Pular para o conteúdo principal

Lição 07 - Lucas, o Evangelho do Filho do Homem


"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" 
Lucas 19.10

Texto Bíblico Básico: Lucas 1.26-31

O EVANGELHO

Resultado de imagem para O NASCIMENTO DE JESUS


O evangelho de Lucas não identifica o seu autor. Com base em Lucas 1:1-4 e Atos 1:1-3, é evidente que o mesmo autor escreveu ambos Lucas e Atos, dirigindo os dois ao "excelentíssimo Teófilo", possivelmente um dignitário romano. A tradição desde os primeiros dias da igreja foi que Lucas, um médico e companheiro próximo ao Apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas e Atos (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11). Isto faria de Lucas o único gentio a escrever um dos livros da Escritura.


Quando foi escrito: O Evangelho de Lucas foi provavelmente escrito entre 58 e 65 dC.

Propósito: Assim como os outros dois evangelhos sinóticos, Mateus e Marcos, o propósito deste livro é revelar o Senhor Jesus Cristo e tudo o que Ele "começou a fazer e a ensinar até ao dia em que... foi elevado às alturas" (Atos 1:1-2). O Evangelho de Lucas é único por ser uma narração meticulosa -- uma "exposição em ordem" (Lucas 1:3) compatível com a mente médica de Lucas -- muitas vezes dando detalhes que as outras narrativas omitem. A história de Lucas da vida do Grande Médico enfatiza o seu ministério - e compaixão –aos gentios, samaritanos, mulheres, crianças, cobradores de impostos, pecadores e outros considerados marginalizados em Israel.

O propósito do Evangelho era produzir “certeza”. Temos nele a narrativa de fatos atestados por testemunhas oculares. O grande tema do Evangelho é: “Jesus Cristo é o Salvador Divino”. Até mesmo antes de Seu nascimento, o anjo, como mensageiro de Deus ordenou a Maria a chamá-lo de Jesus (que significa “o Senhor salva” - 1:31). Quanto a história da concepção virginal, Lucas a obteve diretamente de Maria. Jesus nasceu de uma virgem conforme declaração dos próprios evangelistas. Se cremos na divindade de Jesus e em Sua ressurreição, que é que se ganha em descrer de Sua concepção virginal ? Afirmar que Jesus era filho ilegítimo é nada mais que proferir a mais sórdida blasfêmia.
Lucas demonstra que Jesus veio como Salvador em sentido universal - para as pessoas de todas as idades e condições: para os judeus (1:13, 2:10), para os samaritanos (9:51-56), para os pagãos (2:32; 3:6,38), para os publicanos, pecadores e desprezados (7:35-50), bem como para as pessoas respeitáveis (7:36), para os pobres (1:53), e também para os ricos (19:2; 23:50). Mas ao mesmo tempo, nosso Senhor exortou urgentemente os Seus ouvintes esclarecendo que embora tivesse vindo para salvar e não para destruir, todos aqueles que se recusassem a serem salvos por Ele atrairiam um terrível sofrimento contra si mesmos (19:27,41-44).
O Evangelho de Lucas proclama as boas novas de que Jesus não apenas afirmou ser o Salvador divino, mas que Ele se revelou como o Redentor Todo-Poderoso que é o Filho Unigênito do Pai. Através da ressurreição e da ascensão (24:50-53), Ele finalmente comprovou a veracidade de Suas afirmações e o caráter genuíno de Sua auto-revelação como o Salvador do mundo, enviado, aprovado e equipado por Deus (4:17-21; 10:22). Vemos também a humanidade de Cristo sendo manifesta especialmente ao chorar por Jerusalém (19:41-44); ao tocar a orelha do ferido Malco (22:50-51), e ao confortar ternamente o ladrão moribundo (23:43).

Versículos-chave: Lucas 2:4-7: “José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”

Lucas 3:16: "...disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com {com; ou em} água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo."

Lucas 4:18-19, 21: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir."

Lucas 18:31-33: “Tomando consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem; pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida; mas, ao terceiro dia, ressuscitará."

