Lição 06 - Teologia do Corpo: Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" - I Coríntios 3.16,17

Texto Bíblico Básico: I Tessalonicenses 5.15-23

CONCEITO DA MORDOMIA DO CORPO
Resultado de imagem para saúde DO CORPO

O nosso corpo é magnífico em todos os aspectos. Ele é mais complexo do que qualquer máquina que o homem possa conceber. Nosso corpo não é produto de uma evolução nem mesmo de uma mera adaptação ao meio. Ele foi planejado e criado pela mente infinitamente sábia de Deus. Destacamos alguns pontos importantes sobre o nosso corpo:
1. O nosso corpo foi criado por Deus (Gn 1.26.27) – O nosso corpo foi criado por Deus e reflete a glória de Deus (Gn 1.26- 27; Gn 2.7). O Dr. Marshall Nirenberg, Prêmio Nobel de Biologia, diz que há em nosso corpo 60 trilhões de células vivas e que em cada uma delas há 1,7m de DNA. Se esticarmos a fita DNA do nosso corpo, teremos 102 trilhões de metros, ou seja, 102 bilhões de quilômetros de fita de DNA, na qual estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos, como a cor da nossa pele e o nosso temperamento. O Dr. Lewis diz que poderíamos empacotar na cabeça de um alfinete todos os dados genéticos de todos os mais de 6 bilhões de habitantes do Planeta. Obviamente, códigos de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra-prima de Deus (Ef 2.10). Ele nos criou e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa e nos entreteceu no ventre de nossa mãe (Sl 139.13-16).
2. O nosso corpo foi redimido por Deus (1Co 6.20) – A redenção não alcançou apenas a nossa alma, mas também nosso corpo (1Co 6.20). Não apenas nossa alma será aperfeiçoada para entrar na glória, mas também nosso corpo será glorificado para desfrutar das bem-aventuranças eternas (Fp 3.21). Nosso corpo foi comprado por um alto preço. Ele não nos pertence; é de Deus. Somos mordomos do nosso próprio corpo. Se o destruirmos, Deus nos destruirá (1Co 3.17).
3. O nosso corpo deve glorificar a Deus (1Co 6.20) – Devemos glorificar a Deus em nosso corpo (1Co 6.20). Porque fomos remidos e comprados por alto preço, precisamos, agora, glorificar a Deus em nosso corpo. Não temos mais o direito de apresentar os membros do nosso corpo ao pecado. Devemos, agora, usar o nosso corpo em santificação e honra (1Ts 4.4). O nosso corpo não é destinado à impureza, mas à santificação. Devemos comer, beber e fazer qualquer outra coisa para a glória de Deus (1Co 10.31). Nossos olhos devem ser puros. Nossos corações devem ser fontes de vida. Nossos pés devem caminhar por veredas de justiça. Nossos pensamentos devem ser centrados em tudo o que é verdadeiro, puro e louvável (Fp 4.8).
4. O nosso corpo é habitação de Deus (1Co 6.19) – O Deus transcendente, que nem os céus dos céus podem contê-lo, deleita-se em habitar plenamente em nosso corpo. Fomos feitos morada do Altíssimo. Deus Pai, Filho e Espírito Santo habitam em nós plenamente (Ef 1.20-23; 3.19; 5.18). Nosso corpo é o Santo dos Santos onde a glória de Deus se manifesta. O apóstolo Paulo diz que somos santuários do Espírito e que Deus habita em nós (1Co 6.19). Assim como o tabernáculo era um símbolo da igreja, e a arca era um símbolo de Cristo, assim também por onde andarmos levaremos conosco a gloriosa presença de Cristo, pois Ele habita em nós (Cl 1.27). Duas implicações podem ser desprendidas das verdades anteriormente mencionadas.
Primeiro, devemos cuidar do nosso corpo como mordomos fiéis. O nosso corpo deve ser alimentado e cuidado (Ef 5.29). O cuidado da saúde física e emocional é uma responsabilidade nossa como mordomos de Deus. Devemos equilibrar trabalho e descanso (Êx 20.8-11). Devemos deixar para trás a bagagem da ansiedade e da mágoa, se quisermos um corpo saudável, uma mente limpa e uma alma santa.
Segundo, devemos compreender que, se formos mordomos infiéis, seremos a própria vítima. Muitas pessoas destroem o corpo comendo muito, comendo mal ou se intoxicando com drogas mortíferas (Fp 3.19). Outros destroem o corpo deixando de fazer faxinas necessárias nos porões da mente, abrigando, assim, ressentimentos que flagelam a alma e adoecem o corpo. Os mordomos infiéis que maltratam o corpo serão suas próprias vítimas e colherão os frutos amargos de sua semeadura insensata. Como você tem tratado seu corpo? Você tem sido um mordomo fiel nessa administração?
1ªCo. 6:19-20 – O corpo é a estrutura física do homem. Este foi criado por Deus com um cuidado especial. Ao criar as demais coisas, Deus disse: “Haja”. Quando, porém, criou o homem, formou-o do pó da terra e soprou-lhe nas narinas dando assim o fôlego da vida(G.2:7). O salmista Davi disse: “Eu te louvarei porque de um modo admirável e maravilhoso fui formado” (Sl.139:14).

