Lição 05 - Os Estudos e a Busca do Conhecimento

"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá" - I Timóteo 4.13

Texto Bíblico Básico: Provérbios 3.13-20

A IMPORTÂNCIA DA BUSCA PELO CONHECIMENTO

4 coisas que você precisa saber sobre a vida acadêmica

Lendo a Palavra de Deus, observo que ela não sugere censura naquilo que lemos e buscamos nos informar, recomendando apenas o discernimento. É o que se extrai de I Tessalonicenses 5:21, quando o apóstolo Paulo diz que devemos examinar tudo e reter o que é bom. Apesar desta passagem se referir à questão das profecias, penso que ela é totalmente aplicável à nossa vida cotidiana, no sentido de nos incentivar, como cristãos, a sermos pessoas bem informadas acerca da realidade que nos rodeia e da situação pela qual atravessa o mundo. Infelizmente, observo que alguns irmãos acabam incorrendo no erro de menosprezar o conhecimento, o buscar se informar bem. É como se, de certa forma, achassem que os fatos, as notícias do mundo, não lhes dissessem respeito, já que a fé em Deus os colocaria em uma espécie de lugar seguro, longe daquilo que é do “mundo”, dos “ímpios”, a não merecer atenção. Outros parecem temer que estudar mais, buscar interesse nas ciências, poderia de alguma forma abalar sua fé. Já ouvi da boca de alguns irmãos, dizendo que tinham medo de perder a fé no meio acadêmico universitário. Aí, eu pergunto: Que fé é essa que só se sustentaria dentro de um ambiente acolhedor (a igreja) ? Ora, esse tipo de postura, a que me refiro, é bastante ruim, em várias aspectos e pode criar certas meninices até mesmo na nossa fé.
Cito um exemplo que vi: Tivemos o trágico acidente envolvendo o time da Chapecoense. Eles estavam em um avião da empresa boliviana LaMia, cuja sigla significa “Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación”. Pois bem, eu vi nas redes sociais alguns cristãos dizendo, com convicção, que o acidente teria ocorrido, pois o nome da empresa seria o mesmo de LÂMIA, que, na mitologia grega, era uma rainha da Líbia que acabou tornando-se um demônio devorador de crianças. Pergunto: Será que buscar se informar neste caso acerca do nome da empresa aérea não seria bem mais inteligente e coerente? Outro exemplo que poderíamos citar é a proliferação de heresias nos nossos templos. E esse fenômeno tem relação direta com o fato de muitos irmãos não lerem a Palavra de Deus, não buscarem se informar mais. Hoje, existem igrejas onde o estudo bíblico é colocado em último plano, sendo que o show musical, a expulsão de demônios e a realização de milagres tomaram o lugar. A escola bíblica dominical em algumas igrejas também é vista como algo secundário, sendo que até bem pouco tempo, era base essencial no caminhar comunitário.
Por outro lado, penso que se o cristão quer se inserir dentro de um contexto mais pluralista que extrapole as quatro paredes da igreja, ele precisa saber dialogar sobre outros assuntos, até para se fazer entendido pelos outros. E para isso, deve buscar estar bem informado, até para que não seja ridicularizado ou visto como um fanático, um alienado. E quando digo isso, penso que o cristão não deve abrir mãos de seus valores e convicções. O próprio Jesus, em Mateus 10:16, envia seus discípulos dizendo que eles devem ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Ora, a serpente aqui traz a ideia de astúcia, sagacidade. Ou seja, os discípulos deveriam estar atentos para não serem enganados. E muitas vezes para não parecermos ingênuos e enganados facilmente, precisamos buscar o conhecimento, ainda mais em uma sociedade tao dividida como a nossa, onde mentiras e meias-verdades são contadas a todo tempo.
Por fim, como tudo na espiritualidade, devemos nos pautar pelo caminho do meio, ou seja, do equilíbrio, pois até mesmo essa busca do conhecimento, se fora da normalidade, vira um fardo difícil de carregar, quando não desemboca para um comportamento de altivez, de se achar superior às demais pessoas. Não é por outra razão que o livro de Eclesiastes 12:12 nos exorta, dizendo: “Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne”.

