Lição 07 - Trabalho, Dignidade e Prosperidade

E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens" 
 Colossenses 3.23

Texto Bíblico Básico: João 5.8-17


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O TRABALHO

Resultado de imagem para o trabalho

A origem do trabalho é descrita no livro de Gênesis. Na passagem de abertura, Deus é o trabalhador primário, ocupado com a criação do mundo (Gênesis 1:1-15). A Bíblia diz que Deus trabalhou por seis dias e descansou no sétimo. Deus foi o primeiro a trabalhar sobre a terra; portanto, o legítimo trabalho reflete a atividade de Deus. Porque Deus é inerentemente bom, o trabalho também é inerentemente bom (Salmo 25:8, Efésios 4:28). Além disso, Gênesis 1:31 declara que quando Deus viu o fruto do Seu trabalho, Ele disse que era tudo "muito bom", alegrando-Se com o resultado. Por este exemplo, é evidente que o trabalho deve ser produtivo e deve ser conduzido de uma maneira que produza um resultado da mais alta qualidade. A sua recompensa é a honra e satisfação que vêm de um trabalho bem feito.

Salmo 19 diz que Deus Se revela ao mundo através da Sua obra. Por meio da revelação natural, a existência de Deus é conhecida por todas as pessoas na terra. Assim, o trabalho revela algo sobre aquele que o realiza. Ele expõe o caráter subjacente, motivações, habilidades e traços da personalidade. Jesus repetiu este princípio em Mateus 7:15-20 quando declarou que as árvores ruins produzem apenas frutos ruins e boas árvores somente bons frutos. Isaías 43:7 indica que Deus criou o homem para a Sua própria glória. Em 1 Coríntios 10:31, lemos que tudo o que fazemos deve ser para a Sua glória. O termo glória significa "dar uma representação precisa." Por isso, o trabalho feito por cristãos deve dar ao mundo uma imagem fiel de Deus em sua justiça, fidelidade e excelência.

Deus criou o homem à Sua imagem, com características semelhantes a Ele (Gênesis 1:26-31). O homem foi criado para trabalhar com Ele no mundo. Deus plantou um jardim e lá colocou Adão para cultivar e mantê-lo (Gênesis 2:8,15). Além disso, Adão e Eva tinham a responsabilidade de subjugar e governar sobre a terra. O que este mandato original de trabalho significa? Cultivar significa promover o crescimento e melhorar. Mantersignifica preservar do fracasso ou declínio. Subjugar significa exercer controle e disciplina. Governar significa administrar, responsabilizar-se e tomar decisões. Este mandato aplica-se a todas as vocações. Os líderes da Reforma do século 15 enxergavam a ocupação como um ministério diante de Deus. Quando visto dessa forma, os trabalhos devem ser reconhecidos como ministérios, e os locais de trabalho devem ser considerados como campos missionários.

A Queda do Homem descrita em Gênesis 3 gerou uma mudança na natureza do trabalho. Em resposta ao pecado de Adão, Deus pronunciou várias decisões em Gênesis 3:17-19, a mais grave das quais é a morte. No entanto, o trabalho e os resultados do trabalho são retratados no resto dos julgamentos. Deus amaldiçoou a terra. O trabalho tornou-se difícil. A palavra fadiga é usada, o que implica desafio, dificuldade, cansaço e luta. O trabalho em si ainda era bom, mas o homem deve esperar que só será realizado pelo "suor do seu rosto." Além disso, o resultado não vai ser sempre positivo. Embora o homem coma as plantas do campo, o campo também produzirá espinhos e abrolhos. O trabalho duro e esforço nem sempre serão recompensados na forma como o trabalhador espera ou deseja.

Note também que o homem estaria comendo da produção do campo, não do jardim. Um jardim é um símbolo de um paraíso terrestre feito por Deus como um confinamento seguro. Jardins também simbolizam a pureza e a inocência. A terra ou o campo, por outro lado, representa um espaço desprotegido ilimitado e uma ênfase na perda de inibição e mundanidade. Portanto, o ambiente de trabalho pode ser hostil, especialmente para os cristãos (Gênesis 39:1-23; Êxodo 1:8-22; Neemias 4).

Diz-se que o homem tem três necessidades básicas da vida: amor, propósito e significado. Muitas vezes, os seres humanos tentam encontrar propósito e significado no trabalho em si. Em Eclesiastes 2:4-11, Salomão detalha a sua busca por sentido em uma variedade de projetos e obras de todos os tipos. Apesar de o trabalho trazer algum grau de satisfação na realização, a sua conclusão foi: "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol."

Outros princípios bíblicos críticos em relação ao trabalho são: 

• O trabalho é feito não só em benefício do trabalhador, mas também para os outros (Êxodo 23:10-11, Deuteronômio 15:7-11, Efésios 4:28). 

• O trabalho é um dom de Deus para o Seu povo e será abençoado (Salmo 104:1-35; 127:1-5; Eclesiastes 3:12-13; 5:18-20; Provérbios 14:23). 

• Deus equipa o Seu povo para o seu trabalho (Êxodo 31:2-11).

Tem havido muito debate recentemente sobre as responsabilidades sociais e as obrigações para com os desempregados, os sem planos de saúde e sem educação na sociedade. É interessante notar que o sistema bíblico de bem-estar social era um sistema de trabalho (Levítico 19:10; 23:22). A Bíblia é dura na sua condenação da preguiça (Provérbios 18:9). Paulo descreve claramente a ética do trabalho cristão: "Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:8).

