Lição 01- O Cristão e os Valores Eternos

"Como filhos obedientes não vos conformando com as concupiscências  que antes havia em vossa ignorância; mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" - I Pedro 1.14,15

Texto Bíblico Básico: II Coríntios 13.1-8


A FORMAÇÃO DE VALORES

Resultado de imagem para valores espirituais - estudoÉ evidente que as únicas coisas de valor eterno neste mundo são as eternas. A vida neste mundo é temporal, não eterna e, portanto, a única parte da vida que tem valor eterno é a que dura pela eternidade. Claramente, o mais importante neste mundo que tem verdadeiro valor eterno é ter uma relação com Jesus Cristo, pois o dom gratuito da vida eterna vem somente por meio dEle a todos aqueles que creem (João 3:16). Como Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Todo mundo vai viver em algum lugar por toda a eternidade, tanto os cristãos quanto os não-cristãos. E o único destino eterno diferente de estar no céu com Cristo é aquele que proporciona castigos eternos aos que O rejeitam (Mateus 25:46).

Em relação às coisas materiais abundantes que este mundo oferece, que muitos buscam tenazmente, Jesus nos ensinou a não armazenar para nós tesouros terrestres que podem ser destruídos ou roubados (Mateus 6:19-20). Afinal, não trouxemos nada para este mundo, e não podemos levar nada dele. No entanto, nossos principais valores cristãos muitas vezes são ignorados em nossa busca diligente pelo sucesso e conforto material, e no meio dessas atividades terrenas, muitas vezes nos esquecemos de Deus. Moisés abordou esta questão há 3.500 anos, quando seu povo estava prestes a entrar na Terra Prometida. Ele advertiu-os a não se esquecerem de Deus, pois sabia que "depois de haveres edificado boas casas e morado nelas", seus corações se tornariam orgulhosos e se esqueceriam dEle (Deuteronômio 8:12-14). Certamente, não há valor eterno em viver nossas vidas para nós mesmos, procurando tirar da vida tanto quanto possível, assim como o sistema mundial nos faria crer.

No entanto, pode haver um valor eterno significativo no que fazemos com nossas vidas durante o tempo extremamente curto que estamos aqui na Terra. Embora a Escritura deixe claro que nossas boas obras terrenas não nos salvarão ou nos manterão salvos (Efésios 2:8-9), é igualmente claro que seremos eternamente recompensados de acordo com o que fizemos aqui na Terra. Como o próprio Cristo disse: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras" (Mateus 16:27). Na verdade, os cristãos são "... feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10, ênfase adicionada). Essas "boas obras" dizem respeito a servir o Senhor da melhor forma possível com o que Ele nos deu e com total dependência nEle.

O apóstolo Paulo discute a qualidade das obras que podem trazer recompensas eternas. Igualando os cristãos aos "construtores" e a qualidade dos nossos trabalhos com os materiais de construção, Paulo nos informa que os bons materiais que sobrevivem ao fogo do teste divino e têm valor eterno são "ouro, prata e pedras preciosas", ao passo que o uso dos materiais inferiores de "madeira, feno e palha" para construir sobre o fundamento que é Cristo não tem valor eterno e não será recompensado (1 Coríntios 3:11-13). Essencialmente, Paulo está nos dizendo que nem toda a nossa conduta e obras merecerão recompensas.

Há muitas maneiras pelas quais nosso serviço ao Senhor nos trará recompensas. Primeiro, precisamos reconhecer que todo verdadeiro crente foi separado por Deus e para Deus. Quando recebemos o dom de salvação de Deus, recebemos certos dons espirituais (1 Coríntios 12:7, 11). E se pensarmos que nossos dons são insignificantes, precisamos lembrar que, como Paulo disse à igreja em Corinto, o corpo de Cristo é composto de muitas partes (1 Coríntios 12:14). E "Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. … os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários" (1 Coríntios 12:18, 22 ênfase adicionada). Quando exercitando seus dons espirituais, você está desempenhando um papel importante no corpo de Cristo e fazendo o que tem valor eterno.

