nova família? 
Se olharmos ao redor não teremos muitos exemplos que nos sirvam de modelos, nem as famílias da Bíblia conseguiram êxitos favoráveis em seus relacionamentos, pelo contrário, os padrões de funcionamentos eram disfuncionais. Mas o cuidado de Deus para com cada família do passado nos dá esperança de que Ele também cuida e irá cuidar das nossas famílias.

Desde o princípio, Deus estabeleceu princípios eternos para a funcionalidade da família. O que aconteceu é que, com o pecado, o homem passou a seguir seus próprios desejos, rejeitando os ensinamentos divinos, conduzindo assim sua vida e sua família.
A família é a célula mater da sociedade. Sabemos disso. O que não sabemos, talvez, é que, por conta disso, nós cristãos, temos uma responsabilidade muito grande de cuidar de nossa própria família a fim de que elas se tornem mananciais em meio ao deserto; faróis em meio à escuridão e alcancem outras famílias que estão sedentas e sem direção - “Vós sois a luz do mundo” (Mt. 5: 14).

O Projeto de Deus para as famílias começa a ser revelado a nós no livro de Gênesis. Gosto de imaginar a criação e todo ato criativo do Eterno se revelando em cada momento. Diante do vazio (do inexistente) Deus traz o novo. Diante de uma terra disforme, Deus dá uma forma, trazendo para dentro de um contexto de inexistência a possibilidade, ou melhor, a própria existência. A “Tecnologia Divina” tomou conta da terra.

Ao criar esse cenário real, Deus incluiu também a criação da família e delegou a ela o direito e as condições de viver a sua e na sua criação. Neste projeto, estava incluso o padrão Divino para todo o seu funcionamento. A terra daria seu alimento, o homem iria cultivá-la e todos os animais estariam sujeitos ao domínio do homem.

Deus estabeleceu Padrões Divinos e Eternos para a Família. Padrões estes imutáveis, permanentes e que apesar de todas as mudanças que vão sendo geradas no seio familiar pelas pressões modernas, eles permanecem, não mudam, mas continuam prevalecendo, atendendo assim as palavras de Jesus que disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt. 24: 35). 

Neste sistema, todos os membros interagem entre si e cada um tem a sua participação e responsabilidade. Para que esta família alcance seus objetivos, todos precisam cooperar, tornando-se responsáveis em cumprir suas funções especificas, são elas: O casal cuidando do seu casamento, os pais sendo pais dos filhos e os filhos respeitando a liderança dos pais e se submetendo ao seu papel de filho.

O salmista, no Salmo 128, descreve de forma poética essa relação familiar, mas, deixa em evidência a necessidade que toda a família tem de temer ao Senhor e andar em seus caminhos para que ela consiga ter bons êxitos e ser feliz.

Essa verdade, ninguém pode mudar: Deus é o Autor da família, nós somos seus personagens e temos um roteiro, escrito por Ele, a ser seguido e obedecido.
Nosso desafio enquanto Família Cristã é frutificar em meio à crise, fecundar em meio à inexistência. Em meio ao caos das relações familiares semear as sementes de Deus a fim de que gerem as verdades Divinas para as famílias desta Nação.
ESBOÇO DO SALMO 128
A família sempre fez parte dos planos e propósitos de Deus. Deus deseja que as famílias sejam felizes, que vivam em paz e prosperidade.
E exatamente por Deus ter esse cuidado e carinho todo especial pela família é que satanás tem se levantado contra as famílias e provocado confusão, desentendimento, separação, tristeza, vergonha, pobreza e miséria nos lares.
Mas, a despeito de todos os ataques malignos, Deus tem restaurado famílias e trazido a felicidade nos lares que temem e honram ao Senhor! Deus ministrará a felicidade, alegria, paz, prosperidade e salvação no seu lar, na sua família e na sua vida!

I – O MARIDO PROSPERARÁ – versículos 1 e 2

Muitos lares enfrentam a pobreza, miséria, desemprego e até fome. Maridos que muitas vezes agem com estupidez e grosseria na família, maltratando a esposa e filhos. Filhos que se rebelam contra os pais, que enveredam no mundo das drogas. Esposas que sofrem com o caos na família e vivem amarguradas. Para todos esses problemas familiares e para todos esses lares em sofrimento, Deus tem a solução.
Ele promete em Sua Palavra que trará felicidade sobre o lar e a família do marido que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Promete abundância de alimento, prosperidade no trabalho em tudo o que o homem fizer. Maridos decidam agora pela felicidade e prosperidade na sua vida e família tornando-se um fiel discípulo do Senhor Jesus.

II – A ESPOSA FRUTIFICARÁ – versículo 3

Para aquela comunidade agrícola que foi a primeira ouvinte desse Salmo, a videira frutífera de onde se fabricava o vinho representava riqueza, suprimento das necessidades e a alegria do lar. Portanto, todos aqueles que temem a Deus e andam nos seus caminhos experimentarão a alegria que Deus mesmo proporcionará com as Suas bênçãos.
E a esposa que teme ao Senhor, ela será frutífera, não apenas na geração de filhos, mas em todo o trabalho das suas mãos e viverá alegre e feliz em seu lar, com seu esposo e filhos. Mulheres decidam agora pela alegria e felicidade em seu lar, em sua família e em sua vida, temendo ao Senhor, honrando-O, andando em Seus caminhos e tornando-se discípulas do Senhor Jesus!

III – OS FILHOS SERÃO ABENÇOADOS – versículos 3 a 6

As plantas de oliveira, as azeitonas e o azeite da oliveira eram valiosos bens de consumo na vida da nação de Israel. Os filhos “sentados ao redor da mesa” nos transmitem a visão de uma família unida e em paz, de uma família feliz, de uma família que tem seus filhos vivendo em obediência e harmonia com os seus pais.
Portanto, prosperidade, harmonia no lar, paz, filhos abençoados, alegria e tantas outras coisas boas, tudo isso vem do Senhor para aqueles que O temem, que O honram e andam em seus caminhos! Você deseja essas bênçãos para a sua vida e família? Filhos decidam agora pela bênção de Deus sobre as suas vidas.
Decidam agora pela paz, felicidade, prosperidade e alegria em sua vida e família recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO:

No lar em que Deus é honrado, respeitado, obedecido e amado, haverá paz, prosperidade e felicidade! Você deseja isso para a sua família e para a sua vida?
Então, honre ao Senhor decidindo segui-Lo, obedecê-Lo, andar em Seus Caminhos. Receba a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Não fique esperando que o marido tome a sua decisão por Jesus, ou a esposa ou os filhos façam o mesmo. Comece por você que está recebendo essa palavra e Deus completará a obra em sua família.
FONTES DE PESQUISA
https://soestudosbiblicos.com.br/feliz-e-o-lar-onde-deus-e-honrado-salmo-128/
https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/familia-ideia-de-deus-salmo-128

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?