Além disso, a instrução de Paulo para uma outra igreja em relação àqueles que preferiam não trabalhar era "que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes." E ele continua a dizer: "Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma." Ao invés, Paulo instrui as pessoas que tinham sido preguiçosas: “A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão” (2 Tessalonicenses 3:12).

Embora o projeto original de Deus para o trabalho tenha sido pervertido pelo pecado, Deus um dia vai restaurar o trabalho sem os encargos que o pecado introduziu (Isaías 65:17-25, Apocalipse 15:1-4;. 22:1-11). Até o dia em que o novos Céus e Nova Terra forem estabelecidos, a atitude cristã para com o trabalho deve ser semelhante à de Jesus: "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (João 4:34).

A Bíblia apresenta o trabalho como fruto da vontade de Deus. Desde o início Ele desejou que o ser humano trabalhasse e em Salmos 104,19-24; Isaías 28,23-29 se diz que o trabalho é uma instituição da sabedoria divina. O terceiro mandamento também mostra o trabalho como parte constituitiva do plano divino para a humanidade.
O pecado muda a perspectiva do trabalho e sobretudo as suas condições. Depois do pecado o trabalho não é mais alegria, mas fatiga (veja Gênesis 3,16-19); é um peso e não uma bênção. Parece quase que perdeu, depois do pecado, o seu valor, mesmo se em si não é um mal. Tornou-se ocasião de pecado e, quando é finalizado em si mesmo, pode tornar-se até mesmo uma idolatria (Eclesiastes 2,4-11.20-23; Lucas 12,16-22). Em alguns casos transforma-se em instrumento de exploração e opressão (Êxodo 1,11-14; 2,23; Juízes 5,4).

Com Cristo, graças à redenção, o trabalho é restabelecido como uma benção divina, realização da pessoa na comunidade humana, um ‘fazer’ que imita o ‘fazer criativo’ de Deus.

É importante lembrar como a Bíblia condena a preguiça, a ausência de trabalho (1Tessalonicenses 4,11; Efésios 4,28; ITimóteo 5,13). O próprio Jesus trabalhou como carpinteiro. Paulo era orgulhoso de dizer que se sustentava trabalhando com as suas mãos, até mesmo para servir como exemplo (Atos dos Apóstolos 18,3). É célebre o que ele diz em 2Tessalonecenses 3,10: Quem não quer trabalhar, não coma. Com isso o apóstolo das nações quer afirmar um princípio de igualdade e de respeito do ser humano e da sua dignidade. A este propósito também em Lucas 10,7 está escrito: O operário merece o seu salário.

QUAL DEVE SER MINHA ATITUDE PERANTE O TRABALHO?

É muito fácil ficar desmotivado e desinteressado pelo trabalho mas Deus quer que tenhamos uma atitude positiva. Quando trabalhamos, não trabalhamos só para ganhar dinheiro ou cumprir tarefas dadas pelo patrão, trabalhamos para glorificar a Deus (1 Coríntios 10:31). Para honrar a Deus no trabalho, a Bíblia ensina que:
  • Devemos fazer o nosso melhor para fazer um trabalho bem feito; dar um jeitinho para acabar logo não é uma boa atitude - Eclesiastes 9:10.
  • Devemos respeitar os nossos patrões e obedecê-los (desde que não vá contra a vontade de Deus), porque eles são autoridades - 1 Timóteo 6:1-2.
  • Quem é empregador deve ser justo com seus empregados, porque Deus também é justo - Colossenses 4:1.
  • Não devemos ser briguentos nem ficar queixando do trabalho o tempo todo - Filipenses 2:14-15
  • Devemos ser honestos e fiéis no trabalho que fazemos, para mostrar como em Jesus somos diferentes - 1 Tessalonicenses 4:11-12).
O DEVER DOS CHEFES E PATRÕES

Deus observa com atenção os chefes que exploram os seus trabalhadores. A injustiça social no trabalho é um assunto muito abordado na Bíblia, sendo até mesmo chamada de derramamento de sangue (Habacuque 2:9, 12). Dentre vários textos bíblicos, Tiago, no capítulo 5, verso 4 de seu livro, alerta: “Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos”. Um dos grandes motivos pelo qual o povo de Judá foi deportado de sua terra para a Babilônia foi a injustiça social, o trabalho mal pago. Isso vai ser o motivo da perdição de muita gente no dia do juízo final, pois essas pessoas julgaram suas riquezas mais importante do que as pessoas sobre as quais elas tinham responsabilidade.


DEVEMOS LEMBRAR QUE:

Poder trabalhar é uma bênção, mas o trabalho não pode ser o foco principal das nossas vidas.
Devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar. É bom trabalhar para obter o nosso sustento, e Deus se alegra de pessoas que batalham e não são preguiçosas.
Em todas as áreas das nossas vidas somos chamados para ser testemunhas do amor de Deus, incluindo nos nossos trabalhos. Devemos ser pontuais, responsáveis, fazer o melhor que podemos.
Você está sendo uma bênção no seu local de trabalho?

FONTES DE PESQUISA

http://www.abiblia.org/ver.php?id=598
https://www.respostas.com.br/o-que-deus-diz-sobre-o-trabalho/

https://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-trabalho.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?