A IMPORTÂNCIA DA VIDA ACADÊMICA

  1. O conhecimento é um patrimônio permanente em sua vida

  2. O período da graduação é uma experiência única e enriquecedora. Além de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, o papel da educação de nível superior também inclui o crescimento pessoal do aluno. Na Universidade, ele passará por vivências tanto teóricas quanto práticas e obterá conhecimento acerca não apenas da área escolhida, mas também poderá explorar disciplinas de outros cursos, ampliando o seu aprendizado. Por essa razão, é necessário que o aluno inicie os estudos na graduação sabendo da importância que há em aproveitar a vida acadêmica e as várias oportunidades que ela oferece. É inegável a importância do conhecimento na vida do ser humano e para o desenvolvimento da sociedade. Todavia, a ciência, os saberes, as tecnologias só existem porque os seres humanos são inquietos, curiosos, buscam inovações, novas experiências, e rompem, assim, com seus medos, marasmos e inseguranças. Tenha certeza de que tudo o que você aprender e desenvolver com habilidade se tornará um patrimônio permanente em sua vida.  As coisas materiais são passageiras. Porém, inteligência, habilidade e conhecimento são três elementos que nunca poderão ser tirados de você. O sucesso é decorrência disso.

A VIDA ACADÊMICA PROPORCIONA NOVAS EXPERIÊNCIAS

Uma das melhores características da Universidade é a sua pluralidade de disciplinas. O aluno pode participar de atividades extracurriculares e diversos campos de pesquisa. Assim, aprenderá que a maioria das matérias dialogam umas com as outras e possuem conteúdos que estão relacionados. Isso é muito importante para ampliar a sua visão de mundo.
Essas atividades, tais como, seminários, iniciação científica, monitoria, intercâmbio, workshops, estágios e trabalho voluntário são importantes para que o aluno complemente o seu currículo e saia do ciclo básico de cumprir apenas atividades obrigatórias.
Muitas empresas dão valor a essas experiências extracurriculares, principalmente em entrevistas de primeiro emprego, pois elas ajudam na preparação, crescimento pessoal e profissional do aluno, o que faz muita diferença no atual mercado competitivo de trabalho.

NA UNIVERSIDADE VOCÊ APRENDE A RESPEITAR AS DIFERENÇAS

Sabia que o ensino superior é palco da diversidade? São alunos de diferentes faixas etárias e que vieram de várias regiões do país, e até mesmo do mundo, devido aos programas de intercâmbio. Isso possibilita a troca cultural de ideias, que às vezes divergem, mas que também podem se complementar. Mesmo que o mercado de trabalho seja competitivo e seja necessário nos adequar a essa realidade, é muito importante que haja uma interação entre todos os grupos existentes no ambiente acadêmico e que seja criado um sentimento de coletividade. O ideal é que se aprenda a conviver e a respeitar essas diferenças, pois a universidade é um local que prioriza a inclusão e contribui para que o aluno seja capaz de desenvolver uma responsabilidade social e perceber a realidade de forma madura.

CRESCIMENTO PESSOAL

Você já deve saber que a vida acadêmica exige maturidade. Na universidade, deve-se ter autonomia e ser mais ativo, por isso, dê adeus à zona de conforto típica das escolas! Prepare-se para aprender a tomar as suas próprias decisões e se desenvolver emocionalmente. 
  1. As transformações estão cada vez mais velozes. Devemos ter o hábito de estar em constante formação e aperfeiçoamento

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que vivemos em “tempos líquidos”, isto é, um mundo em constante mudança, movimento, em que num piscar de olhos você pode perder uma oportunidade, uma chance, e ficar para trás, sem volta. Nesse mundonão existe o privilégio de se formar e descansar. É preciso ler bons livros, ler bons artigos, participar de eventos, de palestras, aproveitar ao máximo as aulas dos seus professores. O conhecimento transforma, e como afirma o filósofo Francis Bacon, “saber é poder”. Não desperdice o seu tempo, porque tempo é precioso, tempo perdido não volta mais. Não desperdice seu tempo em redes sociais ou aplicativos, mas os utilize para ser uma pessoa melhor. Nós sabemos que tais mídias possuem o seu valor e para muitos é algo importante. Então faça deles um canal para seu desenvolvimento pessoal, para obtenção de conhecimento ou até mesmo como uma ferramenta para seus estudos. Lembre-se que você é o construtor da sua vidavocê é construtor do seu curso superior. A vida acadêmica é apenas uma das muitas etapas que você passará ao longo da sua existência. Aproveite ao máximo cada experiência, crie novos hábitos e busque incansavelmente o conhecimento. A vida é aqui e agora.
GRAÇA X CONHECIMENTO