Todo membro do corpo de Cristo pode fazer contribuições significativas quando buscamos humildemente edificar o corpo e glorificar a Deus. Na verdade, cada pequena coisa pode adicionar ao lindo mosaico do que Deus pode fazer quando desempenhamos a nossa parte. Lembre-se que, na terra, Cristo não tem outro corpo senão o nosso, nenhuma mão senão as nossas, e nenhum pé senão os nossos. Os dons espirituais são o modo de Deus de administrar a Sua graça aos outros. Quando mostramos o nosso amor por Deus obedecendo aos Seus mandamentos, quando perseveramos na fé, apesar de toda oposição e perseguição, quando em Seu nome mostramos misericórdia aos pobres e doentes e menos afortunados, e quando ajudamos a aliviar a dor e o sofrimento que está ao nosso redor, então estamos construindo com "ouro, prata e pedras preciosas" que têm verdadeiro valor eterno.

A NECESSIDADE DE SE CULTIVAR VALORES ESPIRITUAIS

Como temos distribuído nosso tempo, de acordo com a nossa escala de valores? Não se engane, aquilo com o que você mais gasta seu tempo, sem dúvidas, é o que mais tem valor na sua vida. Geralmente, as coisas perdem seu valor com o decorrer do tempo, porém, ao invés de abrirmos nossos olhos para a necessidade de valorizar o que de fato tem valor, substituímos a futilidade pela frivolidade e, com isso, nossa vida está sempre preenchida de coisas inúteis.
A escala de valores de muitos crentes está desordenada. Alguns estão vivendo de modo desordenado porque não fazem a menor ideia do que as Escrituras ensinam a respeito do assunto; outros porque mesmo tendo os valores e prioridades devidamente ordenados no conceito mental, não conseguem tê-los na prática. Acabam deixando que aquilo que é urgente tome o lugar daquilo que é importante.” (Luciano P. Subirá)
Quando a nossa escala de valores não prioriza Deus e sim a vontade da nossa carne. Todo o tempo será preenchido por coisas que não podem preparar-nos para o céu. Quando invertemos os valores, Deus fica sempre do lado de fora. Uma escala de valores onde Deus não é prioridade, produz terríveis resultados, tais como: Desrespeito para com Deus; Falta de reverência na casa de Deus; Filhos desobedientes; Famílias separadas; Falta de conhecimento Bíblico; Apostasia na igreja; etc. As nossas prioridades, são definidas pelos nossos princípios, interesses do momento e também pelo nosso perfil de comportamento. Independente disto, há uma escala de valores a ser atendida que, se negligenciada, trará consequências para nós e para os que nos cercam.
A primeira prioridade de qualquer pessoa deve ser o relacionamento com Deus. Este ponto está seriamente abalado nos dias de hoje. Queremos nos conectar com todas as pessoas ao redor do mundo, menos com Deus. Para compensar fazemos muitas atividades assistenciais ou na igreja, para aliviar a nossa consciência. Este ativismo religioso ou social não significa que temos intimidade com Deus. Cada um de nós necessita ler a bíblia e orar. Sem isto não nos santificaremos e não veremos a Deus.
Se, nós, como igreja não nos preocuparmos em transmitir e conservar os valores cristãos, acabaremos nos secularizando, acabaremos sendo influenciados pelo mundo, adotando e adaptando princípios não bíblicos; transformando toda verdade absoluta em transitória, mutável, inconstante, assim como o mundo e, com isso, perderemos nossa característica como a “noiva de Cristo”, aquela que deve manter alva as suas vestes.
Deus deve ser aquele que precisa ocupar o primeiro lugar em nossa vida, em tudo e em todas as áreas. Erramos quando invertemos a ordem e começamos a colocar outras coisas ou pessoas, no lugar que deve ser ocupado apenas e unicamente por Deus. Assim, começa um processo que, se não corrigirmos a tempo, teremos conseqüências terríveis.
Muitas vezes, nos encontramos com receio de perder algo que temos: uma pessoa, um amigo, um bem, um relacionamento, etc. Normalmente esse temor nos leva a por aquilo tão perto de nós, que acabamos dando exagerada atenção. Quando nos damos conta da realidade, aquele algo se encontra no lugar de Deus em nossas vidas há muito tempo… O que ocorre é: pensamos que Deus quer nos tirar o que desejamos ter, mas de fato Ele não quer isso, contudo, quando colocamos algo no lugar de Deus estamos abrindo uma brecha para que o diabo possa roubar aquilo de nossas mãos.” (Tayara Teles)

FONTES DE PESQUISA



https://www.gotquestions.org/Portugues/valor-eterno.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?