 CONCEITO FALSO SOBRE O CORPO

Há um conceito errôneo que existe desde o primeiro século, divulgado pelos gnósticos de que a matéria é má. Com este conceito negam a encarnação de Jesus(o fato de Jesus ter vindo em carne) e afirmam que Ele veio apenas em Espírito. A Bíblia condena este conceito em 1ªJo.4:2-3. Também afirmam que não devemos nos preocupar com a preservação e santificação do nosso corpo, pois sendo a matéria má, não importa o que façamos com o mesmo. A Bíblia, por sua vez, também condena este conceito que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, devendo ser cuidado como tal(1ªCo.6:19-20).
 O QUE A BÍBLIA FALA DO NOSSO CORPO
 É usado como metáfora da igreja – 1ªCo.12:12-31 . Corpo de Cristo – Somos membros do Seu corpo místico, por isso, somos destinados a participar da mesma natureza do Cabeça. Cristo é o cabeça de um corpo espiritual, tal como o corpo físico tem uma cabeça que governa os seus membros; Podemos glorificar a Deus em nosso corpo – 1ªCo.6:20 – fazei tudo para a glória de Deus. Essa dedicação elimina a servidão do pecado, incluindo o pecado da imoralidade. O nosso corpo é o instrumento que dispomos para a glorificação de Deus; Devemos dedicá-lo à Deus – Rm.12:1-2 – Como? Que os olhos não contemplem o mal – isso importa em sacrifício. Que a língua não profira nenhuma vileza – isso será uma oferta. Que as mãos não operem o que é pecaminoso – isso é um holocausto. Quando essa transformação segue os moldes da imagem de Cristo, o seu alvo final é a perfeição absoluta. “…a boa, agradável e perfeita…”, é um alvo elevadíssimo que é posto a nossa frente, ou seja, Deus deseja que nós tenhamos qualificações como filhos dEle.
 DEVERES PARA COM O CORPO
a) alimento saudável;
b) higiene do corpo, da casa, das vestimentas, evitando assim doenças;
c) Cuidados preventivos do corpo;
d) Uso de trajes santos – Sl. 96:9;
e) Lazer – Lc. 2:52;
f) Fugir da prostituição – 1ªCo.6:15-18; Ef. 5:1-4; Cl.3:5; – aquele que se une a Deus, mediante a fé em Cristo Jesus, recebe o Espírito e se torna participante da natureza divina. Aquele que tem contato com outra pessoa fora do que a palavra de Deus ordena, está modificando a condição inicial da união com Deus e está profundamente caído. O corpo não é o lar temporário da alma. É lugar de habitação do Espírito Santo, o santuário de Deus, o qual será também ressuscitado pelo poder de Deus, tal como o Senhor Jesus foi ressuscitado.
Cuidar do nosso corpo é um dever. Deus escolheu fazer dele o Seu templo. Sendo assim, saibamos que o nosso corpo não é nosso, mas de Deus.
CINCO CUIDADOS BÁSICOS COM A SAÚDE

Manter-se saudável e ativo é uma das grandes alegrias da vida. Afinal, sentindo-se bem é possível fazer todas as coisas pelas quais você tem vontade, participar de atividades familiares e estar ao lado das pessoas que ama.

Porém, para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Pequenos cuidados farão com que seu corpo e mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo: 

1 – Beba água

Os especialistas dizem isso a todo momento. A água faz muito bem ao organismo, ela atua em todas as funções do corpo (circulação, digestão, excreção) e além de hidratá-lo permite também que a temperatura seja mantida. Segundo os conselhos médicos é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo. 

2 – Alimentação 

Comer é fundamental para manter a energia e saúde do corpo, no entanto, a ingestão de bons alimentos faz toda a diferença. O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, eles atuam de forma importante para manter o bom funcionamento do organismo. Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições. Eles fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. Outro fator fundamental é a moderação. Consumir moderadamente todos os alimentos pode fazer a diferença entre ter uma vida saudável ou não. 

3 – Exercícios físicos 

Gostar de praticar exercícios físicos não é unanimidade, infelizmente. No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde. Já dizia o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. Sendo assim, mesmo que você não goste muito de praticá-los, faça isso pensando em sua saúde e bem-estar ao longo dos próximos anos. Procure auxílio de especialistas antes de sair praticando exercícios, desta forma você estará amparado por profissionais que lhe indicarão como começar e quais os exercícios que serão mais indicados para você. O importante é adquirir o hábito de praticar exercícios sempre. 