Antes crescei na graça e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”, 2 Pe 3.18. O apóstolo Pedro teve suas dificuldades no início da sua fé em Cristo, e também ao longo dela, como registra o Novo Testamento. Jesus, antes do calvário, chegou a adverti-lo de que Satanás estava a tramar contra os Doze, inclusive ele, Pedro, para arruinar a sua fé. “Disse-lhe também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”, Lc 22.31,32. O texto bíblico que abre este artigo mostra-nos que na vida espiritual, do crente mais simples ao líder cristão mais destacado, o elemento basilar é a fé em Cristo, priorizada, mantida, fortalecida, purificada, renovada e, ao mesmo tempo, seguida do conhecimento de Deus.  

“Crescei na graça e conhecimento”, diz o texto sagrado. Essa ordem jamais deve ser invertida. Cuidar da nossa fé é cuidar do nosso crescente relacionamento e comunhão com Deus. Estamos falando da fé como elemento da natureza divina, como atributo de Deus (Atos 16: “...a fé que é por Ele...”; Gálatas 5.5: “...pelo Espírito da fé...”). 

A fé em Deus, basilar e primacial como é na vida do cristão, deve ser seguida do conhecimento espiritual. “Criado com as palavras da fé e da boa doutrina”, 1 Tm 4.6. Veja também 2 Pedro 1.5, onde o conhecimento deve seguir-se à fé. Fé sem conhecimento, segundo as Escrituras, leva ao descontrole, ao exagero, ao misticismo, ao sectarismo e ao fanatismo final e fatal. Sobre isso adverte-nos o versículo 17, anterior ao que abre o presente artigo, que os leitores farão bem em lê-lo. É oportuno observarmos que o dito versículo remete-nos claramente ao versículo 18, que estamos destacando. “Antes” é um termo conclusivo; refere-se a uma conclusão à qual se chega. 

“Antes crescei” – A vida cristã normal deve ser um crescer constante para a maturidade espiritual, como mostra 2 Coríntios 3.18: “Somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” Esse crescimento transformador deve ser homogêneo, uniforme, simétrico; caso contrário virão as anormalidades com suas consequências. Lembremo-nos do testemunho do apóstolo Paulo sobre si mesmo em 1 Coríntios 13.11, e o comparemos com o depoimento bíblico de Atos 9.19-30 e 11.25-30. Um crente sempre imaturo na graça e conhecimento de Deus é também um problema contínuo para ele mesmo, para outros à sua volta e para a sua congregação como um todo. E pior ainda é quando o cristão desavisado cuida apenas de seu conhecimento secular, terreno, humano, social, e também quando cuido do conhecimento bíblico e teológico sem antes e ao mesmo tempo renovar-se no poder do Alto, o poder do Espírito Santo, que nos vem pela imensurável graça de Deus em suas riquezas (Ef 2.7). Tudo mediante Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Crescimento do crente na graça de Deus – A graça de Deus é seu grandioso favor imerecido por todos nós pecadores. Essa maravilhosa graça divina é multiforme e abundante (1Pe 4.10; Ef 2.7). Nosso Deus é “o Deus de toda a graça” (1Pe 5.10). Menosprezar essa inefável graça divina é insultar o Espírito Santo, “o Espírito da graça” (Hb. 10.29). Só haverá crescimento na graça de Deus por parte do crente se este invocá-la, apoderar-se dela pela fé e cultivá-la em sua vida. “Minha graça te basta”, disse o Senhor a Paulo quando este orava por livramento (2 Co 12.8-10). 

Crescimento do crente no conhecimento – Esse conhecimento do crente na esfera da salvação, de que nos fala a Escritura, nos vem pelo Espírito Santo (Ef. 1.17, 18; Cl 1.9; 1Co 12.8). Cristo é a fonte e manancial da graça de Deus (Jo. 1.16, 17) e também o alvo do nosso conhecimento (Fp. 1.8,10). O conhecimento de Deus nos vem também pela comunhão com Ele, é óbvio, sendo um meio de usufruirmos mais de Sua graça (2Pe 1.2). Quem está crescendo na graça e no conhecimento de Deus ainda tem muito a crescer. Afirma o texto de João 1.17 “...e graça por graça...”. Se alguém estacionar no desenvolvimento de seu andar com Deus, virá o colapso. É como alguém sabiamente disse: “A verdadeira vida cristã é como andar de bicicleta; se você parar de avançar, você cai!”.