Lucas 23:33-34: "Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, {Calvário; no original, caveira} ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Lucas 24:1-3: "Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus."

Resumo: Chamado o mais belo livro jamais escrito, Lucas começa contando-nos sobre os pais de Jesus, o nascimento de seu primo (João Batista), a viagem de José e Maria a Belém, onde Jesus nasceu numa manjedoura, e a genealogia de Cristo através de Maria. O ministério público de Jesus revela a Sua perfeita compaixão e perdão através das narrativas do filho pródigo, do homem rico e Lázaro e do Bom Samaritano. Enquanto muitos acreditam nesse amor sem preconceitos que ultrapassa todos os limites humanos, muitos outros -- especialmente os líderes religiosos -- desafiam e opõem-se às reivindicações de Jesus. Os seguidores de Cristo são incentivados a contar o custo do discipulado, enquanto que seus inimigos buscam a Sua morte na cruz. Por fim, Jesus é traído, julgado, condenado e crucificado. Entretanto, a sepultura não pode prendê-lo! Sua ressurreição garante a continuação do seu ministério de buscar e salvar o perdido.

Conexões: Como um gentio, as referências de Lucas ao Antigo Testamento são relativamente poucas em relação ao evangelho de Mateus, e a maioria das referências do Antigo Testamento estão nas palavras ditas por Jesus em vez de na narração de Lucas. Jesus usou o Antigo Testamento para se defender contra os ataques de Satanás, respondendo-lhe com "Está escrito" (Lucas 4:1-13); para identificar-se como o Messias prometido (Lucas 4:17-21); para lembrar os fariseus de sua incapacidade de manter a lei e da necessidade de um Salvador (Lucas 10:25-28, 18:18-27); e para confundir o seu conhecimento quando tentaram enganá-lo e prová-lo (Lucas 20).

Aplicação Prática: Lucas nos dá um belo retrato do nosso Salvador compassivo. Jesus não se sentia "incomodado" pelos pobres e necessitados, na verdade, eles eram o foco principal de Seu ministério. Nos tempos de Jesus, Israel era uma sociedade muito consciente de suas classes sociais. Os fracos e oprimidos eram literalmente impotentes para melhorar sua sorte na vida e estavam especialmente abertos à mensagem de que "a vós outros está próximo o reino de Deus" (Lucas 10:9). Esta é uma mensagem que devemos levar para aqueles ao nosso redor que desesperadamente precisam ouvi-la. Até mesmo em países relativamente ricos -- talvez especialmente por isso -- a necessidade espiritual é tremenda. Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e levar as boas novas da salvação para os espiritualmente pobres e necessitados. O reino de Deus está próximo e o tempo fica cada vez mais curto a cada dia.

Lucas teve muitos contatos pessoais com os apóstolos e outras testemunhas do relato evangélico. Foi companheiro de Paulo em algumas viagens. O uso do pronome “nós” em Atos 16:10 mostra que ele se juntou a Paulo daí por diante, possivelmente por causa da enfermidade do apóstolo (II Co. 12:7). Parece que ele não era judeu, pois Cl. 4:14 menciona-o com outros cristãos gentios. Se é verdade isso, ele é o único escritor do Novo Testamento que não é judeu. Juntamente com seu treinamento helenístico, sua capacidade intelectual e seu contato com homens como Marcos, capacitou-o a escrever um completo, belo e digno Evangelho.
Lucas era um escritor consumado, como o prova seu Evangelho, e um observador atento. Mais do que isto, porém, ele era obreiro ardoroso e um amigo fiel.
Este Evangelho é dos quatro o mais extenso e mais compreensível. O escritor apresenta muitas cousas não reveladas por Mateus ou Marcos. É meticuloso a respeito de detalhes, especialmente os cronológicos. Muitas vezes, podemos ver o conhecimento médico de Lucas nas entrelinhas. Ele nota que a sogra de Pedro tinha “febre muita alta” (4:38); e que a mão ressequida do homem era a “direita” (6:6); e que a filha de Jairo tinha “doze anos” de idade.
A narrativa do Evangelho é dedicada a um importante nobre grego chamado Teófilo. A época em que foi escrito é cerca de 60 d.C.; talvez enquanto o apóstolo Paulo estava preso em Cesaréia. O conteúdo do livro apresenta a Cristo como filho do Homem; o livro é particularmente endereçado aos gregos

