Lição 06 - Marcos, o Servo Termina Sua Obra

Texto áureo: "Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se á direita de Deus" - Marcos 16.19

Texto Bíblico Básico: Filipenses 2.5-11

Resultado de imagem para a missão de jesusMarcos anuncia a boa nova sobre Jesus Cristo, dando ênfase à sua atuação constante e sua autoridade em toda a terra. Jesus vai de lugar a outro anunciando a vinda do reino de Deus, ensinando multidões, curando e fazendo milagres. Este Evangelho relata fatos extremamente relevantes para os cristãos, demonstrando que Jesus era o Filho de Deus, o Messias profetizado no Velho Testamento. Entre tais fatos estão: Jesus acalmando a tempestade; andando sobre as águas; agindo sobre a figueira cujas raízes secaram; entre outros milagres de cura de muitos como a sogra de Pedro, o homem paralítico, a mulher que sofria há doze anos com uma hemorragia e o mudo e surdo, e o poder de Jesus sobre a morte ao trazer de volta a vida a filha de Jairo.

O ápice do livro fala sobre a autoridade de Jesus vinda de Deus. Ele é o Filho do Homem, aquele que Deus escolheu e enviou para ser o Salvador de todos “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10:45).  Portanto Ele tem autoridade para expulsar demônios, curar doentes e perdoar pecados.


Este evangelho começa com o batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão e termina com a ressurreição de Jesus Cristo “E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram” (Mc 16, 1:6)


A MISSÃO DE JESUS

  1. A missão de Jesus aqui na Terra tinha o objetivo primeiro de nos  resgatar . Jesus veio para mostrar Deus ? Sim. Veio para ensinar ? Sim. Veio para operar milagres e maravilhas? Sim. Mas a sua primeira prioridade era receber a punição e julgamento que era nosso para nos resgatar, para pagar a punição que merecíamos. I Timóteo 2:4 “que, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” Lucas 19: 10 “Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” Hebreus 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.” –  Ele continua hoje , querendo a salvação de todos, não quer que ninguém se perca.João 3:16  ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça , mas tenha a vida eterna.”

  1. A missão de Jesus é transformar vidas . Quando reconhecemos o sacrifício , o preço que Ele pagou na cruz em nosso lugar e o recebemos como Senhor de nossas vidas e Salvador, a Palavra diz que o Espírito de Deus vem habitar em nós, nascemos de novo, nos tornamos novas criaturas.
Transformar é mudar sua condição natural ou caráter, é retornara a situação de quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança A transformacão é caracterizada por : Ousadia, Sabedoria, Precisão, Paciência, Persistência,Poder. Romanos 12: 1-2 “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas trnsformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” II Coríntios 3:18 “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” Filipenses 1:6 “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”
– As pessoas que tiveram uma experiência com o Senhor são diferentes do que costumavam ser e também serão diferentes das pessoas que as cercam que não conhecem Jesus
3 – A missão de Jesus é nos engajar nesta missão. Mateus 28: 18-20 “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Marcos 16:15 “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Lucas 24: 46-48 “E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas.”Joâo 20:21 “Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” Atos 1:8 “Mas receberâo poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e samaria, e até o confins da terra.”
VOCÊ TEM CUMPRIDO A MISSÃO QUE JESUS DEIXOU PRA NÓS? 

Como seguidores de Jesus, nossa missão aqui na Terra está embrulhada em uma palavra de quatro letras preenchida pelo poder: o amor. Porque amamos a Deus com tudo o que somos – coração, alma e mente – somos levados a amar nossos vizinhos e companheiros.
Nossos vizinhos, ensina Jesus mais tarde, não são apenas as pessoas em que nos identificamos, conversamos ou convivemos. Mas também os que são de outras comunidades, culturas e grupos religiosos, em todo o mundo. Mesmo que tenhamos pouco em comum com eles em termos de costume ou tradição, mas nada disso importa à luz da última palavra de Cristo para seus discípulos: “Ide”.
Jesus disse a seus discípulos para irem, levantar-se e se mover para mostrar e compartilhar seu amor em um mundo ferido. Mas o que aprendemos é que a chamada para “ir” pode e deve parecer diferente para cada um de nós. Alguns podem encontrar-se indo para o exterior, outros de nós não se aventurarão mais longe do que a próxima cidade ou cidade.
Muitas vezes, o trabalho missionário é tão pouco glamuroso quanto bandagem das feridas de outras pessoas, sejam elas físicas, espirituais ou emocionais. Não existe uma jornada exótica e internacional – é apenas uma pessoa que adota a ação para trazer outra para um lugar de cura ao pé da cruz de Cristo.
FONTES DE PESQUISA

http://meusestudos.org/2010/02/a-missao-de-jesus/
https://www.infoescola.com/biblia/evangelho-de-marcos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?