O Senhor Jesus ensinou, dizendo: “Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, Jo. 8.31,32. Não é, portanto, o conhecimento em si que liberta; ele é um meio provido por Deus para chegarmos à verdade. Há muitos na igreja com vasto conhecimento secular, teológico e bíblico, contudo repletos de dúvidas, interrogações, suposições e enganos quanto a Deus, quanto à salvação, quanto às Sagradas Escrituras etc. 

Como pode o crente crescer na graça e no conhecimento de Deus – Primeiro, orando sem cessar (1Ts 5.17; 2Co 12.8, 9; Jr 33.3). A oração é um precioso e eficaz meio de comunhão com Deus. Segundo, lendo e estudando a Bíblia continuamente (At 17.11; 1Pe 2.2; Sl 1.2, 3), e obedecendo a Deus, a partir da Sua Palavra (Sl 119.9. 11; Jo 14.21, 23). E também vivendo de modo agradável a Deus (e não somente em obediência a Deus) (Cl 1.10; 1Jo 3.22); testemunhando de Cristo e de Sua salvação (At 1.8; 5.42); permanecendo na doutrina do Senhor (At 2.42; Rm 6.17; 3Jo vv.3,4); frequentando a Casa de Deus (Hb 10.25; Lc 2.37; Sl 27.4); sendo ativo no serviço do Senhor (Mt 21.28); vivendo continuamente em santidade (Lc 1.75; 2Co 7.1); mantendo-se renovado espiritualmente (2Co 4.17; Ef 5.18) e experimentando a progressiva transformação espiritual pelo Espírito Santo, tendo Ele em nós plena liberdade para isso (2Co 3.18). 

Sinais de “meninice” (não-crescimento) espiritual – Os cristãos da igreja de corinto tiveram este problema (1 Co 3.1, 2). Ver também Hebreus 5.12- 14. Crianças, no sentido físico, são fáceis de detectar; no sentido espiritual, também – havendo exceções, é evidente. A criança fala muito, mas não diz nada ou quase nada. A criança, por natureza, é egoísta. Tudo sou “eu” e o todo é “meu”. A criança brinca muito e também “briga” muito. A criança normal dorme muito – e dorme em qualquer lugar! A criança gosta muito de ruído, de barulho, e geralmente no momento e no lugar impróprios para os adultos. Quanto mais barulho, mais a criança gosta! A criança gosta muito de doces (Ler Provérbios 25.16,27 e Levítico 2.11). Doces engordam, mas engordar não é crescer, e nem sempre é sinal de saúde. 

A criança é muito sentimentalista. Ela vive pelo que sente. Por coisa mínima, a criança chora, amua-se e some da cena. A criança é muito crédula. Ela não discute nem questiona as coisas da vida em geral. Ela crê em tudo, sem argumentar. Ela aceita praticamente tudo sem averiguar, sem filtrar, sem discutir. 

A criança não gosta de disciplina. Ela não gosta de obedecer. Também a criança é fantasiosa. Ela exagera as coisas. Ela cria o seu próprio mundo de fantasia para si e vive esse seu mundo. A criança pequena não tem equilíbrio. Não tem firmeza. Com facilidade, ela tropeça, escorrega, cai e levanta-se. A criança é imitadora. Ela, se puder, imita tudo, inclusive o ato de trabalhar dos adultos, mas tudo imitação, e às vezes machuca-se por isso. A criança, em geral, é fraca; ela não tem a resistência dos adultos. Finalmente, a criança não entende coisas difíceis, coisas de gente grande. 

Essas verdades e realidades devem ser aplicadas à nossa vida cristã para vermos se estamos crescendo para a maturidade ou se ainda permanecemos quais criancinhas incipientes e crédulas. O procedimento correto para o crente evitar um colapso na sua vida espiritual é “crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. 

FONTES DE PESQUISA
https://artigos.gospelprime.com.br/o-cristao-e-o-conhecimento/
http://www.cpadnews.com.br/mensageiro-da-paz/9183/crescer-no-conhecimento-sem-esquecer-o-poder-do-alto-.html
www.guairaca.com.br/fique-ligado/os-desafios-da-vida-academica-e-a-importancia-do-conhecimento-para-o-desenvolvimento-pessoal-e-profissional-por-wilian-bonete/
http://blog.usjt.br/4-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-vida-academica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?