4 – Descanso 

Ter momentos de relaxamento e um bom período de sono também auxilia no bom andamento da saúde. Porém, com a vida corrida que muitas pessoas levam, esses momentos ficam cada vez mais escassos. Como são muito importantes e devem fazer parte dos hábitos saudáveis, planeje tempo para eles.Para começar você pode ter uma hora para dormir. Estipule com base no seu tempo de sono. Procure respeitar esse horário para garantir boas horas de descanso. Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Eles são importantes para manter sua mente longe do stress diário e lhe darão mais ânimo para enfrentar uma nova jornada. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste. Dê esse presente para você mesmo.  

5 – Faça exames pelo menos uma vez por ano

Procure seu médico para exames de rotina pelo menos uma vez ao ano, desta forma você poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças. Defina um mês em sua agenda, e a cada ano, naquele mês definido, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde.
Cuide de sua saúde, ela é indispensável para uma vida feliz!

O QUE É SAÚDE EMOCIONAL

A saúde emocional é caracterizada pela capacidade de controlar e gerenciar as alterações de comportamento que influenciam nossas atividades cotidianas.
Nesse sentido, aborda-se sentimentos que ocasionam falta de motivação, vida afetiva vazia, objetivos pessoais e profissionais difusos, comportamentos apáticos e de procrastinação frente às atividades diárias.
É fundamental não somente identificar os problemas relacionados à saúde emocional, mas também guiar suas atitudes para resolvê-los. Confira a seguir algumas dicas para modificar essa condição clínica:

Evite desequilíbrios emocionais

A saúde emocional é tão importante para o funcionamento do corpo e da mente que o desequilíbrio de suas funções pode levar ao esgotamento mental.
Esse agravo é caracterizado pela exacerbação de emoções negativas, que podem se externar por meio de choros intensos, desabafos angustiantes, insônia ou agitação para dormir, irritabilidade, falta de paciência e dificuldade de concentração.

Invista em comportamentos positivos

autoestima deve ser sempre cultivada através de comportamentos e atitudes positivas. Mude o visual, modifique o jeito de se vestir, aposte nas novidades e tendências sobre estética e beleza, enfim: invista naquilo te faz se sentir bem.
Melhore sua atitude e se aproxime de pessoas alegres, motivadoras, que possam te ajudar a controlar suas emoções e a crescer pessoal e profissionalmente.
Paralelamente, procure eliminar o ódio, a angústia, a inveja, a solidão e o estresse. Administre as tensões e preocupações diárias para que elas não atrapalhem suas funções vitais de alimentação, sono e convívio social.
Mas lembre-se de estabelecer metas realistas para que seus objetivos possam ser alcançados. Se o resultado for positivo, aproveite para se recompensar!

Melhore sua alimentação

Cuidar da alimentação é uma ótima forma de se manter emocionalmente saudável. Uma nutrição adequada pode prevenir comportamentos de irritabilidade e sintomas de depressão.
Invista principalmente em alimentos ricos em Omega 3 (frutos do mar, óleo de linhaça, carnes vermelhas), vitaminas do complexo B (ovos, banana, abacate) e ácido fólico (vegetais verde escuros, frutas cítricas).
Também é recomendável a infusão de chás calmantes, como flores de camomila, raízes de valeriana e folhas de passiflora.
Esses nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do cérebro, pois acalmam e diminuem os sintomas de ansiedade.

Pratique atividades prazerosas

Nada como balancear as emoções com atividades que te dão prazer. Além de acalmar e ajudar na concentração e canalização de sentimentos, atividades prazerosas estimulam a inteligência e as habilidades socioemocionais.
Dedique um tempo do seu dia para avaliar melhor aquela proposta do curso de confeitaria, de artesanato, de canto lírico ou de artes cênicas que você sempre quis fazer.
Além de ser um motivo para se desacomodar, essa iniciativa garantirá uma rotina de horários, treinos e compensação pelos bons resultados alcançados.
A saúde emocional está relacionada à qualidade de vida, ao bem estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo.
Portanto, é importante entender os sintomas do seu desequilíbrio, suas complicações e a forma de lidar com as possíveis adversidades.
 
 
 

FONTES DE PESQUISA

https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/a-mordomia-do-corpo-2/
http://www.atosdois.com.br/mordomia-do-corpo/
https://www.familia.com.br/5-cuidados-basicos-com-a-saude-para-ter-uma-vida-plena/
https://escoladainteligencia.com.br/o-que-e-saude-emocional-e-como-ela-interfere-no-seu-dia-a-dia/
http://www2.uol.com.br/vivermente/multimidia/sete_dicas_para_manter_a_saude_emocional.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?