PARTICULARIDADES


(1) É este o evangelho da graça universal de Deus, 2:32;3:6; 24:47.
(2) É o evangelho do "Filho do Homem". Ressalta a amável atitude de Cristo para com os pobres, os humildes, e os marginalizados. Os discípulos pobres, 6:20; a mulher pecadora, 7:37; Maria Madalena, 8:2; os samaritanos, 10:33; os publicanos e pecadores, 15:1; os mendigos abandonados, 16:20-21; os leprosos, 17:12; o ladrão na cruz, 23:43, etc. 
(3) É o Evangelho devocional, que ressalta especialmente a oração. (a) Contém três parábolas sobre a oração, que não se encontram nos outros evangelhos. O amigo à meia-noite, 11:5-8; o juiz injusto, 18:1-8; o fariseu e o publicano, 18:9-14. (b) Contém as orações de Cristo - em seu batismo, 3:21; no deserto, 5:16; antes de escolher aos discípulos, 6:12; na transfiguração, 9:29; antes de dizer a oração do Pai Nosso, 11:1; por Pedro, 22:32; no jardim do Getsêmani, 22:44; na cruz, 23:46; etc.
(4) Seus primeiros capítulos têm uma nota de gozo e louvor. Alguns dos grandes hinos cristãos foram baseados neste evangelho. 
(5) Honra grandemente a mulher. A mulher tem um lugar preeminente na narrativa de Lucas. No capítulo 1, Maria e Isabel; no capítulo 10, Maria e sua irmã Marta; as filhas de Jerusalém, 23:27. Também menciona muitas viúvas, 2:37;4:26;7:12;18:3,21:2.
(6) A biografia de Cristo é mais completa em Lucas do que em qualquer dos outros evangelhos. Cerca da metade do material deste livro não está nos outros. Muitos dos mais importantes discursos de nosso Senhor e dos impressionantes incidentes de sua vida estão registrados neste evangelho. Exemplos: a pesca milagrosa, 5:6; a ressurreição do Filho da viúva, 7:11-15; os dez leprosos, 17:12; a cura de Malco, 22:51. Parábolas narradas somente em Lucas. Outros incidentes e relatos que só Lucas registra são: Cristo chora sobre Jerusalém, 19:41; referência a Moisés e Elias falando com Cristo no monte da Transfiguração, 9:30-31; o suor como gotas de sangue, 22:44; Cristo perante Herodes, 23:8; palavras de Cristo às mulheres de Jerusalém, 23:28; o ladrão arrependido, 23:40; o caminho a Emaús, 24:13

TEMAS EM LUCAS

A família e as origens de Jesus

Lucas relata o nascimento de João Batista, primo de Jesus e conta em detalhe a perspetiva de Maria do nascimento de Jesus. O livro tem a única história da Bíblia sobre a infância de Jesus. Lucas também traça a genealogia de Jesus até Adão.

Salvação para todos

Jesus veio para salvar todas as pessoas do mundo inteiro, não só os judeus. Deus não rejeita ninguém, seu povo escolhido pertence a todas as nações.

Grupos sociais discriminados

Lucas foca muito no valor que Jesus dá a grupos desprezados pela sociedade da altura: mulheres, estrangeiros, pobres, doentes e pecadores. Normalmente essas pessoas não seriam considerados dignos de se aproximarem de Deus, mas Jesus mostrou amor por todos.

ESTRUTURA DO LIVRO


FONTES DE PESQUISA


https://www.gotquestions.org/Portugues/Evangelho-de-Lucas.html

http://www.reinonet.com.br/estudos-da-biblia/11-estudo-da-biblia-esboco-evangelho-segundo-lucas.html
https://www.estudodabiblia.com.br/esbocos/lucas.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?